Contratos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
funf
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: flup

Re: Contratos FCT

Post by funf »

DuarteAlbuquerque wrote:basta qualquer coisa ter um cheirinho a função publica que é atrasos a torto a direito.

Esperei um mês pelo certificado de habilitações, pedi no dia 30 de Dezembro, recebi em 16 de Fevereiro. Lacrei os documentos nesse mesmo dia. Estou a espera a um mês e meio. Com esta brincadeira já estou a espera do dinheiro quase meio ano, se tivesse ido para Holanda já me tinham pago de certeza o dinheiro.

Pergunto-me porque esta demorá. Só esta uma pessoa a ver os documentos online? Demora muito tempo ver o processo duma pessoa? Compreendo que sejam muitas pessoas mas por amor Deus.

O dinheiro que vou receber atrasado não vou receber juros caso tivesse numa conta prazo, cerca de 30€. Não posso descontar na segurança social ainda porque não tenho documento que prova que tenho bolsa, perco por cada mês em atraso cerca de 80€. A brincar se receber em Maio, espero que não se atrase mais perdi 320€ em descontos.

É por estes pormenores que depois os meus amigos gozam comigo por não ter aceite propostas de emprego com melhores condições do que as que oferecem na bolsa. Supostamente as bolsas não são para atrair a massa cinzenta para a investigação. Acho que podia-se juntar vários bolseiros e fazer uma pequena manifestação para pelo menos para porem mais gente neste processo.

Não falo por mim mas tenho um amigo meu que precisa de pagar a casa, em lado nenhum recebe-se meses em atrasos porque um funcionário esta atrasado para ler uns documentos.
exactamente, duarte. tal como o teu amigo, também eu tenho uma casa para pagar. é miserável esta situação, intolerável. se nós tivermos que repor dinheiro da bolsa, caiam-nos automaticamente em cima; mas nós, que esperemos tantos meses. temos que ter pais, amigos, famílias, poupanças, caso contrário, passamos mesmo fome ou vivemos na rua.

e no meu caso, sincermente estou a ficar mentalmente cansada. não sei se ou como esticar o dinheiro até ao fim do mês, nem se no mês seguinte vou ter. e o mais revoltante, é saber que tenho direito a esse dinheiro.

continuo sem contrato. amanhã já sei que ninguém trabalha; sexta é feriado; 2ª duvido que me mandem alguma coisa...entretanto passou de dia 15, e só recebo em junho. meio ano para obter o dinheiro a que tenho direito, e entretanto ou trabalho clandestinamente ou passo fome. há que dizer com todas as letras que é assim que se faz investigação científica em portugal. por mim, com abaixo-assinados, cartas de protesto em massa para o ministério (e sim, dirigidas ao gabinete do próprio ministro...) e meter a boca no trombone. na televisão, de preferência, a ver se em vez de se falar tanto em magalhães se fala na porcaria de investigação que se faz por cá.
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by Carla Gouveia-Caridade »

DuarteAlbuquerque wrote: [....] Não posso descontar na segurança social ainda porque não tenho documento que prova que tenho bolsa, perco por cada mês em atraso cerca de 80€. A brincar se receber em Maio, espero que não se atrase mais perdi 320€ em descontos.
[...]
Quando te inscreveres na segurança social os descontos começam desde a altura em que a bolsa foi iniciada, esse não é o problema e a FCT reembolsa-te esse dinheiro.

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular

SUSYmodel wrote:ola carla, obrigada por responderes :) nao encontrei em lado nenhum
eheheheh por acaso até está... na última página do contrato está uma footnote "Rubricar todas as folhas deste Contrato." :wink:
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

/
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 1:57 pm, edited 1 time in total.
seireenia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Exeter

Post by seireenia »

Olá a todos.
Fui à FCT hoje de manhã. Fiquei a saber que estavam a analisar os processos lacrados no final de Janeiro. Também fiquei a saber que para missões, os 750 euros que a FCT disponibiliza anualmente irão ser pagos no início de cada ano de bolsa. Já não vai ser preciso mandar carta, parecer do orientador, documentação a comprovar, etc.
Em relação ao processo, como já aqui disse, tive na terça os vistos verdes em todos os documentos menos no da situação profissional. Aparentemente a declaração de honra não chega, por isso pedi uma declaração do ITN em como tinha rescindido o contrato de BI que tenha. Apesar de ser um institudo público, no próprio dia o presidente do ITN assinou, e fui hoje levar à FCT na ilusão de que poderia abreviar o processo...
A senhora que me atendeu foi super simpática e prestável, nesse aspecto nada a apontar, disse-me para submeter o documento online (não serve de nada mostrar as coisas lá...). Vim a correr para casa para o fazer, mas o processo não foi deslacrado, ao cotrário do que eu supunha. Só a FCT é que pode deslacrar o processo? Tenho que esperar que apareça deslacrado no site para poder submeter este documento? Agora mete-se a Páscoa e são mais dias a somar ao grande atraso...
Não esperei pelo mail que a FCT envia quando "falham" documentos porque o mail que seguiu na minha candidatura tinha um erro, e por mais tentativas que faça para alterar (carta, mail, telefonemas e mesmo pedindo pessoalmente) nunca recebi nada da FCT por mail.
Também tenho casa e contas para pagar. Felizmente tenho o melhor chefe do mundo que me renovou a BI por 6 meses para poder receber pelo ITN até começar a receber pela FCT, seja lá quando isso for... De outra forma não sei se iria aguentar.
Revolta sermos tratados como trabalhadores em quase tudo menos nas coisas que interessam, para isso seremos eternos estudantes "em formação". Compreendo que nisto dos atrasos a culpa não seja de quem lá está (provavelmente bolseiros) mas sim de quem corta nos orçamentos e acham que uma Fundação como a FCT é uma brincadeira sem importância para apresentar uns números simpáticos de doutorados e post-docs made in Portugal no fim das legislaturas.
Boa sorte a todos, e muita paciência...

Ana Neves
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
funf
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: flup

Post by funf »

pois, ana, eu estou numa situação ainda mais irritante. não tenho nenhuma outra bolsa e estou quase a zeros. com a agravante de já ter os vistos todos desde 2ª e até agora nada de contrato. pelo que sei, se eles receberem tudo depois de dia 15, já não recebo a bolsa em maio mas sim em junho.

é absolutamente degradante, esta situação.
fcoelho
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP / INESC Porto

Post by fcoelho »

SUSYmodel wrote:quer dizer que no primeiro mes recebemos bolsa + 1000+300+750? foi assim po pessoal que ja recebeu?
Eu recebi 4900€ até agora, ou seja, desde 1 de Dezembro (data que coloquei para início da bolsa), até Abril (o pagamento foi efectuado no dia 1), 5meses x 980€.
Não recebi esses 750€, que julgo serem referentes às despesas em conferências e afins por ano. Do pouco que sei, é suposto o bolseiro efectuar as despesas, e depois enviar os comprovativos (recibos, etc) para a FCT, que irá reembolsar e deduzir desse "plafond".

(edit: tinha-me enganado nas contas, os 4900 já incluem o mês de abril :roll: )
João
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Post by João »

fcoelho wrote:
SUSYmodel wrote:quer dizer que no primeiro mes recebemos bolsa + 1000+300+750? foi assim po pessoal que ja recebeu?
Eu recebi 4900€ até agora, ou seja, desde 1 de Dezembro (data que coloquei para início da bolsa), até Abril (o pagamento foi efectuado no dia 1), 5meses x 980€.
Não recebi esses 750€, que julgo serem referentes às despesas em conferências e afins por ano. Do pouco que sei, é suposto o bolseiro efectuar as despesas, e depois enviar os comprovativos (recibos, etc) para a FCT, que irá reembolsar e deduzir desse "plafond".

Eu apenas recebi o montante correspondente (Janeiro-Abril), portanto são 4 meses de bolsa. No entanto, também não recebi os 750 euros para participação em congressos nacionais e/ou internacionais.

Ana, por acaso sabes se a atribuição deste subsídio para participação em congressos é atribuído "automaticamente" ao bolseiro este ano ou apenas em 2010? Digo isto, porque comecei em Janeiro deste ano a bolsa e apenas me pagaram o correspondente aos meses em atraso. Quanto ao subsídio não recebi nada. Provavelmente, ainda teremos de enviar o parecer do orientador sobre a participação no congresso, o documento comprovativo de aceitação do trabalho a apresentar, a cópia do trabalho a apresentar e as despesas de inscrição, estadia, transporte e alimentação.

Cumprimentos,
João
PhD
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Não acho que possamos incluir aí os 1000 euros de subsídio de instalação e 300 de viagem na europa... Para estes, deve continuar a ser necessário fazer o pedido de apoio...
O subsídio que passa a ser automático será o da ida a congressos, logo será a bolsa + 750 euros. É o que está indicado no regulamento de 2008 (nº 4 do artigo 27º) que foi agora homologado, com efeitos a partir de 8 de Maio de 2008.
A não ser que a bolsa tenha acabado entretanto, todos os bolseiros FCT estarão englobados. É dito que a "atribuição automática" é válida a partir da data de renovação e desde maio de 2008 já toda a gente terá renovado a bolsa (uns há mais tempo e outros há pouco...).
Em qualquer caso, devemos receber os 750 euros, mas não sei se já no mês de maio ou só mais para a frente... dependerá da velocidade de processamento, que não é a desejável, atendendo à situação de alguns colegas.
Claro que quem já renovou há mais tempo já pode entretanto ter pedido e recebido o subsídio e não o irá receber outra vez...

1 abraço,
Tiago
João

Post by João »

No entanto, quem começou a bolsa este ano também ainda não recebeu qualquer subsídio (pelo menos as pessoas que tenho conhecimento).

Cumprimentos,
João
PhD
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular

fcoelho wrote:

Eu, também, só recebi o pagamento dos meses de Janeiro a Abril e nada de subsídios....
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
João

Post by João »

SUSYmodel wrote: é capaz de ser mesmo assim, mas sem recibos :roll: :P

750 nao da sequer pa pagar uma viagem aos estados unidos. é mesmo muito pouco

Pois o grande problema é a FCT não fazer discriminação de custos consoante o local onde se realiza o congresso, o que é deveras injusto.
João
PhD
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

Tiago H. Silva wrote: Não acho que possamos incluir aí os 1000 euros de subsídio de instalação e 300 de viagem na europa... Para estes, deve continuar a ser necessário fazer o pedido de apoio...
O subsídio que passa a ser automático será o da ida a congressos, logo será a bolsa + 750 euros. É o que está indicado no regulamento de 2008 (nº 4 do artigo 27º) que foi agora homologado, com efeitos a partir de 8 de Maio de 2008.
ui ja tou baralhada. quem tem bolsa no estrangeiro recebe o subsidio de instalacao + viagem com o 1o mes de bolsa ou nao?

quando tinha bd era automatico com o 1o mes de bolsa, mas isso ja foi ha muito tempo...
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

SUSYmodel wrote:
Tiago H. Silva wrote: Não acho que possamos incluir aí os 1000 euros de subsídio de instalação e 300 de viagem na europa... Para estes, deve continuar a ser necessário fazer o pedido de apoio...
ui ja tou baralhada. quem tem bolsa no estrangeiro recebe o subsidio de instalacao + viagem com o 1o mes de bolsa ou nao?

quando tinha bd era automatico com o 1o mes de bolsa, mas isso ja foi ha muito tempo...

Então retiro o que disse :)

Eu referia-me apenas às bolsas nacionais... Desculpa a confusão.
Nesse caso, se já era normal esses subsídios serem automáticos, então devem manter-se.
Como o que escrevi pretendia dizer que para quem tem bolsa nacional e pode aceder a outros subsídios (actividades de formação no estrangeiro,...), esses não serão automáticos. O único automático será o da participação em congressos.
Para quem já teve bolsa, não fico admirado que ainda não tenham recebido. Provavelmente, as ordens de pagamento já tinham sido processadas antes da comunicação da homologação do regulamento. Imagino que vão regularizando tudo daqui para a frente (não sei se já no pagamento de Maio ou só depois...).

Já agora, acho que nunca enviei os recibos dos custos da participação em congressos e nunca houve problema com isso.

Tiago
Rommeo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: DEC - FCTUC

Post by Rommeo »

Eu lacrei a 30 de Janeiro e hoje apareceram os vistos verdes na minha página da FCT... aguardo o contrato..
FernandoF
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UMinho

Post by FernandoF »

Olá a todos, esta é a minha primeira msg.
Também lacrei o processo a 30 de Janeiro e obtive ontem os vistos verdes, excepto em dois documentos: no de identificação (o BI entretanto caducou, mas já tenho pronto o cartão do cidadão :D ) e na declaração da instituição de acolhimento (provavelmente por ter a data rasurada :? ). Agoro aguardo novas instruções da FCT, mas acho que isto se vai arrastar durante mais algum tempo!...
Cumprimentos! 8)
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

/
Rommeo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: DEC - FCTUC

Post by Rommeo »

SUSYmodel wrote:bom dia, a fct ja divulgou os valores das bolsas pa 2009. isso significa q ja nao vai haver aumento?
Podes enviar o link onde está essa informação. No site da FCT só encontro esta informação http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores 8)
Post Reply