Classificação do Mérito do Candidato

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rafc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2006 4:05 pm
Localização: IPB

Classificação do Mérito do Candidato

Mensagem por rafc »

Viva

Propunha aos colegas que divulgassem, qual a nota com que concluiram a licenciatura e a faculdade onde concluiram bem como a pontuação que obtiveram na classificação mério do candidato. Esta divulgação poderá ajudar na formulação dos recursos.

A minha Foi Faculdade de Economia do Porto, média 14 classificação 3,5

Parabéns aos a conceder

Força aos recusados
MKTM

smile
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 26, 2006 3:53 pm

Mérito do candidato

Mensagem por smile »

Atenção, pois o mérito do candidato não depende única e exclusivamente da nota de licenciatura. Para esse parâmetro contribuem ainda o facto de ter ou não Mestrado (para médias de licenciatura mais baixas) e, principalmente, as publicações. Em certas áreas de BPD, terão contabilizado apenas os artigos publicados (e não os submetidos ou em fase de revisão) enquanto bolseiro de Doutoramento, discriminando o número de artigos como 1º autor. Creio ainda que terão tido em conta o factor de impacto das revistas.

nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação
Mensagens: 45
Registado: segunda ago 07, 2006 1:09 am
University/ Institute: IoA , Cambridge
Localização: University of Cambridge

Mensagem por nexus_vi »

Olá smile,
Atenção, pois o mérito do candidato não depende única e exclusivamente da nota de licenciatura. Para esse parâmetro contribuem ainda o facto de ter ou não Mestrado (para médias de licenciatura mais baixas) e, principalmente, as publicações
100% de acordo :)
Em certas áreas de BPD, terão contabilizado apenas os artigos publicados (e não os submetidos ou em fase de revisão) enquanto bolseiro de Doutoramento, discriminando o número de artigos como 1º autor. Creio ainda que terão tido em conta o factor de impacto das revistas.
100% de acordo :)

No entanto convém não confundir uma situação com a outra.

O candidato à Bolsa de Doutoramento é um Licenciado ou Mestre.
È alguém ao qual NÃO é exigido uma carreira de investigação. Se o candidato a uma BD ainda não tiver iniciado a sua carreira de investigador não deve ser penalizado por isso.
Obviamente se já a tiver iniciado, isso só pode ser muito positivo e terá que contribuir necessariamente para ELEVAR o seu mérito.

Em contrapartida o candidato a BPD, é alguém que se está a candidatar a fundos para investigação e que tem, OBRIGATORIAMENTE, que já ter uma carreira de investigador bem estabelecida nessa área.

Dada esta diferença fundamental, as publicações (e o mérito destas) devem pesar de forma completamente diferente em ambos os casos.

1- Na avaliação do candidato à BD devem ser complementos, importantes sem dúvida, mas só complementos, a uma classificação base fundamentada na Licenciatura / Licenciatura + Mestrado. Curto e grosso: Neste caso as publicações só devem empurrar o mérito para cima e a falta delas não o devem empurrar para baixo.

2- Para o candidato a BPD, uma vez que este se está a candidatar para fazer investigação e que já tem que ter uma carreira na área, suponho que o seu mérito deveria ser avaliado exclusivamente pelo mérito das suas publicações.


Como é obvio, isto é uma opinião MUITO pessoal :)

Cumprimentos

antonieta costa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 11
Registado: sexta jul 07, 2006 10:27 pm
Localização: FEUP

Mensagem por antonieta costa »

Caros colegas

Sem dúvida, a avaliação do mérito do candidato demonstrou ser algo extremamente subjectivo. A minha faculdade é a Escola Superior de Artes e Design na qual me licenciei com média de 17. A minha avaliação foi de 3,5 no mérito do candidato.
No entanto, não concorri à área do design, mas sim a Ciências de Engenharia e Materiais pois estou a realizar o doutoramento na FEUP (a qual aceitou a minha candidatura apesar de não ser formada nas áreas de engenharia). Apesar da minha proposta estar bem fundamentada e, segundo a avaliação da FCT, com um conhecimento acerca do estado da arte bem incrementado, e ainda, a instituição ter sido avaliada como uma das melhores para realizar o doutoramento... resultado final: A NÃO CONCEDER.

Desde já os meus parabéns a todos aqueles que obtiveram bolsa

aks
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta ago 31, 2006 4:40 am

Mensagem por aks »

Como vc recebeu 3,5 no mérido com média de 17?
pelo guião da FCT, vc deveria estar com 4,5 + ponto extra...
acho q para vc cabe recurso...

parecido com o meu caso. Eu tenho média 15 com mestrado, oq me garantiria 4 + ponto extra, e minha avaliação no mérido do candidato foi de 3,75 sendo que tenho 5 artigos publicados e já participei em projetos de investigação... esperava uma nota maior...
para eu conseguir a bolsa preciso aumentar pouca coisa minha nota, portanto, irei entrar com essa observação e depois com o recurso, baseando-se no próprio guião de avaliação da FCT

Boa sorte a todos

Adriano
antonieta costa Escreveu:Caros colegas

Sem dúvida, a avaliação do mérito do candidato demonstrou ser algo extremamente subjectivo. A minha faculdade é a Escola Superior de Artes e Design na qual me licenciei com média de 17. A minha avaliação foi de 3,5 no mérito do candidato.
No entanto, não concorri à área do design, mas sim a Ciências de Engenharia e Materiais pois estou a realizar o doutoramento na FEUP (a qual aceitou a minha candidatura apesar de não ser formada nas áreas de engenharia). Apesar da minha proposta estar bem fundamentada e, segundo a avaliação da FCT, com um conhecimento acerca do estado da arte bem incrementado, e ainda, a instituição ter sido avaliada como uma das melhores para realizar o doutoramento... resultado final: A NÃO CONCEDER.

Desde já os meus parabéns a todos aqueles que obtiveram bolsa

aks
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quinta ago 31, 2006 4:40 am

Re: Classificação do Mérito do Candidato

Mensagem por aks »

14 com mestrado???

pelo guião de avaliação vc deveria ter 2,5 + ponto extra sem mestrado ou 3,5 + ponto extra com mestrado.

se vc tem mestrado, não te deram nada de ponto extra, caso vc naun tem mestrado, te deram 1 ponto extra, oq para mim significa um ótimo currículo
rafc Escreveu:Viva

Propunha aos colegas que divulgassem, qual a nota com que concluiram a licenciatura e a faculdade onde concluiram bem como a pontuação que obtiveram na classificação mério do candidato. Esta divulgação poderá ajudar na formulação dos recursos.

A minha Foi Faculdade de Economia do Porto, média 14 classificação 3,5

Parabéns aos a conceder

Força aos recusados

rafc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2006 4:05 pm
Localização: IPB

Mensagem por rafc »

Viva Ask

Sim tenho mestrado e 4 artigos publicados.

Onde é que eu posso encontrar esses critérios de classificação nomeadamente o do ponto extra?

Isso significaria que eu deveria ter 4,5 de classificação de mérito?

Cumps.
MKTM

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

rafc Escreveu: Onde é que eu posso encontrar esses critérios de classificação nomeadamente o do ponto extra?
São recomendações e pelo que entendo devem ser corrigidas no painel por comparação por todos os que concorreram nesse ano. Ver aqui os critérios:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=486

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

rafc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2006 4:05 pm
Localização: IPB

Mensagem por rafc »

Obrigado Aragão,

pelo que pude ler nos critérios de avaliação, ter 4 artigos publicados, ter participado em projectos de investigação e ser docente há 3 anos no ensino superior valeu-me ZERO.
MKTM

f_pedro_cavalho
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 17
Registado: segunda ago 28, 2006 3:49 pm
Localização: Industria de Software

Mensagem por f_pedro_cavalho »

Olá David,

Desculpa,

Na avaliação do mérito do candidato e só caso das BDs, de alguma forma a informação extra (publicações...etc) poderá ser negativa?
Ex:
Média de licenciatura: 16 -> 4.0
Pontos extra: -1
Resultado final: 3.0

É que o regulamento parece-me "crystal clear" e só fala da informação extra para valorizar uma nota base dada pela classificação de licenciatura/licenciatura+Mestrado, o que me parece justo.

Cumprimentos

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

mas diz que é um valor de referência, não absoluto. De facto -1 num caso desses é realmente imenso. Pelo mesmo guião deveria vir acompanhado de uma justificação clara. A haver essa justificação clara será mais fácil rebate-la num recurso.

Razões possíveis poderão existir. Estou a lembrar-me de a pessoa ser licenciada numa área que está distante da área onde se propoem a doutoramento.

Já agora na candidatura envia-se as notas para cada disciplina da licenciatura ou apenas a média final? já não me lembro.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Aragao
Sócios
Sócios
Mensagens: 1078
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Localização: Oxfordshire, United Kingdom
Contacto:

Mensagem por Aragao »

rafc Escreveu:Obrigado Aragão,

pelo que pude ler nos critérios de avaliação, ter 4 artigos publicados, ter participado em projectos de investigação e ser docente há 3 anos no ensino superior valeu-me ZERO.
Parece-me que realmente houve um erro na tua avaliação. Os artigos são peer-review?

Pelo que me disseram ainda ontem na área da quimica para bolsa pos-doc quem teve 5 ou mais artigos tinha avaliação 5 no mérito do candidato. Quem tinha 3,4 artigos tinha 4,5 e por ai abaixo. Mas claro nas candidaturas a pos-doc não existe nota de licenciatura. De referir que o valor dos artigos varia de área para área pois não é igualmente fácil publicar em todas as áreas.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

rafc
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 12
Registado: sexta ago 18, 2006 4:05 pm
Localização: IPB

Mensagem por rafc »

Viva Aragão,

De facto todos os artigos por mim publicados são peer-Reviwed.

Vai ser dificil aguentar estas discrepâncias e subjectividades até à fase de Recurso.

Saudações
MKTM

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Mensagens: 126
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra
Localização: Departamento de Química/Universidade de Coimbra

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

O colega rafc concorreu a uma BD em que área? É licenciado em quê? E que mestrado tem?
Quais são os comentários que fizeram no mérito do candidato?

Para mim parece-me que houve penalização por alguma coisa...

Responder