Declaração de IRS com as contribuçoes e rendimentos do SSV

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
smcples
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 15, 2013 10:47 pm
University/ Institute: Coimbra

Declaração de IRS com as contribuçoes e rendimentos do SSV

Mensagem por smcples »

Boa noite bolseiros ;)

estou a fazer a minha declaração do IRS e gostaria de fazer alguma coisa mais que uma declaração a zeros.

Entao no anexo A quadro 4, eu declaro:

Código dos rendimentos 404 - Pensoes
Rendimentos: 5030,64 EUR (419,22×12) Quando nós pagamos o SSV é como se estiveramos a receber o salario minimo.
Retençoes: 0.00 EUR
Contribuiçoes: 1458,84 EUR (121,57×12)

Isto fica em 0 EUR quando simula-se a declaraçao.

Se o código fora 401 Trabalho dependente, entao a simulaçao detecta o erro: "A016 : As Contribuições Obrigatórias ultrapassaram o valor máximo definido Art.º 25º, nº2, do CIRS."

Acham que pode ser apresentada desta maneira?

Cumprimentos

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Declaração de IRS com as contribuçoes e rendimentos do S

Mensagem por spca »

Eu acho que não. Não tens rendimentos de 419,22 euros por mês, logo acho que não podes "inventar" esse valor. Independentemente do SSV.
Infelizmente a aplicação de entrega online não tem deixado entregar apenas com zero rendimentos (este ano ainda não tentei).
Mas segundo este "post" talvez seja possível um truque para fazer algo muito parecido: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6110

Boa sorte.

smcples
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 15, 2013 10:47 pm
University/ Institute: Coimbra

Mensagem por smcples »

Obrigada pelo link.

Os rendimentos de 419,22 EUR / mês são as remunerações declaradas pela entidade empregadora (tirei um extracto delas na segurança social direta). Este valor é a "Base de incidência 1º" do SSV (e também o salario mínimo).
http://www4.seg-social.pt/seguro-social-voluntario

No caso dos bolseiros, uma taxa do 29% é para pagar a SS (121,57 EUR). Eu percebo que é como se foram tributados 419,22 EUR (com taxa do 0% IRS, como acontece para o salario minimo?) e o resto da bolsa fora não tributável.

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por schutz »

spca Escreveu:Eu acho que não. Não tens rendimentos de 419,22 euros por mês, logo acho que não podes "inventar" esse valor. Independentemente do SSV.
Infelizmente a aplicação de entrega online não tem deixado entregar apenas com zero rendimentos (este ano ainda não tentei).
Mas segundo este "post" talvez seja possível um truque para fazer algo muito parecido: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=6110

Boa sorte.
Como assim?
Desde que tenho BD que declaro IRS a 0, via online, para poder entregar o anexo E (englobamento opcional de rendimentos de capitais) e receber a retenção de IRS feita nos meus depósitos a prazo (visto que tenho rendimento 0, recebo por inteiro o valor das retenções feitas).

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

schutz Escreveu:
spca Escreveu:(...)
(...)
Como assim?
Desde que tenho BD que declaro IRS a 0, via online, para poder entregar o anexo E (englobamento opcional de rendimentos de capitais) e receber a retenção de IRS feita nos meus depósitos a prazo (visto que tenho rendimento 0, recebo por inteiro o valor das retenções feitas).
Talvez seja eu que sou nabo, não sei. Mas já há vários anos que vou tentar e nunca consegui entregar verdadeiramente a zeros (nunca me ocorreu o truque mencionado no link), a aplicação não me deixa entregar.
Ou talvez a diferença seja nessa coisa de entregares os rendimentos dos depósitos a prazo como rendimentos de capitais, coisa que também nunca me ocorreu fazer... Assim tens alguns rendimentos e podes fazer IRS... Não é o mesmo que entregar com tudo a zero.

schutz
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta set 01, 2010 4:22 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por schutz »

spca Escreveu:
schutz Escreveu:
spca Escreveu:(...)
(...)
Como assim?
Talvez seja eu que sou nabo, não sei. Mas já há vários anos que vou tentar e nunca consegui entregar verdadeiramente a zeros (nunca me ocorreu o truque mencionado no link), a aplicação não me deixa entregar.
Ou talvez a diferença seja nessa coisa de entregares os rendimentos dos depósitos a prazo como rendimentos de capitais, coisa que também nunca me ocorreu fazer... Assim tens alguns rendimentos e podes fazer IRS... Não é o mesmo que entregar com tudo a zero.
Certo, não me tinha ocorrido esse pormenor. Deve ser isso, os rendimentos dos capitais permitem colocar o anexo A a zeros.

Responder