Obrigatoriedade de aceitar a colocação numa bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Gonçalo Gaspar
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta mar 02, 2017 4:08 pm
University/ Institute: IPGUARDA

Obrigatoriedade de aceitar a colocação numa bolsa

Mensagem por Gonçalo Gaspar »

Boa tarde,

Tenho uma dúvida relativamente à obrigatoriedade de aceitação de colocação numa bolsa de investigação.

Caso eu me candidate a uma bolsa de investigação e seja selecionado para integrar a mesma, tenho depois de obrigatoriamente assinar o contrato da bolsa de investigação?

Ou seja, apenas o facto de eu enviar a minha candidatura e ser selecionado pelo juri, implica que eu depois aceite a colocação? Ou tenho algum prazo para dizer que não estou interessado na bolsa?

E já agora qual costuma ser o intervalo temporal entre a saida dos resultados e o inicio da bolsa de investigação?

Obrigado.

Cumprimentos

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Obrigatoriedade de aceitar a colocação numa bolsa

Mensagem por spca »

Olá.
Que eu saiba, até assinares contrato, não tens obrigação legal de nada. Claro que a pessoa que lançou o concurso pode não achar muita piada, principalmente se te conhece, mas não tens obrigação legal de nada, estás a concorrer a um trabalho como outro qualquer.

Boa sorte.

Gonçalo Gaspar
recém-chegado
recém-chegado

Olá,

Antes de mais obrigado pela resposta.

E já agora, caso eu tenha uma proposta de trabalho após ter aceite a bolsa de investigação é possivel cancelar a bolsa? Existem algumas consequencias legais? Tenho de avisar com um determinado periodo de antecedencia?

Obrigado.
Cumprimentos

spca

Mensagem por spca »

Gonçalo Gaspar Escreveu:Olá,

Antes de mais obrigado pela resposta.

E já agora, caso eu tenha uma proposta de trabalho após ter aceite a bolsa de investigação é possivel cancelar a bolsa? Existem algumas consequencias legais? Tenho de avisar com um determinado periodo de antecedencia?

Obrigado.
Cumprimentos
Olá.
Pelos vistos, segundo um post recente ( http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6639 ) agora és obrigado a manter-te na bolsa por pelo menos 3 meses, senão tens de devolver o dinheiro que te tenham pago.
Antigamente havia uma cláusula que tinhas de avisar com 30 dias de antecedência que foi revogado. Mas de qualquer modo, convém terminares amigavelmente, até porque o orientador terá de dar um parecer do teu trabalho, que se for desfavorável pode no limite dar-te chatices, tipo teres de devolver o dinheiro por incumprimento.

Boa sorte.

Gonçalo Gaspar
recém-chegado
recém-chegado

Ok muito obrigado pelos esclarecimentos.

Cumprimentos

Gonçalo Gaspar
recém-chegado
recém-chegado

E já agora só mais uma questão, quanto tempo costuma demorar em media entre a saida dos resultados e a assinatura do contrato?

Quanto tempo disponho para assinar o contrato desde que fui selecionado? O que acontece se eu não enviar o contrato assinado?

Cumpriementos

spca

Mensagem por spca »

Gonçalo Gaspar Escreveu:E já agora só mais uma questão, quanto tempo costuma demorar em media entre a saida dos resultados e a assinatura do contrato?

Quanto tempo disponho para assinar o contrato desde que fui selecionado? O que acontece se eu não enviar o contrato assinado?

Cumpriementos
Olá.
Atenção que há 2 situações diferentes: uma é concorreres para o concurso geral da FCT a uma BD ou BPD, e outra é concorreres a uma bolsa de investigação de projecto.

Creio que no concurso geral da FCT é que tens primeiro de submeter os documentos que eles te pedem, salvo erro até 6 meses depois de saírem os resultados, e depois eles enviam passado algum tempo o contrato por via electrónica para assinares e lhes enviares e depois eles assinam, sendo que no meio das assinaturas pode demorar 1 mês ou 2. Ou pelo menos foi assim que me aconteceu, há já alguns anos. E começas a receber só depois disso, mas pode dar-se o caso de receberes meses atrasados com retroactivos desde a data que indicares como de início da bolsa (ou pelo menos era assim há alguns anos, não sei se algo pode ter mudado).

Numa bolsa de projectos (que é o que entendi que estavas a perguntar), creio que a situação será similar a um emprego "normal", ou seja, concorres, vais eventualmente a uma entrevista, e se fores seleccionado penso que o "normal" é assinares contrato antes do início da bolsa ou eventualmente pouco tempo depois, penso que a situação daquele post que ao fim de 1 mês a pessoa ainda não tinha assinado contrato não é de todo normal ou legal.

Boa sorte.

Gonçalo Gaspar
recém-chegado
recém-chegado

spca Escreveu:
Gonçalo Gaspar Escreveu:E já agora só mais uma questão, quanto tempo costuma demorar em media entre a saida dos resultados e a assinatura do contrato?

Cumpriementos
Olá.
Atenção que há 2 situações diferentes: uma é concorreres para o concurso geral da FCT a uma BD ou BPD, e outra é concorreres a uma bolsa de investigação de projecto.

Creio que no concurso geral da FCT é que tens primeiro de submeter os documentos que eles te pedem, salvo erro até 6 meses depois de saírem os resultados, e depois eles enviam passado algum tempo o contrato por via electrónica para assinares e lhes enviares e depois eles assinam, sendo que no meio das assinaturas pode demorar 1 mês ou 2. Ou pelo menos foi assim que me aconteceu, há já alguns anos. E começas a receber só depois disso, mas pode dar-se o caso de receberes meses atrasados com retroactivos desde a data que indicares como de início da bolsa (ou pelo menos era assim há alguns anos, não sei se algo pode ter mudado).

Numa bolsa de projectos (que é o que entendi que estavas a perguntar), creio que a situação será similar a um emprego "normal", ou seja, concorres, vais eventualmente a uma entrevista, e se fores seleccionado penso que o "normal" é assinares contrato antes do início da bolsa ou eventualmente pouco tempo depois, penso que a situação daquele post que ao fim de 1 mês a pessoa ainda não tinha assinado contrato não é de todo normal ou legal.

Boa sorte.

E já agora só mais uma questão, quais sao as perspetivas futuras para alguem que ingresse numa bolsa de investigação de projeto? Termina o projeto e termina o emprego em 99% dos casos certo? É que tenho uma proposta de trabalho de uma empresa de referencia e julgo que será preferivel à bolsa certo? Até porque vejo que a maior parte das pessoas que sai das bolsas de projeto vai para empresas trabalhar quanto termina a bolsa?
Existiria alguma mais valia para mim em ingressar numa bolsa ou seria apenas tempo perdido em que poderia estar a ganhar experiencia no mercado de trabalho onde irei parar mais cedo ou mais tarde?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

spca

Mensagem por spca »

Gonçalo Gaspar Escreveu:(...)

E já agora só mais uma questão, quais sao as perspetivas futuras para alguem que ingresse numa bolsa de investigação de projeto? Termina o projeto e termina o emprego em 99% dos casos certo? É que tenho uma proposta de trabalho de uma empresa de referencia e julgo que será preferivel à bolsa certo? Até porque vejo que a maior parte das pessoas que sai das bolsas de projeto vai para empresas trabalhar quanto termina a bolsa?
Existiria alguma mais valia para mim em ingressar numa bolsa ou seria apenas tempo perdido em que poderia estar a ganhar experiencia no mercado de trabalho onde irei parar mais cedo ou mais tarde?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Olá.
Eu penso que depende muito das áreas, em muitas áreas de trabalho uma bolsa se calhar pode ser já considerado parte do mercado de trabalho.
A meu ver, e falando genericamente sem ter em conta qualquer especificidade da tua área, creio que quem vai para bolsas de investigação de projecto tenderia a ser com intenção de eventualmente seguir para investigação, por exemplo, numa futura bolsa de doutoramento, ou então vai de uma forma temporária enquanto não acha outra coisa - talvez daí o ter surgido o tal período mínimo de 3 meses abaixo do qual parece que passou a ser pedido que o bolseiro devolva o dinheiro.
Parece-me que se não tens vontade especial de seguir ou experimentar investigação e tens uma boa proposta de trabalho no mercado de trabalho, se calhar mais vale escolheres essa proposta.
Experiência de trabalho creio que ganhas numa ou noutra, agora talvez a experiência no mercado de trabalho tenha mais a ver com aquilo que desejas fazer, que aparentemente é algo mais no mundo empresarial que no mundo académico.

Boa sorte.

Responder