Embora já tenha vindo várias vezes ao forum nunca tinha colocado nenhuma questão, por isso vou tentar ser breve e clara!
É simples: Já está disponível o guia de avaliação para o concurso BD 2009?
Tentei procurar na FCT e só encontrei o do ano passado....e ainda assim não está muito actualizado (nem sequer refere Mestrados Integrados, que é o meu caso). Gostava de ter uma ideia da pontuação que é dada para cada parâmetro, para ter uma noção mais clara da situação da minha candidatura.
Alguém me pode dizer se já está disponível? E onde?
Este ano espero sinceramente que seja diferente, mas no ano passado não foi feita distinção entre pré- e pós-Bolonha.
Recordo-me de haver uma referência ao bom senso no guia do ano passado, mas não houve sequer bom senso no que toca à avaliação do mérito dos candidatos em função das suas habilitações. No meu caso por exemplo, que tive 13 na Licenciatura e 16 no mestrado, contaram o 13, somaram 1 valor por ter mestrado. Se eu tivesse acabado o curso uns meses antes ficava com uma Licenciatura pré-Bolonha e nota 15 em vez dos 13+1 do Mestrado, só para teres noção. Como tinha 2 artigos e 8 posters deram-me 4,5 em 5 nesse campo. Quem tivesse feito uma Licenciatura de 5 anos pré-Bolonha com 13 e um Mestrado de 2 anos estaria na mesma situação que eu, o que é obviamente injusto. Por outro lado sei de casos excepcionais em que foi considerada apenas a nota do Mestrado de Bolonha, que é, em geral, superior à da Licenciatura. Mas regra geral não foi feita distinção por parte do juri, pelo menos em Química, e já há mestres de Bolonha desde 2007!
Para além do mérito pessoal do candidato, com factor de ponderação 5, são avaliados o programa de trabalhos (factor de ponderação 3) e a instituição de acolhimento/orientador (factor de ponderação 2). Mesmo com um guia de avaliação é tudo muito (demasiado) subjectivo. Um colega que concorreu pela mesma instituição e até no mesmo grupo que eu teve menos 1,5 valores nesse campo, salvo erro. Por isso como podes ver é difícil prever...
O post anterior apresenta uma situação específica e posso apresentar a minha como contra-argumento: tive 16 na Lic. pré-Bolonha e 16 no Mest. Int. pós-Bolonha (ambos na FEUP) e fiquei com 4.0 no mérito do candidato, ou seja o mestrado integrado não contou para nada.
Infelizmente, não é fácil chegar um critério que seja justo em todas as situações, pelo que a opinião do painel vai, provavelmente, continuar a ser o elemento decisivo e não as recomendações do guião, que nunca foram vinculativas.
Continua a monitorizar o site da FCT a ver se há novidades e, por enquanto, rege-te pelo regulamento do ano passado.
A questão dos Mestrados Integrados e mestrado com licenciatura já esta clarificado. Mas sinceramente aquilo está um pouco confuso.
Por exemplo.. como ficam o pessoal que tenham Mestrado antigos (pré-bolonha) - Lembro que os Mestrados antigos eram avaliados com chumbo, passagem e passagem com louvor, e nao com as notas de 0 a 20?
E por exemplo como fico eu?
Fiz licenciatura pós-bolonha e Mestrado Integrado pós-bolonha.
Na licenciatura tive 13 e no Mestrado Integrado tive 16.
Fico com 4,0 minimo ou com muito menos por causa da Licenciatura? (ainda tenho artigos em revistas internacionais e em actas).
É que eles no guiao nao fazem referencia á Licenciatura antes do Mestrado Integrado...
Aplaudo desde já a insistência pela FCT em assegurar que todas as notas sejam devidamente justificadas em vez de acompanhadas com comentários sumários.
O novo critério é, pelo menos, simples! O que conta é a nota numérica e não o grau - e faz sentido para a (grande?) maioria dos candidatos que ou vão ter um Mestrado Integrado pós-Bolonha (o que eclipsa a Licenciatura pós-Bolonha) ou uma Licenciatura pré-Bolonha (que mais ou menos dispensa o Mestrado Integrado).
Quem ficaria eventualmente "prejudicado" é quem tem uma Licenciatura pré-Bolonha e um Mestrado pré-Bolonha, pois o Mestrado não iria "contar". No entanto, é bastante claro que essas situações e outras mais esotéricas iriam ser levadas em conta pelo painel, e sinceramente, acho que um Mestrado pré-Bolonha com nota qualitativa é relativamente fácil de enquadrar.
O único aspecto que me parece bastante injusto é aceitar Licenciaturas pós-Bolonha como sendo iguais às pré-Bolonha ou às Lic.+MIs. Pelo menos no meu caso (Eng. Electrotécnica) é completamente intolerável alguém com 3 anos de estudo ser comparado a alguém com 5+. Só em situações muito especiais poderia um candidato desses ser considerado seriamente.
Finalmente, a situação dos Programas Doutorais sem plano de trabalhos definidos à partida ainda não foi resolvida. O minha opinião pessoal é que é da responsabilidade do aluno e do orientador provisório cozinharem algo de jeito para apresentar à FCT, mesmo se a investigação só começar no segundo ano e o orientador entretanto mudar.
Mas de acordo com este guião, os critérios são válidos apenas para licenciaturas pós-bolonha (e mestrado integrado=licenciatura pré-bolonha) ou a licenciatura pré-bolonha é metida "no mesmo saco" que a pós bolonha? É que se assim for ( e isto não me parece esclarecido) quem acaba licenciatura pré-bolonha com media 16 antes tinha 4 no merito de candidato e agora tem apenas 3,5...
Chemist wrote:quem acaba licenciatura pré-bolonha com media 16 antes tinha 4 no merito de candidato e agora tem apenas 3,5...
Acho que é isso mesmo. Com Bolonha, o standard é o Mestrado; quem não tem fica em desvantagem. É uma questão discutível, mas em princípio um Mestrado Integrado pós-Bolonha > Licenciatura pré-Bolonha, o que fundamenta o critério.
De qualquer modo, é apenas uma recomendação e o painel tem a palavra final.
Acho isso a coisa mais ABSURDA que vi, mas sinceramente já estava à espera!!! Então agora quem estudou 5 anos tem mérito IGUAL a quem estudou 3?!?!?!?!
caros colegas,
estou muito chocada com este novo guiao de avaliação!!
eu tirei a licenciatura em 2007 com media de 17, no ano passado tinha a classificação de 4,5, este ano desço para 4?
uma licenciatura de 3 anos vale o mesmo que uma de 5 ou de 6 como é o meu caso? eu vou ter de andar a fazer um mestrado integrado, com as mesmas cadeiras que ja fiz?
É mais que triste, é uma estupidez, mas com estas trocas e baldrocas de bolonha, suspeitei que fizessem esta palhaçada. Com todas as irregularidades nos concursos e avaliações manhosas, até não estou admirado...
estao a condenar pessoas pre-bolonha a nunca mais conseguir bolsa...independentemente de se terem matado a estudar para conseguir medias que pouca gente conseguiu!!vem agora uma licenciatura de 3 anos igualar-se a uma de 6?
ainda na quinta feira liguei para a FCT e disseram-me que a haver alterações seria para tentar diferenciar as licenciaturas antes de bolonha e após, pq nao era justo concorreram em igualdades de circunstancias!!!! eu até parece que adivinhava!!!como é possivel isto?
como é possivel?
sao mestrados integrados!!!!!!!!!!!!!sao os mesmo anos de curso das licenciaturas antigas!
Cristina este guião terá sido feito apenas para licenciatura pós bolonha? Penso que não. iguala licenciatura pré-bolonha à pós... o que para mim parece uma palhaçada... mas na sexta disseram-te q não? entao como podem por isto agora no site? É bom ter isso esclarecido, não vá obrigarem quem estudou 6 anos (e que sabe + que quem tem o MI) a estudar mais dois...
ola, quando liguei achei estranho, pq ninguem sabia de nada!!!
mas quem me atendeu pediu para eu esperar...e foi informar-se, depois disse-me que vao ocorrer alterações pq nao tinham sido contempladas as licenciaturas pré-bolonha no ano anterior e que este ano iriam reformular essa questao!
estou a achar tudo muito estranho!!!!!!o que vao fazer a toda aaqelas pessoas anteriores a bolonha? mand´-los tirar um fantastico mestrado integrado? pq todas aquelas pessoas que saem com mestrado integrado passam à frente de quem teve a infelicidade de nascer ou tirar o curso antes do bolonha!!!!!!
nao me parece justo que o meu esforço de 6 anos valha menos que o esforço de um mestrado integrado, até pq as cadeiras sao as mesmas!!!!!!
Este guião, além de confuso, suscita-me dúvidas sobre se distingue minimamente as licenciaturas/mestrado pré- vs. pós-Bolonha. É que "mestrado integrado" NÃO É a mesma coisa que "licenciatura pós-Bolonha + mestrado pós-Bolonha"...
Tenho seguido este fórum mas nunca tinha escrito nada. Mas este guião de avaliação revoltou-me e não me consegui conter!
O meu caso é o seguinte: Comecei o curso antes de Bolonha, e estava já no 4º ano quando o novo protocolo entrou em vigor. O meu curso passou de uma licenciatura de 5 anos para uma de 3, mais mestrado de 2. Ninguém me perguntou se eu queria transitar, fomos obrigados a isso, dizendo-nos que ninguém sairia prejudicado no processo. Terminei a Licenciatura de 3 anos com média de 14 e o mestrado com 17. Se tivesse tido os 5 anos como inicialmente previsto, tinha terminado com 15.
A verdade é que, no concurso do ano passado, fui avaliada com 2.5, o que significa que o mestrado não contou para nada. Reclamei, e não me foi dada a pontuação que mercecia, de acordo com o quião de avaliação.
Este ano, vai ser ainda mais escandaloso!!! Porque eu vou ficar com 2.5, de acordo com o novo guião, mas alguém que tenha feito exactamente o mesmo percurso que eu, mas cujo curso tenha transitado para mestrado integrado, vai ter 3.5!!!!!
Ou seja, alguém com as mesmas notas e os mesmos anos de formação que eu, por causa de uma burocracia, vai ter mais um ponto que eu logo de base. Eu não sei quanto aos outros que estão na minha situação, mas a mim apetece-me fazer alguma coisa!!!! Sugestões????
Também eu acompanho este fórum há algum tempo e nunca tinha participado.. mas de facto esta situação é demasiado injusta para estarmos calados. Sou licenciada (licenciatura pré-bolonha) com média de 16. Concorri em 2005 e tive bolsa de doutoramento, onde me foi atribuida nota máxima no mérito do candidato. Este ano vou concorrer a bolsa de pós-doutoramento e deparo-me com um guia de avaliação que me classifica, a mim e a tantos outros colegas, com nota de 3.5. Isto não é aceitável. A nossa posição neste concurso é a mesma que uma pessoa que tenha feito uma licenciatura pós-bolonha (1º ciclo) de 3 anos!!! E digo isto com uma certeza absoluta que se entranha porque acabei de confirmar pelo telefone com a FCT de que é isto mesmo que o guia faz! Como é possível? Só porque nascemos 2 anos antes somos agora considerados lixo? Esta situação devia ser denunciada e já que a FCT não quer saber disto para nada, como ficou bem expresso ao telefone, talvez no programa nós por cá da SIC nos concedam alguma atenção! Isto é completamente ridiculo. A senhora da FCT ainda me disse para reclamar mas só depois do concurso, se não tiver bolsa, porque.. não se justifica antes! Como se denunciar injustiças e tornar o processo o mais justo possível fosse coisa de quem não é bom da cabeça.. uma pessoa dar-se ao trabalho de reclamar quando ainda não foi atingida pela dita cuja.. injustiça?!
É este o pais que temos.. e nós deviamos fazer qualquer coisa para o melhorar.
Cumprimentos a todos.
Em relação aos licenciados de 3 anos, eu não acredito que haja alguém a concorrer nessa situação, porque é preciso algum professor aceitar ser orientador dessa pessoa, e eu não acredito que nenhum professor no seu perfeito juízo aceite uma coisa dessas. No entanto, não deixa de ser injusto o critério de avaliação, embora, a meu ver, por outros motivos.
Vamos ver um exemplo: 3 pessoas com cinco anos de formação, com as mesmas cadeiras e as mesmas notas. Imaginemos que uma tem uma licenciatura de 5 anos (média de 15), outra tem uma licenciatura de 3 (média de 14) mais um mestrado de 2 (média de 17, o que ponderando dá média de 15 dos cinco anos), e outra tem um novo mestrado integrado (com média de 15).
De acordo com o novo critério de avaliação, tanto o licenciado de 5 anos, como o mestre de 3 + 2, têm de base 2.5, enquanto a pessoa que fez mestrado integrado tem 3.5!!!!!
Eu penso que em relação aos licenciados de 3 anos podemos estar mais ou menos tranquilos, porque ninguém quer ser orientador de Doc, de uma pessoa que só tem 3 anos de formação. Mas continua a haver injustiças......
O protesto de ontem foi marcado muito em cima da hora, mas eu acho que deviamos começar a planear outro protesto, uma coisa em grande, porque já chega de sermos gozados pela FCT, que é isso que eles andam a fazer connosco!!
Sim, sem dúvida. Mas a questão não é termos ou não concorrência por parte dos licenciados de 3 anos. Na minha perspectiva, um licenciado pré-bolonha de 5 anos devia estar em pé de igualdade com alguém que tenha um mestrado integrado, porque é exactamente a mesma coisa. E aqui há uma grande diferença! Há também a diferença relativamente aos mestrados integrados e das lic+mest que também não é nada justa. Concordo contigo. A manisfestação foi marcada muito em cima, eu só soube dela hoje. Mas tou disponível para me juntar a estes protestos!
Mas será que os candidatos a bolsas de pós-doutoramento são avaliados da mesma forma que os candidatos a bolsas de doutoramento??? Ou seja, eu que tenho uma licenciatura pré-bolonha com média de 16 e o doutoramento terminado com várias publicações em revistas internacionais, participações em reuniões científicas,..., vou ser avaliada com base na licenciatura???? Essa já serviu para a atribuição da bolsa de doutoramento!
Por outro lado, de acordo com o guião 2009, quem tem média de licenciatura de 16 fica com 3,5 ou 4?
Juro que há coisas nesta vida que eu não entendo! Tem de se ser um grande iluminado para inventar estes guiões.