Contratos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Cat.2009
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UTAD

Re: Contratos FCT

Post by Cat.2009 »

Carla Gouveia-Caridade wrote:
Cat.2009 wrote:Bom dia,
...sou da 1ra fase de concurso mas só lacrei dia 18 de Fevereiro. Ainda estou dentro do prazo visto os resultados terem saído dia 22 de setenbro e ainda não terem passado os 6 meses. A minha dúvida é se a FCT demorar mais de um mês a analisar os meus documentos (como ja referido no forum) será que a minha candidatura ja fica fora de prazo ou nâo?

Penso que o que conta é o dia em que lacraste, e não o dia em que na FCT vão verificar os documentos. Afinal de contas estás a enviar os documentos nem que seja em pdf....

Boa sorte!

Obrigada pela informação, é que sou ainda nova nisto e sinto-me um bocadinho perdida com isto tudo. Pois antes tentei por inúmeras vezes ligar para os recursos humanos da FCT mas nunca consegui falar com ninguém, enfim.. Depois descobri este forum a pouco e ajudou-me imenso a resolver algumas dúvidas que tinha.

Obrigada :)
mvelosomartins
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FPCEUP/ ICPFD

Post by mvelosomartins »

Olá a todos,

Eu só lacrei a 5 Jan e tb já tenho alguns, mas pelo q percebo os vistos verdes apareceram a toda a gente em todos os itens. Quer isto dizer q vou ter de substituir os documentos onde não tenho o visto verde?

Obrigada,
mariana
João
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Post by João »

mvelosomartins wrote:Olá a todos,

Eu só lacrei a 5 Jan e tb já tenho alguns, mas pelo q percebo os vistos verdes apareceram a toda a gente em todos os itens. Quer isto dizer q vou ter de substituir os documentos onde não tenho o visto verde?

Obrigada,
mariana

Olá Mariana!

O facto de não teres os vistos verdes em todos os documentos não significa directamente que tenhas de submeter novos documentos. Podem ainda não ter analisado todos os documentos. Por exemplo eu tive logo todos os vistos verdes e duas semanas depois pediram-me para submeter outro documento. Por isso, como vês depende muito.

Cumprimentos,
João
PhD
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by oKiDoKi »

Olá a todos!

Ao fazer o upload dos documentos, surgiram-me 2 dúvidas:

1 - eu terminei o curso de mestrado integrado (bolonha) e, como tal, fiz o upload do certificado de final de curso em "Certificado de Mestrado". Terei que colocar algum certificado de licenciatura? É que como fiz um mestrado integrado, acho que não tem sentido...

Neste momento encontro-me à espera (e a desesperar) pelo comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau, para finalmente poder lacrar o meu processo.

2 - Quanto à lacragem, já experimentei submeter um PDF exemplo do tal comprovativo para ver se aparecia a opção de lacrar, mas tal não aconteceu... Não me falta nada, a não ser mesmo o certificado de licenciatura... Como vos apareceu a opção de lacrar?

Obrigada pela atenção!

oKiDoKi Sofia
fcoelho
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP / INESC Porto

Post by fcoelho »

oKiDoKi wrote:Olá a todos!

Ao fazer o upload dos documentos, surgiram-me 2 dúvidas:

1 - eu terminei o curso de mestrado integrado (bolonha) e, como tal, fiz o upload do certificado de final de curso em "Certificado de Mestrado". Terei que colocar algum certificado de licenciatura? É que como fiz um mestrado integrado, acho que não tem sentido...

Neste momento encontro-me à espera (e a desesperar) pelo comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau, para finalmente poder lacrar o meu processo.

2 - Quanto à lacragem, já experimentei submeter um PDF exemplo do tal comprovativo para ver se aparecia a opção de lacrar, mas tal não aconteceu... Não me falta nada, a não ser mesmo o certificado de licenciatura... Como vos apareceu a opção de lacrar?

Obrigada pela atenção!

oKiDoKi Sofia
1- Não precisas de certificado de licenciatura se fizeste mestrado integrado, basta um certificado deste último.

"Neste momento encontro-me à espera (e a desesperar) pelo comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau, para finalmente poder lacrar o meu processo." <= se for como no meu caso, insiste com os serviços para que te arranjem o documento. Inicialmente tratei do assunto por mail, depois fui lá pessoalmente, e só quando viram que a minha paciência se tinha esgotado é que se lembraram que tava pronto, enfiado numa gaveta... :roll:

2 - a opção de lacrar aparece na "página inicial", onde colocaste o NIB e a data pretendida para início da bolsa, e não na página de submissão de documentos. É também na pág. inicial que vai aparecer o contrato para download, quando te validarem os documentos. Mas recebes um mail a avisar se já estiver disponível ou se houver algum problema com os documentos submetidos.
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado

Post by oKiDoKi »

fcoelho wrote:
1- Não precisas de certificado de licenciatura se fizeste mestrado integrado, basta um certificado deste último.

"Neste momento encontro-me à espera (e a desesperar) pelo comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau, para finalmente poder lacrar o meu processo." <= se for como no meu caso, insiste com os serviços para que te arranjem o documento. Inicialmente tratei do assunto por mail, depois fui lá pessoalmente, e só quando viram que a minha paciência se tinha esgotado é que se lembraram que tava pronto, enfiado numa gaveta... :roll:

2 - a opção de lacrar aparece na "página inicial", onde colocaste o NIB e a data pretendida para início da bolsa, e não na página de submissão de documentos. É também na pág. inicial que vai aparecer o contrato para download, quando te validarem os documentos. Mas recebes um mail a avisar se já estiver disponível ou se houver algum problema com os documentos submetidos.

Obrigada!

Hoje já me enviaram um email da universidade para levantar o comprovativo... mas só na 4ª... enfim.

Beijinhos,

Sofia.
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado

Post by oKiDoKi »

Afinal nem tudo é mau! Pedi que me enviassem da universidade a declaração por email e não é que me fizeram isso?

Já lacrei (finalmente!!) os meus documentos!

Agora é só esperar ;)
Rommeo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: DEC - FCTUC

Post by Rommeo »

vitorjva wrote:
João wrote:
Echuu wrote:Vocês lacraram quando?
É que eu lacrei a 30 de Dezembro e ainda nada... :(

Viva Echuu!

Eu lacrei a 19 de Dezembro e tive os vistos verdes dia 2 de Fevereiro, mas ainda não recebi o contrato. Deves ter os vistos na próxima semana (talvez na próxima semana.... porque com a FCT nunca se sabe..).

Cumprimentos,
Olá a todos,

Eu lacrei no dia 22 de Dezembro e tive os vistos verdes no início de fevereiro, assim como o João. Liguei para a FCT na última semana para pedir informações sobre o contrato e eles disseram-me que o mais provável era que o mesmo estivesse disponível (em formato pdf) dentro de duas ou três semanas, ou seja, finais de fevereiro ou início de março. Em outras palavras: a espera continua :?

Um abraço,

Vitor
Obrigado pela tua informação, mas só tenho uma dúvida qual foi a data que colocas-te para dar inicio à bolsa? No meu caso lacrei no dia 30/01 e dar inicio no dia 1/03 mas até agora nada de vistos e muito menos contrato.
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 1:49 pm, edited 1 time in total.
Zé Nano
recém-chegado
recém-chegado

Post by Zé Nano »

SUSYmodel wrote:ola pessoal, eu lacrei a 15 jan pa comecar a 01 abril e ate agora nada :( ha mais alguem q tenha lacrado por volta dessa data?
Lacrei a 13 de Janeiro e ainda aguardo... :roll:
AnaCaracol
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UA - CESAM

Post by AnaCaracol »

Zé Nano wrote:
SUSYmodel wrote:ola pessoal, eu lacrei a 15 jan pa comecar a 01 abril e ate agora nada :( ha mais alguem q tenha lacrado por volta dessa data?
Lacrei a 13 de Janeiro e ainda aguardo... :roll:
Eu lacrei a 11 de Janeiro....e continuo à espera.... :( :( :( :( :(
João

Post by João »

Olá pessoal!

O meu contrato chegou ontem e hoje já enviei por correio para a FCT assinado, assim como a documentação. O processo todo demorou cerca de dois meses.

Cumprimentos,
João
PhD
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by Carla Gouveia-Caridade »

Olá!

O meu contrato também já chegou!! E já foi, claro!!! :lol:
Demoraram cerca de 2 meses.
Será que já vamos receber em Abril?

Cumprimentos!
Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
Rommeo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: DEC - FCTUC

Post by Rommeo »

João wrote:Olá pessoal!

O meu contrato chegou ontem e hoje já enviei por correio para a FCT assinado, assim como a documentação. O processo todo demorou cerca de dois meses.

Cumprimentos,
O inicio da tua bolsa e respectivo pagamento irá-se efectuar de acordo com a data prevista (que certamente foi adiada) ou só partir do 1 dia do inicio de cada mês seguinte à assinatura do contrato?
tatiana
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IST

Post by tatiana »

é terrivel esta espera toda...
no meu caso eu lacrei no fim de dezembro, daí fui na fct e por ter tido uma bolsa nos meses de dezembro e janeiro eu não tinha enviado o esclarecimento da situação profissional.
Então eles deslacraram eu eu anexei um documento do responsavel do projeto dizendo que eu desisti da bolsa (será que isso serve?)
e a nova lacragem foi em 5 fev. E não tem nada, nenhum sinal verde nos meus documentos.
a minha duvida é será que eu vou receber desde fevereiro (que foi quando eu comecei as actividades) ou só depois de assinar o contrato?
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Quando receberes o contrato, poderás indicar a data a partir da qual pretendes que a bolsa tenha início (em princípio, quando começaste as actividades).
Assim, receberás com retroactivos (receberás o valor acumulado desde a data que indicaste para início da bolsa até ao mês em que for paga a bolsa), ou seja, no primeiro mês, recebes bastante. Mas não te habitues: é só no primeiro mês :)

Tiago
João

Post by João »

Rommeo wrote:
João wrote:Olá pessoal!

Cumprimentos,
O inicio da tua bolsa e respectivo pagamento irá-se efectuar de acordo com a data prevista (que certamente foi adiada) ou só partir do 1 dia do inicio de cada mês seguinte à assinatura do contrato?
Viva!

O pagamento irá efectuar-se com retroactivos a partir da data que indiquei quando lacrei o processo, isto é, dia 01/01/2009, porque como concorri na 2ª fase não poderia começar a receber em data anterior a esta.

Cumprimentos,
João
PhD
João

Post by João »

tatiana wrote:é terrivel esta espera toda...
no meu caso eu lacrei no fim de dezembro, daí fui na fct e por ter tido uma bolsa nos meses de dezembro e janeiro eu não tinha enviado o esclarecimento da situação profissional.
Então eles deslacraram eu eu anexei um documento do responsavel do projeto dizendo que eu desisti da bolsa (será que isso serve?)
e a nova lacragem foi em 5 fev. E não tem nada, nenhum sinal verde nos meus documentos.
a minha duvida é será que eu vou receber desde fevereiro (que foi quando eu comecei as actividades) ou só depois de assinar o contrato?
Olá Tatiana!

Não tens visto verde em nenhum documento? Geralmente quando falta um documento a FCT deslacra o processo mas mantém os vistos verdes nos documentos correctamente submetidos. Depois, imediatamente antes de teres o contrato disponível , terás o visto verde no documento que faltava (documento de cessão de bolsa, no teu caso). E sim essa declaração serve perfeitamente.

Relativamente à outra questão, irás receber a partir da data que indicas-te ao Lacrar o processo, isto é, se indicas-te dia 01/01/2009, irás receber a partir desta data com retroactivos até à presente data.

Cumprimentos,
João
PhD
tatiana
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IST

Post by tatiana »

joão..
sabe o que aconteceu:
eu mandei tudo menos o esclarecimento da situação profissional e lacrei...
e como não tava tendo verde, nada, nenhuma resposta.
o prof me mandou ir a FCT fui 3 fevereiro...e lá o atendente pediu pra deslacrar e assim eu lacrar de novo.
Ou seja, não foi a FCT que pediu o documento pra mim....eu fui lá tentar obter alguma informação.
Agora to achando que fiz mal de ter ido lá, era melhor deixar eles virem atras de mim, porque provavelmente, devem ter me colocado no fim da fila com data de 5 de fevereiro e não 31 dezembro 2008 como estava antes.
Por isso continuo sem verdes marcados.
João

Post by João »

tatiana wrote:joão..
sabe o que aconteceu:
eu mandei tudo menos o esclarecimento da situação profissional e lacrei...
e como não tava tendo verde, nada, nenhuma resposta.
o prof me mandou ir a FCT fui 3 fevereiro...e lá o atendente pediu pra deslacrar e assim eu lacrar de novo.
Ou seja, não foi a FCT que pediu o documento pra mim....eu fui lá tentar obter alguma informação.
Agora to achando que fiz mal de ter ido lá, era melhor deixar eles virem atras de mim, porque provavelmente, devem ter me colocado no fim da fila com data de 5 de fevereiro e não 31 dezembro 2008 como estava antes.
Por isso continuo sem verdes marcados.
Ola Tatiana!

A mim também me deslacraram o processo na altura porque faltava-me um documento comprovativo de terminus de uma bolsa de investigação que tive antes. Passado duas semanas ainda não tinha o visto no documento em falta, mas tive o visto no mesmo dia em que o contrato chegou por mail, por isso não deves ter de esperar muito.

Cumprimentos,
João
PhD
Post Reply