Joaninha wrote:Olá a todos!
tive bolsa de doutoramento na 2ª fase e tenho uma dúvida quanto aos documentos a submeter. Alguém sabe ao certo o que é a declaração de aceitação da instituição de acolhimento?
Os únicos que tenho são a aceitação pelo conselho científico do instituto e o comprovativo de inscrição no doutoramento. Já perguntei no meu centro de investigação mas eles dizem q não fazem ideia...
Se alguém fizer ideia de como isso se faz era óptimo!! A universidade vai fechar no natal e eu ando à deriva com isso....
Basicamente, o teu centro de investigação (se for essa a tua instituição de acolhimento) tem de te passar uma declaração a dizer que te aceita no âmbito da bolsa de doutoramento FCT e que oferece as condições necessárias à sua realização. Não existe nenhum modelo obrigatório para esse documento, é texto livre, pelo que sei.
Em relação aos dois documentos que já tens, se não estou em erro apenas precisas de um deles, servem para o mesmo efeito (aceitação da instituição que confere o grau), segundo as instruções que estão na zona de submissão electrónica.
Eu submeti os documentos no final de Dezembro e na passada segunda-feira tive os vistos verdes. Agora é aguardar que a FCT envie o contrato. Entre submeteres os documentos electronicamente e aparecerem os vistos verdes na tua página FCT-SIG demora mais ou menos 1 mês (a mim demorou mais do que um mês, depende...). Depois demora mais ou menos uma semana até te enviarem o contrato por email.
Boas, defacto, se não viesse aqui ao forum não tinha reparado nos "check" verdes no meu FCT-SIG. No entanto reparei que no item "F - Esclarecimento da situação profissional" não tenho o tal check. O que isto significa? O meu contrato de Bolseiro de Investigação acabou em Dezembro de 2008, será por isso? Se é, o que devo fazer?
oinc wrote:Boas, defacto, se não viesse aqui ao forum não tinha reparado nos "check" verdes no meu FCT-SIG. No entanto reparei que no item "F - Esclarecimento da situação profissional" não tenho o tal check. O que isto significa? O meu contrato de Bolseiro de Investigação acabou em Dezembro de 2008, será por isso? Se é, o que devo fazer?
Obrigado malta,
Bom forum
Viva!
Se não tens o visto verde nesse documento podem ter encontrado alguma anomalia. No entanto se houver algum problema com o documento a FCT envia-te um email a avisar.
Eu tb tenho vistos verdes em todos os doc, excepto no "F - Esclarecimento da situação profissional", e também estou preocupada pq lacrei o processo a 19 de dez, quase à 2 meses, e nem contrato nem pedido de esclarecimento sobre algum documento. Eu nunca tive nenhuma actividade profissional até este momento, nunca tive bolsa ou outro emprego e não faço ideia porque tá a demorar tanto tempo a verificar esta situação! Já li aqui no fórum, noutro tópico, que não é a mesma pessoa na fct que verifica todos os doc e por isso é que os vistos não aparecem todos ao mesmo tempo, caso todos os documentos estejam em conformidade!
De kk das maneiras isto está a demorar muito, não há dinheiro nem para nós nem para o projecto!!!!!!!!!!!!!
Quando alguém receber o contrato da fct avise por favor...
Olá a todos,
eu submeti os documentos todos a meio de Dezembro.
Recebi em 29 de Janeiro um mail a dizer q havia documentos que necessitavam de ser enviados, nomeadamente do que diz respeito à situação profissional.
Lacrei de novo já com os documentos certo no dia 2 de Fevereiro.
Ainda aguardo por uma resposta....
SUSYmodel wrote:joao obrigada. eu submeti a 15jan, acho que inda tenho que esperar mais um bocadinho...
Olá Susy!
Acho que tens de esperar um bocado mesmo... eu submeti os documentos a meio de Dezembro e já tenho os vistos verdes há mais de uma semana mas a FCT ainda não me enviou o contrato. Está a ser um processo bastante demorado. Alguém com uma situação, de datas, semelhante à minha?
SUSYmodel wrote:joao obrigada. eu submeti a 15jan, acho que inda tenho que esperar mais um bocadinho...
Olá Susy!
Acho que tens de esperar um bocado mesmo... eu submeti os documentos a meio de Dezembro e já tenho os vistos verdes há mais de uma semana mas a FCT ainda não me enviou o contrato. Está a ser um processo bastante demorado. Alguém com uma situação, de datas, semelhante à minha?
Cumprimentos,
Boas,
Lacrei a 22 de dezembro, tenho os vistos verdes há +/- uma semana. contrato é que nem vê-lo. já me estou a mentalizar que só em abril é que chega o primeiro pagamento (pedi para ter início em janeiro).
Olá a todos,
como eu tinha dito, reenviei os documentos.
Recebi no dia 14 o mail a dizer que o contrato estava pronto para ser impresso e assinado.
Hoje liguei para lá e disseram-me que já encerraram o processamento dos pagamentos de Março. Portanto mesmo que vá ainda hoje entregar o contrato na Loja do Cientista já só irei receber no primeiro dia útil de Abril.
Tarde, é certo. Mas já é qualquer coisa.
Sinceramente acho que merecíamos mais respeito, pois temos como qualquer outro cidadão os nossos compromisso financeiros e andamos sempre apertados por causa das demoras da FCT.
Enfim...é o que temos.
Finalmente os vistos verdes!
Tinha lacrado no dia 30 de Dezembro e apareceram hoje, quase 2 meses depois...
Com muita sorte, talvez ainda consiga receber em Abril...
A quem possa interessar, a minha aceitaram a submissão de um comprovativo de candidatura no programa doutoral na parte de declaração de aceitação da instituição que confere o grau. Na realidade este comprovativo não indica se fui aceite ou não, mas entretanto já tenho o comprovativo de que fui aceite. Se tivesse esperado pelo comprovativo de aceitação tinha lacrado só dia 21 ou 22 de Janeiro... Assim poupei tempo. Fica a dica.
Echuu wrote:Finalmente os vistos verdes!
A quem possa interessar, a minha aceitaram a submissão de um comprovativo de candidatura no programa doutoral na parte de declaração de aceitação da instituição que confere o grau. Na realidade este comprovativo não indica se fui aceite ou não, mas entretanto já tenho o comprovativo de que fui aceite. Se tivesse esperado pelo comprovativo de aceitação tinha lacrado só dia 21 ou 22 de Janeiro... Assim poupei tempo. Fica a dica.
Viva Echuu,
Não te quero desanimar, mas conheço casos de pessoas em que o documento comprovativo do programa doutoral não dizia explicitamente se estavam ou não inscritos, isto é, se estavam ou não aceites no programa doutoral, e depois de terem os vistos verdes receberam um mail para reenviar o referido documento remodelado de maneira a confirmar a inscrição no ano lectivo. Se calhar, daqui a um tempo vão te pedir para enviares esse documento que agora já possuis, conforme disses-te. Isto é apenas o que penso por comparação com outros casos.
Viva Echuu,
Não te quero desanimar, mas conheço casos de pessoas em que o documento comprovativo do programa doutoral não dizia explicitamente se estavam ou não inscritos, isto é, se estavam ou não aceites no programa doutoral, e depois de terem os vistos verdes receberam um mail para reenviar o referido documento remodelado de maneira a confirmar a inscrição no ano lectivo. Se calhar, daqui a um tempo vão te pedir para enviares esse documento que agora já possuis, conforme disses-te. Isto é apenas o que penso por comparação com outros casos.
Cumprimentos,
Isso já eu esperava, daí já ter a declaração de aceitação pronta a enviar. Contudo, só o posso fazer depois de deslacrarem aquilo... Sempre demora menos tempo, pelo que tenho lido aqui, do que se tivesse lacrado só no dia 21 ou 22 de Janeiro.
De qualquer forma, se isso acontecer, o visto verde é uma demonstração de incompetência da parte de quem o pôs, se depois vêm dizer que aquilo não serve. Digo eu...
Portanto, não desanimas nada, nem me dizes algo novo.
Viva Echuu,
Cumprimentos,
Isso já eu esperava, daí já ter a declaração de aceitação pronta a enviar. Contudo, só o posso fazer depois de deslacrarem aquilo... Sempre demora menos tempo, pelo que tenho lido aqui, do que se tivesse lacrado só no dia 21 ou 22 de Janeiro.
De qualquer forma, se isso acontecer, o visto verde é uma demonstração de incompetência da parte de quem o pôs, se depois vêm dizer que aquilo não serve. Digo eu...
Portanto, não desanimas nada, nem me dizes algo novo.
Por exemplo a mim colocaram-me todos os vistos verdes e passado duas semanas de os ter todos, inclusivé, portanto no esclarecimento da situação profissional, pediram-me outro documento que esclarece-se melhor a situação. Por isso vai me demorar na mesma mais tempo a vir o contrato porque eu quando vi todos os vistos verdes pensei que estivesse tudo OK, e afinal deslacraram-me o processo para submeter outro documento.
Já chegou o tão aguardado contrato!
fica aqui um registo cronológico do processo:
22dez 08- upload dos dados lacrado
~7fev 09- vistos verdes (em todos os docs.)
19fev 09- contrato disponível no site fct sig
(20fev09)- envio por correio dos docs.
1abr 09- espero que não seja mentira se nesse dia afirmar que chegaram os €'s