Bom dia,
No regulamento do Programa de Doutoramento ao qual me vou candidatar diz que o(s) orientador(es) e Programa de Trabalhos sao definidos e atribuidos apos a aceitaçao no programa. Por isso nao me preocupei profundamente com a escolha de orientador e programa de trabalhos.
Reparei que nos documentos pedidos para concurso a Bolsa da FCT sao requeridos documentos relacionados com esses aspectos, os quais nao possuo.
Será que me podiam esclarecer se é possível concorrer nestas condiçoes?
Espero que me consigam esclarecer... estou a ficar muito preocupada porque o tempo escassa...
Muito Obrigada.
Laura
Questoes acerca de Bolsa de Doutoramento
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FCUP
-
- cientista regular
- University/ Institute: Universidade de Évora
Re: Questoes acerca de Bolsa de Doutoramento
Lauralaucavalcante wrote:Bom dia,
No regulamento do Programa de Doutoramento ao qual me vou candidatar diz que o(s) orientador(es) e Programa de Trabalhos sao definidos e atribuidos apos a aceitaçao no programa. Por isso nao me preocupei profundamente com a escolha de orientador e programa de trabalhos.
Reparei que nos documentos pedidos para concurso a Bolsa da FCT sao requeridos documentos relacionados com esses aspectos, os quais nao possuo.
Será que me podiam esclarecer se é possível concorrer nestas condiçoes?
Espero que me consigam esclarecer... estou a ficar muito preocupada porque o tempo escassa...
Muito Obrigada.
Laura
2 dos crítérios a avaliar na tua candidatura serão o mérito do teu plano de trabalhos (peso 3 para um máximo de 5 valores), e o mérito das condições de acolhimento, ou seja o mérito do teu orientador mais o mérito do centro de investigação para onde fores trabalhar (peso 2 para um máximo de 5 valores).
Caso concorras sem apresentares nada nestes dois critérios, o máximo que poderias obter seria um 5 no teu cv (isto na melhor das hipóteses), o que te daria uma nota final de 2.5 (5 valores da nota máxima x 5 do peso do critério, a dividir por 10), nota esta que me parece manifestamente insuficiente para obteres bolsa.
Acho prudente, que tenhas o teu plano de trabalhos e teu orientador, perfeitamente definidos e atribuídos quando concorreres.
Um abraço
Jorge
Segundo os Planos Doutorais de Bolonha, o orientar e o plano só são definidos após a parte escolar. Assim, segundo soube, quem tiver nos planos doutorais, não é necessário definir (para a FCT) estas componentes sendo suficiente referir que se está num Plano Doutoral. Julgo que deste modo o plano de trabalhos e o orientador passam a ser avaliados com a mesma nota que a instituição de acolhimento (já que ambos são consequências desta). No entanto, é importante pedir informações junto da FCT para esclarecer melhor este ponto.
-
- cientista regular
- University/ Institute: Universidade de Évora
LauraDC wrote:Segundo os Planos Doutorais de Bolonha, o orientar e o plano só são definidos após a parte escolar. Assim, segundo soube, quem tiver nos planos doutorais, não é necessário definir (para a FCT) estas componentes sendo suficiente referir que se está num Plano Doutoral. Julgo que deste modo o plano de trabalhos e o orientador passam a ser avaliados com a mesma nota que a instituição de acolhimento (já que ambos são consequências desta). No entanto, é importante pedir informações junto da FCT para esclarecer melhor este ponto.
Não me tinha lembrado deste ponto. Como fiz o doutoramento pré-bolonha estava a seguir a grelha de avaliação anterior.
De facto o melhor que tens a fazer, é como diz @ DC, contactar a FCT e saber como é a grelha de avaliação para os candidatos como tu, que estão inseridos num programa desse tipo.
Um abraço
Jorge
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Mais cedo ou mais tarde o regulamento vai ter de ser alterado para integrar definitivamente as alterações decorrentes do Processo de Bolonha, mas não me parece que, entretanto, a pseudo-solução de atribuir a nota da instituição ao orientador e plano de trabalhos venha a ser utilizada, pois além de injusta vai directamente contra o conceito de avaliação repartida que a FCT utiliza. Por outras palavras, mais vale aplicar um outro conjunto (possivelmente bastante diferente) de critérios do que tentar meter uma peça quadrada num buraco redondo.
Tenta obter um esclarecimento oficial por parte da FCT; pode ser que para 2009 haja novidades. Mas subscrevo o que já foi dito:
Tenta obter um esclarecimento oficial por parte da FCT; pode ser que para 2009 haja novidades. Mas subscrevo o que já foi dito:
Fala com o teu departamento e vê se há hipótese de teres um orientador provisório. Entretanto, vai pensando num tema e começa a elaborar um plano. Podes sempre mudá-lo, desde que devidamente fundamentado e com o consentimento do orientador.Jorge Nunes wrote:Acho prudente que tenhas o teu plano de trabalhos e o teu orientador perfeitamente definidos e atribuídos quando concorreres.
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FCUP
Muito obrigada a todos os que me responderam...
Eu estou a tentar contactar um orientador mas acho que já está um pouco em cima da hora. Ando a tentar contactar a FCT mas não atendem o telefone nem respondem aos mails. Está a ser difícil.
Pode até ser que seja injusto esta situação de Bolonha, mas já que a fizeram terão que proporcionar condições para que também nós não sejamos prejudicados.
Já agora, alguém sabe se tenho que ter os originais das cartas de recomendação?
É que vou ter que os entregar para a candidatura ao Programa Doutoral...
Abraços,
Laura
Eu estou a tentar contactar um orientador mas acho que já está um pouco em cima da hora. Ando a tentar contactar a FCT mas não atendem o telefone nem respondem aos mails. Está a ser difícil.
Pode até ser que seja injusto esta situação de Bolonha, mas já que a fizeram terão que proporcionar condições para que também nós não sejamos prejudicados.
Já agora, alguém sabe se tenho que ter os originais das cartas de recomendação?
É que vou ter que os entregar para a candidatura ao Programa Doutoral...
Abraços,
Laura