Boa tarde a todas e todos.
Eis a pergunta que gostava de submeter ao forum:
Sou atualmente bolseiro pós-doc da FCT. Recebi um financianento para um projeto D&I no âmbito do concurso anual da Fundação BIAL. O financiamento é concedido em forma de bolsa, embora nenhuma parte do próprio será destinado a retribuição do IR do projeto. O financiamento deverá ser gasto inteiramente conforme ao orçamento. (Trata-se de um projeto de D&I em tudo similar aos apresentados nos concursos da FCT para projetos D&I "em todos os domínios científicos"; não, portanto, de um projeto "individual".) Resumindo, não vou auferir qualquer tipo de remuneração. Contudo, sendo que se trata, formalmente, de uma bolsa, o caso poderia parecer um caso de acumulação (falsamente, acho eu, pois não há acumulação de retribuição). Gostava portanto de perguntar se algum bolseiro (pós-doc ou de outro tipo) obteve financiamento pela fund. BIAL, e como resolveu esse problema. Imagino não ser o primeiro nessa situação.
Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.
Melhores cumprimentos,
Mattia
Compatibilidade projeto BIAL e bolsa FCT
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Compatibilidade projeto BIAL e bolsa FCT
Não tenho experiência dessa situação, mas imagino que seja equivalente à obtenção de financiamento de projetos por outras agências/fundações.
É importante garantir que não há financiamento extra para o investigador em causa e que esse projeto é compatível com o projeto da bolsa de pós-doc (o mesmo tema...).
A bolsa da FCT paga o recurso humano e por isso parece-me haver todo o interesse que se consigam financiamentos adicionais para o trabalho de investigação (consumíveis, deslocações, etc...).
Bom trabalho,
Tiago
É importante garantir que não há financiamento extra para o investigador em causa e que esse projeto é compatível com o projeto da bolsa de pós-doc (o mesmo tema...).
A bolsa da FCT paga o recurso humano e por isso parece-me haver todo o interesse que se consigam financiamentos adicionais para o trabalho de investigação (consumíveis, deslocações, etc...).
Bom trabalho,
Tiago
-
- recém-chegado
- Registado: quarta mar 24, 2010 2:22 pm
- University/ Institute: FLUP
Re: Compatibilidade projeto BIAL e bolsa FCT
Olá Tiago,
muito obrigado pela resposta, e desculpe não ter dito mais nada, mas como não recebi respostas nos primeiros dias, acabei por não voltar ao fórum. De qualquer forma, gostava de divulgar a posição que a FCT acabou por tomar no meu caso. Pode ser que a informação venha a ser útil para futuros bolseiros.
A FCT solicitou o envio de uma declaração minha e de uma declaração da instituição financiadora (no meu caso, a fundação BIAL) para o efeito que não auferirei qualquer tipo de remuneração através do financiamento do projeto em questão.
Parece-me uma atitude razoável e, aliás, coerente com as solicitações dirigidas pela FCT aos seus investigadores (bolseiros e não) para que consigam financiamentos extra para as suas atividades e projetos.
Cumprimentos,
Mattia
muito obrigado pela resposta, e desculpe não ter dito mais nada, mas como não recebi respostas nos primeiros dias, acabei por não voltar ao fórum. De qualquer forma, gostava de divulgar a posição que a FCT acabou por tomar no meu caso. Pode ser que a informação venha a ser útil para futuros bolseiros.
A FCT solicitou o envio de uma declaração minha e de uma declaração da instituição financiadora (no meu caso, a fundação BIAL) para o efeito que não auferirei qualquer tipo de remuneração através do financiamento do projeto em questão.
Parece-me uma atitude razoável e, aliás, coerente com as solicitações dirigidas pela FCT aos seus investigadores (bolseiros e não) para que consigam financiamentos extra para as suas atividades e projetos.
Cumprimentos,
Mattia