Seguro Social Voluntário - junta médica

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Sofia
Sócios
Sócios
Registado: sexta ago 19, 2005 6:47 pm
University/ Institute: La Trobe University
Contacto:

Mensagem por Sofia »

Eu inscrevi-me à pouco tempo no SSV e para tal apenas necessitei de levar uma declaração médica. Ainda não recebi nenhuma resposta deles mas é normal uma vez que só dei entrada com os documentos à duas semanas. Nunca me falaram de junta médica, disseram que apenas precisava da tal declaração.

Sportinguista
cientista sempre presente
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

Eu também fiz em Novembro, mas disseram-me que tinha de ir à junta. Deram-me também um papel para levar ao médico de família para ele assinar e fui isso que fiz. Ele fez uma cara de "o que é que eu faço com isto" mas acabou por fazer uns rabiscos e pronto.
Quanto ao reembolso, não fiz nada, apenas recebi em casa uma carta a pedir o NIB para efectuarem o reembolso do dinheiro (que eu já tinha dado por perdido) :D

mas é normal uma vez que só dei entrada com os documentos à duas semanas
Mais uma correcção ortográfica: duas semanas, pois neste caso deverá ser utilizado o verbo haver (no sentido de ter decorrido determinado tempo) e não a contracção da preposição a com o artigo que especifica um nome feminino*. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

* http://www.priberam.pt/duvidas/duvidas_ ... spx?Id=475

chriskimsey
Sócios
Sócios
Registado: domingo mar 26, 2006 11:38 pm
Localização: Fac. Psicologia e Ciências da Educação - Univ. Lisboa
Contacto:

Mensagem por chriskimsey »

É verdade: "ele" é "há" (terceira pessoa do presente do indicativo do verbo "haver" e não "á" ou "à" (que são contracções)... :?

Tendo entregue o pedido de SSV no CRSS de Cascais em finais de Maio (com atraso, portanto), e tendo bolsa desde 1 de Março, disseram-me que os pagamentos poderiam começar retrospectivamente a 1 de Março porque essa era a data que constava na declaração da FCT. Alimento alguma desconfiança a este propósito: ou a SS não me vai deixar pagar tão retroactivamente ou a FCT vai proibi-lo... a ver vamos :(

Também me disseram que convinha que o primeiro pagamento fosse feito na tesouraria do CRSS e só a partir daí por outros meios...

Colocou-se-me a dúvida se descontava "1x" ou "1,5x" em relação ao SMN (salário mínimo nacional) mas assim que soube que o SSV não confere, de modo algum, direito ao subsídio de desemprego, o dilema desapareceu :x

Já agora: o nosso primeiro ministro comprometeu-se a actualizar os valores das bolsas via TV e a notícia apareceu em alguns jornais. Alguém tem alguma informação sobre quando isso vai acontecer?
"A educação é um sistema de ignorância imposto" (Noam Chomsky)

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

chriskimsey Escreveu:É verdade: "ele" é "há" (terceira pessoa do presente do indicativo do verbo "haver" e não "á" ou "à" (que são contracções)... :?
Julgo que funciona melhor chamar a atenção em mensagens privadas pelo fórum às pessoas do que colocar no interior do tópico. Mas claro cada um como cada qual.
[snip]

Colocou-se-me a dúvida se descontava "1x" ou "1,5x" em relação ao SMN (salário mínimo nacional) mas assim que soube que o SSV não confere, de modo algum, direito ao subsídio de desemprego, o dilema desapareceu :x
Isto é interessante porque desde 2005 que para os trabalhadores independentes que o mínimo passou a ser 1,5x SMN. Apenas os bolseiros se mantem no 1xSMN visto que a FCT e entendidades financiadoras é isso que pagam como máximo. Não sei que enquadramento legal isto tem em termos de SS.

A vantagem de pagares 1,5xSMN existe e é se estiveres doente receberes mais... mas tambem tens de pagar os 0,5 do teu bolso. Ver aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=849

Quanto aos montantes das bolsas respondi-te aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=3958#3958

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

sofiac
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça fev 14, 2006 3:27 pm

Mensagem por sofiac »

actualização da minha situaçao no seguro social voluntario

sim, porque isto é no minimo hilariante!

afinal a carta q recebi não era para enviar a declaração médica em vez de realizar a junta médica.... mas sim para a levar quando fosse fazer a junta médica. assim como 1 série de exames que o meu médico ficou "parvo" por mos pedirem!
fui informada que apenas realizei a junta médica pois já a tinha pago e se não comparecesse o meu processo seria indeferido! tb m foi dito que a minha inscriçao na junta médica era completamente desnecessaria mas foi realizada, muito provavelmente, porque a pessoa que me fez a inscriçao na SS desconhecia tal procedimento para os bolseiros!

mas a melhor parte ainda vem a seguir!!!!
o meu processo está mesmo em vias de ser indeferido!!!!!!!!
tudo porque, segundo me informou a pessoa que está a tratar directamente do meu processo, a universidade de coimbra (onde estou a trabalhar) não faz parte da lista de universidades com protocolo com a SS....
quando a pessoa me disse isto fiquei PARVA!!!! como é q tal é possivel??? quando fui à SS em coimbra não foi isso que me disseram! (é de mencionar que o meu processo se encontra no porto pois sou de lá)

enfim! o meu contrato com a universidade de coimbra está a acabar e eu ando nestas andanças para dar dinheiro ao estado! eu imagino se fosse para receber!!!!!!!! :shock:

Sportinguista

:lol: Desculpa rir, mas a situação é mesmo para isso... Enfim... :twisted:
Docem velle summs est eruditio

sofiac
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por sofiac »

não te preocupes que não levo a mal!
eu própria tenho d m rir com a situação.... para não dar em maluca!

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Mensagem por Aragao »

sofiac Escreveu: [snip]
o meu processo está mesmo em vias de ser indeferido!!!!!!!!
tudo porque, segundo me informou a pessoa que está a tratar directamente do meu processo, a universidade de coimbra (onde estou a trabalhar) não faz parte da lista de universidades com protocolo com a SS....
[snip]
Eu faria uma queixa por escrito à FCT ou ao seu Painel Consultivo se este já tiver sido implementado.
Por outro lado isto mostra que apesar de algum esforço por parte da SS para que este procedimento fosse mais fácil e mais rápido continua com alguns problemas. Parece que a ABIC vai ter de continuar a instistir tal como tem feito com regularidade para que se resolva.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Mensagem por Aragao »

SofiaC,

Estive a pensar melhor e não entendo essa argumentaçao que te deram na SS. Não é necessário qualquer protocolo entre a SS e a universidade para se poder usufruir do seguro social voluntário. Apenas ser regido pelo estatuto do bolseiro. Consegues saber se a tua bolsa se baseia num regulamento interno da tua universidade e por sua vez no estatuto do bolseiro (lei aprovada no DR, ver documentos no site principal da ABIC) ?

David
---

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Mensagem por Aragao »

ainda sobre este assunto:

O estatuto do bolseiro dá o direito ao bolseiro a usufruir do Seguro Social Voluntário (SSV). A única relação se bem que muito indirecta entre a instituição financiadora e a Segurança Social (SS) que vejo está no pagamento mensal do SSV. Digo indirecta porque o bolseiro paga à SS e depois é reembolsado pela instituição financiadora.

David
---

Gonçalo Brites
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 19, 2006 12:01 pm

Mensagem por Gonçalo Brites »

sofiac:

"tudo porque, segundo me informou a pessoa que está a tratar directamente do meu processo, a universidade de coimbra (onde estou a trabalhar) não faz parte da lista de universidades com protocolo com a SS...."

A propósito do Seguro Social Voluntário e a Universidade de Coimbra, quero dizer k sou Bolseiro de Doutoramento na Univ. de Coimbra e não tive problemas em inscrever-me no Seguro Social Voluntário. Nem sequer tive de ir à Junta Médica nem nada...

sofiac
investigador em formação
investigador em formação

Novidades após dois anos!

Mensagem por sofiac »

Bom, após dois de anos de chatices e aborrecimentos com a SS por causa do SSV, finalmente o meu processo foi deferido... Todo o processo atrasou por uma série de acontecimentos, mas já há cerca de um ano (altura em que o processo havia sido indeferido pelas razões que indiquei aqui na altura) que não tinha qualquer noticia do processo.

No inicio de Setembro contactei a pessoa que estava com o processo "em mãos" e ela informou-me que a tal "lista" que me tinha falado não estava actualizada na altura... ou seja, o erro foi apenas e só deles!!!

Em principio, na próxima 2ª feira irei dirigir-me à tesouraria da SS para pagar o que "devo"... Provavelmente irão pedir-me juros! Será que alguém me sabe informar sobre o que devo fazer nessa situação???

Sportinguista

Estiveste 2 anos à espera para te aprovarem o SSV? :shock: :shock: Consegue ser pior que a minha história, mas acho que apenas te podem pedir o valor do SSV, pois o erro foi deles :wink:

kroggia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 10, 2006 1:36 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por kroggia »

O meu processo demorou cerca de seis meses. Quando fui pagar a primeira vez, tive de pagar todos os seis meses referidos. Dirigi-me à Tesouraria da SS e lá abonaram-me os juros uma vez que, antes daquele dia, eu não tinha possibilidade de pagar o SSV visto que ainda não tinham me inscrito 8)
O único porém era que na Tesouraria da SS não aceitavam MB... Tive de ir lá por dois dias seguidos pois o montante de 6 meses ultrapassa o que eu podia levantar naquele mesmo dia em um caixa MB :?

sofiac
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por sofiac »

Sportinguista Escreveu:Estiveste 2 anos à espera para te aprovarem o SSV? :shock: :shock:
Yep! É melhor nem comentar sobre o porquê senão tínhamos aqui pano para mangas...
Sportinguista Escreveu:Consegue ser pior que a minha história,
Não queres partilhar a tua história???
Sportinguista Escreveu:mas acho que apenas te podem pedir o valor do SSV, pois o erro foi deles :wink:
A probabilidade de não me pedirem juros é muito baixa... Mesmo a senhora da SS me disse que isso iria acontecer.
Disse-me para eu apresentar uma reclamação mas gostava de saber se alguém já o fez e como o fez... Logo na tesouraria (no acto do pagamento) ou mais tarde? Chegaram a pagar os juros e depois foi-lhes restituído o dinheiro ou simplesmente não pagaram essa parte?

Sportinguista

sofiac Escreveu:Não queres partilhar a tua história???
Bom, basicamente eu apanhei o SSV numa época de transição em que deixou de ser preciso junta médica e a burocracia confundiu tudo... Primeiro tive que pagar 25€ pela junta, e disseram-me que tinha de esperar uma carta em casa para vir à junta médica, que ia ser "naquela salinha ali ao fundo". Contudo, cerca de um mês depois recebo uma carta a dizer que o meu pedido do SSV tinha sido diferido... Já estava a chorar os meus 25€ quando um dia recebi uma carta da SS de Castelo Branco a solicitar o meu NIB para reembolsarem o dinheiro, coisa que depois de algum tempo fizeram.. Portanto, não é uma história tão fixe como a tua... :(
sofiac Escreveu:A probabilidade de não me pedirem juros é muito baixa... Mesmo a senhora da SS me disse que isso iria acontecer.
Disse-me para eu apresentar uma reclamação...
:cry: Má onda então, vão-te enrolar numa onda de burocracia para nada :cry:
kroggia Escreveu:O único porém era que na Tesouraria da SS não aceitavam MB... Tive de ir lá por dois dias seguidos pois o montante de 6 meses ultrapassa o que eu podia levantar naquele mesmo dia em um caixa MB Confused
Que pensamento retrógrado, hoje até as lojas chinesas já têm multibanco :D

Ana Martins
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 14, 2007 12:00 am

Mensagem por Ana Martins »

Olá a todos,

Peço desculpa pela minha ignorância, mas como é que funciona isso do SSV? A partir do momento em que começamos a receber Bolsa, devemos ir tratar disso à S. Social, é?
Se me conseguirem esclarecer, agradeço imenso pois ando mesmo a leste!! :oops:

Sportinguista

Ana Martins Escreveu:Olá a todos,
Peço desculpa pela minha ignorância, mas como é que funciona isso do SSV? A partir do momento em que começamos a receber Bolsa, devemos ir tratar disso à S. Social, é?
Se me conseguirem esclarecer, agradeço imenso pois ando mesmo a leste!! :oops:
Podes dar uma leitura por aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=450
8)

jfernandes
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 4:17 pm

Mensagem por jfernandes »

A minha situação com a junta médica para o SSV também foi caricata! No dia anterior tinha torcido o pé pelo que entrei no consultório preocupado, a cochear e de radiografia (ao pé) na mão. Quando disse ao que vinha a Dr.ª só disse que se era para trabalhar não era necessário fazer exames. Ao que parece a situação de se ir a uma junta média porque se queria trabalhar era bastante rara...
Em conclusão, ainda bem que deixou de ser necessária.
João Fernandes
LNEC

sofiac
investigador em formação
investigador em formação

SSV pago!!!

Mensagem por sofiac »

Será que já é o final da minha história???

Hoje de manhã fui à tesouraria da SS pagar o SSV (nem imaginam a batelada que foi... lá foi o meu paizinho que me salvou! :oops: ).
Afinal a senhora que me atendeu não me cobrou os juros... apenas me aconselhou a guardar o oficio que me enviaram para, se mais tarde for necessário, justificar o não pagamento dos juros (sim, porque esses malandrinhos figuram no processo). :)

Agora só espero que não demorem muito para me devolver o dinheiro (até porque odeio estar a dever dinheiro... principalmente aos meus pais)... ou melhor, espero mesmo que mo devolvam... é que quando entreguei os recibos ao meu orientador ele ficou todo embaraçado e a dizer entre dentes: "vamos lá a ver se arranjo dinheiro para isto"... :?

Responder