Caros bolseiros e/ou futuros bolseiros
Dois assuntos em um, mas que se complementam.
- O prazo de submissão dos documentos (6 meses a contar do anuncio das bolsas - o que pelas minhas contas dá 22 de Julho) compreende o quê exactamente? Será só para a primeira submissão antes da validação deles? Será já incluido neste prazo a validação e eventuais esclarecimentos que nos possam pedir? Será já incluido com a assinatura e envio do contrato?
- Por questão de pertinencia de datas e já que a FCT permite o inicio da bolsa em qualquer altura de 2015, tinha apontado o inicio do plano de trabalhos da minha bolsa de BD para setembro (2015) de forma a começar a par do ano lectivo 2015/2016. No entanto, a faculdade não me pode passar uma declaração de inscrição nesse doutoramento no próximo ano lectivo fora do período de inscrições que acontece em julho perigosamente perto do limite de 22 de Julho que a FCT exige para a apresentação desta documentação.
Logo, corro o risco de ter problemas devido à não concordância dos prazos dos concursos FCT e dos anos lectivos.
Na secretaria de doutoramentos da faculdade, disseram-me para expor o caso à FCT atraves de email - coisa que já fiz ontem. Mas estou com algum receio...
Está alguém nesta situação? Conhecem casos semelhantes?
Obrigado pelo vosso tempo
6 meses para submissão de docs e inscrição no doutoramento
-
- investigador em formação
- Registado: domingo dez 21, 2014 2:41 pm
- University/ Institute: Université Paris-Sud
Re: 6 meses para submissão de docs e inscrição no doutoramen
A tua pergunta é extremamente pertinente! Nunca tal me tinha ocorrido e de facto é uma situação que merece ser questionada.
Não tens hipótese de te inscreveres já no doutoramento, pedires o contrato por exemplo a começar em Abril? Assim, tinhas já a papelada pronta e aprovada e quando viesse o contrato no acto da entrega pedias à FCT para alterar o contrato para Setembro. Pelo menos esta solução foi-me dada por uma técnica que me atendeu na loja do cientista, mas também já sabemos o caos e o nível de contradição que vai naquela instituição...
Não tens hipótese de te inscreveres já no doutoramento, pedires o contrato por exemplo a começar em Abril? Assim, tinhas já a papelada pronta e aprovada e quando viesse o contrato no acto da entrega pedias à FCT para alterar o contrato para Setembro. Pelo menos esta solução foi-me dada por uma técnica que me atendeu na loja do cientista, mas também já sabemos o caos e o nível de contradição que vai naquela instituição...
-
- cientista assíduo
- Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
- University/ Institute: CIBIO - UP
Re: 6 meses para submissão de docs e inscrição no doutoramen
Obrigado pela resposta Mario.
A inscrição praticamente a meio do ano lectivo actual (14/15) seria uma medida de ultimo recurso pois iria suprimir-me demasiados meses de trabalho.
De qualquer forma, vou aqui deixar a resposta que recebi há minutos pela fct:
A inscrição praticamente a meio do ano lectivo actual (14/15) seria uma medida de ultimo recurso pois iria suprimir-me demasiados meses de trabalho.
De qualquer forma, vou aqui deixar a resposta que recebi há minutos pela fct:
No email que mandei, expliquei a situação da mesma forma que fiz aqui no fórum. Parece que há alguma flexibilidade por parte da FCT no tipo de documentação necessária para a aprovação da bolsa.Lembro que pode submeter a prova de martícula ou a aceitação no Conselhio Cientifico. Contudo, na impossibilidade de juntar um ou outro no prazo dos 6 meses exigidos, sugere-se uma declaração esclarecedora e de compromisso ( um pouco semelhante a este seu email ).