Critério de Avaliação de candidatura a bolsa?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
forum.abic
Site Admin
Registado: quinta abr 22, 2004 4:00 pm
University/ Institute: ABIC

Critério de Avaliação de candidatura a bolsa?

Mensagem por forum.abic »

Anos anteriores
Os Critérios em 2006 foram:PDF

(o grupo web agradece ao Nucleo de bolseiros de Oeiras - http://bolseiros.itqb.unl.pt/ - por obter e converter em formato electronico os critérios acima 2004 e 2005)
Resumo das Discussões sobre a aplicação dos crítérios de avaliação

Discute-se em separado cada uma das areas de avaliacao:

Merito do Candidado - Criterios de Avaliação?
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=478

Instituição Acolhimento/Orientadores -Critério de Avaliação?
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=480

Plano de trabalhos - Critério de Avaliação?
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=479
Por favor não coloquem questões neste tópico. Apenas links para novos tópicos que sejam entretanto criados. Se a vossa pergunta se enquandra numa das discussões acima não vale apena criar novo tópico pois é possível responder lá.
Última edição por forum.abic em terça set 25, 2007 5:45 pm, editado 1 vez no total.
A Moderação do Fórum dos Bolseiros
http://forum.bolseiros.org/

fcorreia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado ago 11, 2007 1:56 pm

2007

Mensagem por fcorreia »

m0rph
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 18, 2008 1:56 pm
University/ Institute: Uminho

Critérios para avaliação '08

Mensagem por m0rph »

boas,

Alguém sabe onde posso encontrar os critérios para avaliação para este ano (2008)?
Aproveito tb para expor a minha situação actual e saber a vossa opinião.

Acabei o curso com média de 13, 5 anos. No ano a seguir (este) entrei no mestrado e deram-me aqui equivalência ao primeiro ano (parte curricular) com média de 14. Acabo agora a tese em outubro e devo ficar com média final de 15. De resto, desde q acabei o curso (há um ano) tenho tido algumas bolsas de investigação, mas nenhuma com publicações.

Pelo que li nos critérios do ano passado teria uma avaliação praí de 1.5 no CV. Corrijam-me se estou errado. Que pontuação acham que teria?

Tomás Palma
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda fev 11, 2008 2:26 pm
University/ Institute: CIS/ISCTE & Utrecht University

Re: Critérios para avaliação '08

Mensagem por Tomás Palma »

Olá

Quanto à 1º questão:
Alguém sabe onde posso encontrar os critérios para avaliação para este ano?
Podes encontrar o Guião de Avaliação de 2008 no site da FCT, vê este link: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/concursos/

Se fizeres uma procura aqui no forúm também vais encontrar a informação que pretendes. Os critérios são basicamente semelhantes aos do ano passado.

Em relação à tua 2ª questão:
Acabei o curso com média de 13, 5 anos. No ano a seguir (este) entrei no mestrado e deram-me aqui equivalência ao primeiro ano (parte curricular) com média de 14. Acabo agora a tese em outubro e devo ficar com média final de 15. De resto, desde q acabei o curso (há um ano) tenho tido algumas bolsas de investigação, mas nenhuma com publicações.
Se bem percebi, tens licenciatura com média de 14 + mestrado? Certo?

Se assim for tens pelo menos 3,5 no mérito pessoal. Digo "pelo menos" porque pode ser que com muita sorte no juri consigas algumas décimas daquela fatia dos +2,5 devido às bolsas de investigação que já tiveste. Contudo, é melhor apenas contares com os 3,5 visto que não tens publicações. Se fizeres uma busca rápida pelo forum vais perceber que esta questão dos 2,5 é muito subjectiva, depende sobretudo do juri.

Existe ainda outra questão que diz respeito ao facto do teu Mestrado ser ou não de Bolonha (?) e de ninguém saber muito bem como a FCT está a tratar ambos os casos.

Espero ter ajudado...

Cumprimentos

Tomás

PS. vale a pena fazeres uma procura no forúm porque todos estes assuntos já foram muito debatidos

Irina
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 24, 2009 11:12 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Critério de Avaliação de candidatura a bolsa?

Mensagem por Irina »

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3190

No caso das bolsas de pós-doc, Economia e Gestão não aplicaram o guião em vigor, alterado como resultado das conversas com a ABIC, mas o antigo, que penalizava os candidatos com a mesma instituição, orientador, tema. Mas não parece terem-se dado o trabalho de ler as propostas, porque a avaliação não bate certo.

Lopes.raphael
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 06, 2010 3:42 pm
University/ Institute: PARIS XI

Mensagem por Lopes.raphael »

Olá a todos,

A minha situação é a seguinte: eu acabei o curso de Física na Universidade do Minho com média de 18 e concorri ao mestrado na Paris Sud XI, fui aceite e acabei o primeiro ano com média de ~ 14... O meu M2 consiste num semestre de aulas logo seguido de um estágio de 6 meses. A minha ideia era concorrer já à doutoramento uma vez que tenho vários contactos com professores cá (Paris) e em Portugal de modo a poder iniciar doutoramento durante o meu estágio em Fevereiro... Contudo não faço ideia se a FCT aceita esse género de procedimento. Se alguém tem alguma informação seria mesmo excelente, uma vez que não consigo entrar em contacto com a FCT.

Obrigado a todos,

migueltorre
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 25, 2010 10:32 am
University/ Institute: FEP UP

Mensagem por migueltorre »

Ola a todos,

Estou a elaborar a Tese de Mestrado em Finanças da FEP, que conto terminar até Outubro. Estou a pensar em candidatar-me ao Doutoramento em Economia, também na FEP, e à Bolsa.

Eu preciso da nota de Mestrado porque prevejo terminar com 17, enquanto que a nota da Licenciatura em Economia foi de 14 e na privada.

Se eu me candidatar apenas na 2ª fase, as possibilidade de receber a bolsa são as mesmas do que se me candidatar na 1ª fase ?

Se o fizer na 2ª, segundo li no regulamento, posso-me candidatar com a nota do Mestrado, desde que o termine até Dezembro.

Alguem me pode dar uma opinião ?

Cumprimentos.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

De forma geral, eu diria que as possibilidades de ter bolsa na primeira fase são equivalentes às de ter na segunda fase. A diferença é que poderás entretanto melhorar o currículo e na segunda fase poderes ter melhor classificação no mérito pessoal e assim aumentares as possibilidades de ter bolsa. Este parece ser o teu caso, já que terminas o mestrado só depois de Setembro e assim só é considerado se te candidatares na segunda fase.
A candidatura na segunda fase tem um senão: as bolsas só podem ter início em data não anterior a Janeiro de 2011.

Boa sorte.
Tiago

migueltorre
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça mai 25, 2010 10:32 am
University/ Institute: FEP UP

Mensagem por migueltorre »

Olá,

Antes demais quero agradecer a atenção.

Fui à apresentação do Doutoramento na Faculdade e o Director, Doutor António Brandão, disse que tinha fortes possibilidades de ser admitido no Doutoramento. Também disse que normalmente as bolsas de Doutoramente na FEP são aprovadas.

Com base nos factos que descrevi, achas que terei hipótese de conseguir a Bolsa ?

Muito Obrigado.

Cumprimentos.

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Em primeiro lugar, digo-te que dev :wink: s, sem dúvida nenhuma, concorrer.
Quanto a hipóteses, é difícil dizer. Na avaliação são considerados 3 aspectos:
- mérito do candidato, que conta metade da nota final. Neste mérito do candidato, segundo o guião, poderás ter 2,5, mas também podes ter bastante superior, porque a tua nota de licenciatura e de mestrado são substancialmente diferentes.
- mérito do plano de trabalhos: aqui convém preparares o melhor possível o teu plano, falando com o teu orientador. Isto tem um peso de 3/10 na nota final.
- mérito das condições de acolhimento: aqui conta a importância e reputação do orientador e da instituição de acolhimento. A FEP deve "garantir" boa nota, daí o teu professor ter dito que as bolsas da FEP normalmente são aprovadas... Esta parte vale 1/5 da nota final.
Assim, como remate, digo-te para te esforçares para ter a melhor nota possível no mestrado (que afectará o mérito do candidato) e prepares um bom plano de trabalhos. Então, penso que terás boas hipóteses.

Boa sorte.
Tiago

claudionico
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mai 03, 2010 6:08 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro - Departamento de Física

Critério de Avaliação de candidatura a bolsa - 2010

Mensagem por claudionico »

Aqui fica o link para os critérios de Avaliação de 2010

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ao2010.pdf

filipejsd
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 26, 2006 11:57 am

Re: Critério de Avaliação de candidatura a bolsa - 2010

Mensagem por filipejsd »

Olá,

Alguém consegue ter acesso às actas de avaliação das bolsas de 2010?

Responder