SSV

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
thanix_sf88
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 28, 2013 1:40 pm
University/ Institute: Universidade de COimbra

SSV

Mensagem por thanix_sf88 »

Boa noite caros colegas...

Penso que a questão do SSV já aqui foi levantada...mas eu estou um pouco assustada...Imigrei agora para a China e acabei o meu contrato de BI em julho de 2012. Nunca me foi dito que tinha de ir à Segurança Social para cancelar este SSV, pois o que me disseram foi que o mesmo ficava automaticamente cancelado quando cessasse o contrato...Pelos visto não... E devo ter uma dívida gigantesca por esta altura! Também fui informada, segundo a minha colega também BI, que tínhamos de pagar o SSV desde o início do contrato, coisa que realmente não fizemos pois não sabíamos que tínhamos de estar integradas neste sistema...

Podiam ajudar-me??
O que posso fazer para sair desta situação?
Terei mesmo uma dívida enorme com a Segurança Social?

Um abraço*

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Re: SSV

Mensagem por DC »

"Também fui informada, segundo a minha colega também BI, que tínhamos de pagar o SSV desde o início do contrato,"

Sim e disso não há maneira de "fugires". Quanto o resto não sei responder pois essa foi a principal razão porque não aderi ao SSV. Quanto soube que assim era, já era "tarde de mais". No entanto, tenho memória que haver casos semelhantes ao teu expostos aqui no fórum e é uma questão de pesquisares...

thanix_sf88
recém-chegado
recém-chegado

Hmm..mas pagar desde o início do contrato não tem grande lógica...uma vez que só aderi já no segundo ano, ou seja, já num segundo contrato. Não achas que se tivesse de pagar desde o início a Segurança Social me deveria ter avisado? Ou que a própria FCT me deveria ter dado o dinheiro para pagar essas supostas prestações em falta...

Enfim...eu também não queria nada ter aderido a este sistema, pois já vi que é uma verdadeira dor de cabeça...

thanix_sf88
recém-chegado
recém-chegado

Além disso li isto num documento da Segurança Social a respeito deste assunto:

http://www4.seg-social.pt/documents/101 ... voluntario

3. A partir de quando se verifica a produção de efeitos de enquadramento

A partir do dia 1 do mês seguinte ao da apresentação do requerimento se o mesmo for deferido, isto é, se o interessado reunir as condições exigidas para ficar enquadrado neste regime.

Ora eu só apresentei o dito requerimento quando estava já no segundo ano da bolsa (depois de renovada) e já tinham passado seis meses...
Se tenho mesmo em falta todas as outras prestações a FCT é que tem de mas pagar primeiro, certo? E não me deveriam ter informado disto?

Um abraço,

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

A data desse documento é: Janeiro 2013.

Pode ser que tenham alterado alguma coisa... Algures em 2010 era desde o inicio do contrato apresentado. Tenta informar-te melhor...

Pessoalmente, acho que não faz sentido ter ligação ao inicio contrato, isso torna o "voluntário" algo de "involuntário". Infelizmente, nem tudo é como desejamos...

"Se tenho mesmo em falta todas as outras prestações a FCT é que tem de mas pagar primeiro, certo?" Depende com quem fizeste o contrato. Terás sempre que lhes perguntar (ao "patrão")...

"E não me deveriam ter informado disto?".. Dever deviam, na SS... Mas em Portugal há uma grande distância entre o dever e o acontecer...

thanix_sf88
recém-chegado
recém-chegado

Sim claro tens razão...Portugal é "aquele domínio...". Daí a melhor opção foi mesmo a emigrar... Enfim.... O meu patrão foi a FCT, daí eu achar isto...Bem em todo o caso, nunca fui contactada pela Segurança Social nem antes, nem agora...Também só descontei desde 2012... E tenho estes documentos que provam que nada me podem pedir..I guess...

Um grande abraço e obrigada pela ajuda :D

thanix_sf88
recém-chegado
recém-chegado

Sim claro tens razão...Portugal é "aquele domínio...". Daí a melhor opção foi mesmo a de emigrar... Enfim.... O meu patrão foi a FCT, daí eu achar que eles me deviam ter informado...Bem em todo o caso, nunca fui contactada pela Segurança Social nem antes, nem agora...Também só descontei desde 2012... E tenho estes documentos que provam que nada me podem pedir..I guess...

Um grande abraço e obrigada pela ajuda :D

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

thanix_sf88 Escreveu:Boa noite caros colegas...

Penso que a questão do SSV já aqui foi levantada...mas eu estou um pouco assustada...Imigrei agora para a China e acabei o meu contrato de BI em julho de 2012. Nunca me foi dito que tinha de ir à Segurança Social para cancelar este SSV, pois o que me disseram foi que o mesmo ficava automaticamente cancelado quando cessasse o contrato...Pelos visto não... E devo ter uma dívida gigantesca por esta altura! Também fui informada, segundo a minha colega também BI, que tínhamos de pagar o SSV desde o início do contrato, coisa que realmente não fizemos pois não sabíamos que tínhamos de estar integradas neste sistema...

Podiam ajudar-me??
O que posso fazer para sair desta situação?
Terei mesmo uma dívida enorme com a Segurança Social?

Um abraço*
Olá.

Podes ver outras intervenções no fórum, por exemplo:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=5301

Em particular, nessa thread:
pjhs Escreveu:Eu tive um problema semelhante e bastou entregar um pedido na segurança social, com comprovativos de cessação da bolsa. As dívidas foram todas anuladas...
Boa sorte.

Responder