Subsidios por estadia no estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
silva857
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo set 06, 2015 7:35 pm
University/ Institute: Minho

Subsidios por estadia no estrangeiro

Mensagem por silva857 »

Há cerca de 2 anos estive durante um ano em Espanha a fazer uma parte da minha tese de doutoramento. Tenho uma BD nacional que acaba daqui por 4 meses. A minha primeira questão é se, passado já este tempo todo, faz sentido pedir á FCT os subsídios de instalação e viagem, assim como o subsidio de Atividades de Formação Complementar no Estrangeiro que é de 750euros por mês? (claro que so pediria por 6 meses, ja que nao posso pedir pelo ano todo)

2) uma vez que nesse periodo tive que pagar á instituição para ir para lá, há algum subsidio que possa pedir para cobrir ao menos isso?

3) Em caso afirmativo, como devo proceder para o pedido, visto que não há no regulamento uma norma para o formalizar? Escrevo o pedido e envio junto o parecer dos orientadores de cá e da instuição de acolhimento juntamente com as facturas que comprovam os meus pagamentos. Julgam que é suficience?

Eu sei que devia ter pedido logo que fui, mas na altura nao tinha conhecimento que era possivel ter estes subsidios. Obrigado pela ajuda

inesatalmeida
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: sexta abr 10, 2015 2:37 pm
University/ Institute: Coimbra / CNC.IBILI

Re: Subsidios por estadia no estrangeiro

Mensagem por inesatalmeida »

Bom dia,

Se tens uma BD nacional, poderá não estar contemplado um período no estrangeiro e teres que apelar a Actividades de Formação Complementar, mas penso que a duração máxima é 3 meses por ano de bolsa (vê abaixo).

No caso de BPDs, tenho informação que podes passar até 6 meses por bolsa no estrangeiro (e ter financiamento correspondente), desde que sejam seguidos (isto é, se passares no 1º ano de bolsa 2 meses ou 4 ou 6, acabas por esgotar as tuas opções de financiamento no estrangeiro).

Regulamento Bolsas 2015, artigos 4º e 5º:

BPD
artigo 4º

3. As BPD podem, a título excecional e dependendo de disponibilidade orçamental da entidade financiadora, incluir períodos de atividade no estrangeiro, com a duração máxima de um ano para doutorados em Portugal e de seis meses para doutorados no estrangeiro.

BD
artigo 5º

4. No caso de BD mistas, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira está dependente de disponibilidade orçamental da entidade financiadora, não podendo em caso algum, ser superior a dois anos, salvo se, ao tempo da celebração do contrato, fosse legalmente possível duração superior e, cumulativamente, a redução comprometer a conclusão do plano de trabalhos previamente aprovado.

Para actividades de formação complementar:
https://www.fct.pt/apoios/bolsas/FAQ.phtml.pt
Conferências, Congressos e Actividades de formação complementar (apenas para bolsas de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento)
Q.: "Qual a duração máxima para a realização de actividades de formação complementar noutra instituição nacional ou estrangeira?
R.: A duração máxima é de 3 meses por ano de bolsa, no caso de bolsas no país [nacional]."

Mas penso que deves contactar a FCT para te esclarecer. De qualquer forma, não perdes nada em contactá-los.

Abraço.
A ABIC é uma associação sem fins lucrativos que visa melhorar o estatuto e as condições de trabalho dos profissionais de investigação científica que são bolseiros. O trabalho da ABIC é desenvolvido por voluntários, precisando da ajuda de todos. Junta-te a nós! Faz-te sócio da ABIC!

Imagem

el_Bosco
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
University/ Institute: CIBIO - UP

Mensagem por el_Bosco »

Pelas informações que reuni de colegas ex e actuais bolseiros, esse pedido de subsidio a Actividades de Formação complementar pode ser recusado e o valor concedido está relacionado com a estimativa de gastos que apresentares.

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por ssneves »

Olá a todos,

Não sei se percebi bem a situação pessoal de "silva857" que aparentemente considera pedir subsídios relativos à sua estadia no estrangeiro de há dois anos atrás. Esta é uma situação fora do usual, pois os pedidos para actividade complementar no estrangeiro (não inicialmente previstos na candidatura à bolsa) são, regra geral, pedidos antes da viagem ser realizada, não depois.
Não faço ideia o que a FCT responderá a um pedido desta natureza, mas desconfio que a resposta será negativa.

De qualquer maneira, suponho que "silva857" não perde nada em tentar (a não ser tempo, obviamente) pedir o subsídio de actividade complementar para 6 meses, que é o tempo máximo que o actual regulamento permite (ver a seguir).

Boa sorte!
Susana

---------------
Susana Neves

Regulamento das Bolsas da FCT (2015)
https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/R ... CT2015.pdf

Artigo 24.º
Componentes das Bolsas

"6. No caso das bolsas no país ou mistas, os bolseiros podem ainda candidatar-se a subsídio para atividades de formação complementar por um período máximo de seis meses na duração total da bolsa, com o pagamento de um único subsídio de viagem, a conceder mediante parecer positivo do orientador."

"10. As componentes previstas nos n.os 3 a 6 do presente artigo podem ser cumuláveis entre si, e estão sempre dependentes de disponibilidade orçamental."

NOTA: Chamo a atenção que as FAQs das bolsas da FCT (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/FAQ.phtml.pt) estão desactualizadas (referem-se a 2011!) e que é necessário consultar o actual regulamento, pois desde então as regras mudaram e muitos dos subsídios foram reduzidos ou eliminados.

Responder