O Programa “Erasmus para Jovens Empreendedores”, lançado este ano pela Comissão Europeia, oferece aos novos empreendedores a oportunidade de adquirirem conhecimentos junto de um empresário experiente de uma PME noutro país da União Europeia.
No âmbito do Programa são considerados novos empreendedores aqueles que planeiam criar efectivamente a sua própria empresa (apresentando um plano de negócios) ou que iniciaram a sua actividade empresarial nos últimos três anos.
O “Erasmus para Jovens Empreendedores” permite a troca de experiências entre novos empreendedores e empreendedores experientes, facilitando o acesso a novos mercados, a busca de parceiros comerciais potenciais e a criação de redes entre empresários e PMEs.
A partir do interesse manifestado pelos candidatos (por exemplo, quanto ao país de acolhimento e área de negócio), o Programa tentará identificar empresários de outro país da UE disponíveis para recebê-los. Alternativamente, os candidatos podem indicar ao Programa um empresário que esteja interessado em acolhê-los.
Através de um acordo estabelecido entre a TecMinho e a Inovamais S.A., uma das organizações intermediárias que dinamiza o Programa em Portugal, sediada em Matosinhos, os empreendedores que sejam ou tenham sido alunos da Universidade do Minho podem candidatar-se a uma estada no âmbito do “Erasmus para Jovens Empreendedores” por um período de um mês junto de um empresário noutro país da União Europeia. Os candidatos admitidos ao Programa terão direito ao reembolso dos custos da viagem, assim como a uma bolsa para fazer face a despesas de alojamento e subsistência.
Para mais informações ou formalização da candidatura, aceda ao sítio oficial do programa em http://www.erasmus-entrepreneurs.eu ou contacte: