Inscricao a tempo parcial

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
dianamontezuma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jun 25, 2013 11:41 am
University/ Institute: icbas

Inscricao a tempo parcial

Mensagem por dianamontezuma »

Alguém sabe se uma pessoa pode ter uma bolsa individual de doutoramento e ter uma inscricao a tempo parcial no programa doutoral? (Não trabalhando em simultâneo claro)...
Obrigada

ssneves
Sócios
Sócios
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: Inscricao a tempo parcial

Mensagem por ssneves »

Olá Diana,

Penso que a FCT não aceitará atribuir ou manter o pagamento de uma bolsa de doutoramento com uma inscrição a tempo parcial num programa doutoral.

O regulamento de bolsas da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento2013) é omisso sobre esta questão em particular, mas a atribuição da bolsa pressupõe dedicação exclusiva (e a tempo inteiro) ao plano de trabalhos (que neste caso seria o projecto de doutoramento) da bolsa (com as excepções previstas no Art. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro). Uma inscrição a tempo parcial num programa doutoral pressupõe também uma dedicação ao plano de trabalhos de doutoramento a tempo parcial, e isto não será aceite pela FCT.

Em qualquer caso, podes colocar a questão directamente à FCT, por email (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/contactos) ou pessoalmente na Loja do Cientista (http://www.fct.pt/contactos.phtml).

Boa sorte,
Susana

----------------
Susana Neves
dianamontezuma Escreveu:Alguém sabe se uma pessoa pode ter uma bolsa individual de doutoramento e ter uma inscricao a tempo parcial no programa doutoral? (Não trabalhando em simultâneo claro)...
Obrigada

ACSilva
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça dez 17, 2013 4:49 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por ACSilva »

dianamontezuma Escreveu:Alguém sabe se uma pessoa pode ter uma bolsa individual de doutoramento e ter uma inscricao a tempo parcial no programa doutoral? (Não trabalhando em simultâneo claro)...
Obrigada
Olá!

Liguei hoje para a FCT a perguntar isso mesmo, pois, antes mesmo de ter ganho a bolsa, já me encontrava a realizar doutoramento. A senhora que me atendeu disse que, se na declaração da instituição de acolhimento não constar a informação a regime parcial, não há problema, porque a FCT não tem como saber (de rir, mas pronto!).

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Mensagem por mc86 »

Depois de assinar contrato temos de fazer alguma coisa para a FCT pagar as propinas à faculdade? como por exemplo entregar papeis?
E como comprovamos na faculdade? também com algum documento?

ACSilva
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por ACSilva »

mc86 Escreveu:Depois de assinar contrato temos de fazer alguma coisa para a FCT pagar as propinas à faculdade? como por exemplo entregar papeis?
E como comprovamos na faculdade? também com algum documento?
Nos serviços académicos da minha universidade, disseram-me que bastaria entregar depois lá uma cópia do contrato com a FCT. Depois disso, o assunto propinas ficaria ao encargo da FCT e da instituição que nos acolhe.

dianamontezuma
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jun 25, 2013 11:41 am
University/ Institute: icbas

Mensagem por dianamontezuma »

ACSilva, mas a FCT fica logo a saber uma vez que ao pagar as propinas desse ano serão de um valor inferior... Isso parece me que não poderá ser bem assim, mas realmente uma resposta como essa da parte da FCT só neste país ahah

ACSilva
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por ACSilva »

dianamontezuma Escreveu:ACSilva, mas a FCT fica logo a saber uma vez que ao pagar as propinas desse ano serão de um valor inferior... Isso parece me que não poderá ser bem assim, mas realmente uma resposta como essa da parte da FCT só neste país ahah
Bem, se é assim ou não, foi o que me disseram. Também coloquei essa questão das propinas à senhora, na altura, e ela até me disse que o valor das propinas, sendo num valor inferior, até era positivo. A FCT, em termos de propinas, paga até 2750 euros ano. Se o valor for inferior, eles agradecem! Foi exatamente isto que me disseram. É tudo uma questão económica, como percebes!

Responder