Caro colega,
A ABIC elaborou uma proposta de actualização de bolsas em finais de 2004, para entrar em vigor em 2005.
Esta proposta - que se encontra disponível em
http://www.bolseiros.org/pdfs/proposta_ ... a_2005.pdf - foi entregue em Novembro de 2004 à então Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior, Maria da Graça Carvalho e ao Presidente da FCT, Fernando Ramôa Ribeiro.
Não tendo havido qualquer compromisso por parte daqueles responsáveis em proceder à actualização por nós sugerida, foi no entanto reconhecido por ambos que os montantes propostos pela ABIC eram perfeitamente razoáveis.
O critério adoptado para elaboração daquela proposta, consistiu simplesmente em adoptar como referência para a actualização das bolsas os aumentos concedidos aos trabalhadores da administração pública, desde 2002 (que se situaram repetidamente abaixo da taxa de inflacção).
Como é sabido, não houve qualquer actualização.
Em Outubro último, numa reunião com o actual Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, manifestámos a nossa preocupação com o facto de as bolsas não sofrerem qualquer actualização desde 2002. Nessa mesma reunião, entregámos so SE a mesma proposta que havida sido entregue à anterior tutela, defendendo que em 2006 as bolsas deveriam ser actualizadas tendo por referência aqueles montantes, acrescidos dos aumentos salariais previstos para 2006 (que se situarão, tudo o indica, em cerca de 1,5%).
Já este mês, fomos informados pelo Secretário de Estado de que a nova Direcção da FCT teria sido encarregue pelo Ministério de estudar a possibilidade de proceder às sugeridas actualizações.
Até agora, não temos conhecimento do resultado do "estudo". Temos uma reunião pedida à nova Direcção da FCT - que aguarda agendamento - na qual este assunto será concerteza abordado.
Cumprimentos,
João Ferreira