Concurso BD - mestrado integrado

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
ACosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 26, 2014 5:00 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Concurso BD - mestrado integrado

Mensagem por ACosta »

Olá pessoal! :)

Eu tenho mestrado integrado e este ano, a FCT obriga-me a anexar um certificado de licenciatura e outro de mestrado integrado. No entanto, eu não tenho certificado de licenciatura - a universidade não faculta tal certificado. Aliás no meu curso (Psicologia) nem sei qual é a designação da licenciatura e também não sei a minha média de licenciatura... Só tenho a média final de mestrado integrado.

Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

Obrigada

jmcsmsantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 19, 2013 8:37 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Re: Concurso BD - mestrado integrado

Mensagem por jmcsmsantos »

Olá,

Eu estive na mesma situação, sendo detentor de um Mestrado Integrado o meu certificado de habilitações incluía apenas a média compósita do 1º + 2º ciclos. Eu coloquei esta dúvida na FCT, inclusive mostrei o meu certificado ao funcionário, ao que ele deu a indicação que de facto diplomas de Mestrado Integrados não são aceites.

Como a minha faculdade também não emitia um documento "ad hoc" nos termos exigidos pela FCT, tive de pedir um certificado de habilitações referente apenas ao 1º ciclo (no meu caso, Licenciatura em Ciências Psicológicas - que, excepto para esta situação, é um documento caro e totalmente inútil). Para o 2º ciclo na candidatura usei o certificado do Mestrado Integrado visto que diplomas de 2º ciclo em Mestrados Integrados não existem (tanto quanto sei) - o funcionário disse que aí EM PRINCÍPIO (mas sem garantias) já não haveria problema, eles só querem que o 1º ciclo esteja separado visto que é a nota do 1º ciclo que conta para a avaliação.

Por isso o melhor que tens a fazer é tentar ver se consegues pedir com urgência um certificado de 1º ciclo (ou semelhante se a faculdade emitir algo do género). Infelizmente a FCT mostrou-se totalmente indisponível para resolver este tipo de situações... cheguei a levar com um comentário do género "se as faculdades não emitem os certificados como pedimos o problema é vosso", o que reflete muito da atitude da FCT face aos candidatos a bolseiros. Boa sorte!

ACosta
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por ACosta »

Jm, acho tudo isso, de facto, muito surreal!

Mas isto foi algo que mudou desde o ano passado? É que eu concorri no ano passado, não apresentei esse certificado e fui admitida a concurso...
É necessário ter média de pelo menos 14 nos dois ciclos no nosso caso? É que isso é um pouco injusto porque alguém com a licenciatura antiga, no fundo, equivalente ao mestrado integrado, só contabilizam a média de licenciatura, certo?
Toda a gente tem melhores notas nos estágios e isso sobe a média geral das pessoas; se nos contabilizam só a média o primeiro ciclo, ficámos em desvantagem (eu pelo menos fico)...

Obrigada

jmcsmsantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 19, 2013 8:37 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por jmcsmsantos »

É novidade este ano sim! Pelo que percebi, a nota de licenciatura é utilizada para ver se podes ir a concurso (menos de 14 tens de ter um artigo original para poder concorrer de todo). Nesta fase a média do Mestrado não conta para nada. Só depois de ir a concurso é que a média da Licenciatura é ponderada com a média do Mestrado para efeitos de seriação da candidatura.

Mas sim, tens toda a razão. Isto irá penalizar a maioria das pessoas que têm notas superiores nos ciclos mais avançados...

Slavomira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jan 13, 2014 6:04 pm
University/ Institute: Nenhuma de momento// Home office :o)

Mensagem por Slavomira »

Olá,
no meu caso inventar uma nota de licenciatura inexistente não faz sentido. Estou a pensar fazer uma declaração que o meu curso nunca teve duração inferior a 5 anos, a faculdade não emite estes certificados e a nota dos primeiros 3 anos é X (como o curso ainda por cima não é de Portugal, tal X corresponde a Y de acordo com a tabela da Naric).
Alguém têm alguma melhor ideia como proceder?

pmpvieira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 28, 2011 1:27 pm

Mensagem por pmpvieira »

ACosta, vi que és da Universidade do Minho. Se tiraste o curso nessa universidade, sei que a universidade te passa as notas de cada ciclo em separado. Basta ires aos serviços academicos pedir isso através de um requerimento.
Tive vários colegas a fazer isso e tiveram um documento a dizer cada uma das notas em separado.

ACosta
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por ACosta »

Estou ligada agora à Uminho mas não tirei o meu curso aqui...

Responder