Confirmacao de Renovacao da BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
springsteen
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado fev 27, 2010 2:11 pm
University/ Institute: UCP

Confirmacao de Renovacao da BD

Mensagem por springsteen »

Boas,

Eu tenho uma BD que teve inicio em Outubro de 2010. Este ano, fui entregar os documentos a FCT em Julho e eles disseram-me que iriam enviar um mail a confirmar a renovacao em finais de Agosto ou inicios de Setembro. Mas ainda nao recebi nada..

Ja alguem recebeu o mail?

Obrigado!

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Confirmacao de Renovacao da BD

Mensagem por spca »

Atendendo a que pelo meio está o mês de Agosto, durante o qual provavelmente a maioria dos funcionários da FCT estaria de férias, parece-me que a demora é normal.

Boa sorte.

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

springsteen Escreveu:Boas,

Eu tenho uma BD que teve inicio em Outubro de 2010. Este ano, fui entregar os documentos a FCT em Julho e eles disseram-me que iriam enviar um mail a confirmar a renovacao em finais de Agosto ou inicios de Setembro. Mas ainda nao recebi nada..

Ja alguem recebeu o mail?

Obrigado!
Eu entreguei no final de Julho, recebi hoje o email. Ao contrário dos anos anteriores, vêm os valores todos no email pelo que creio que deixam de enviar o ofício por correio.
J

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta jan 08, 2010 6:04 pm
University/ Institute: portugal

Mensagem por Sofia.Ribeiro »

Olá,

Eu recebi na segunda feira a confirmação da renovação para o próximo ano e tinha feito o pedido em Junho.

Sou aluna de uma universidade estrangeira que me dará o grau e sem qualquer ligação a Portugal. No entanto, tendo feito um programa doutoral em Portugal antes de ir para o estrangeiro (o que sempre esteve previsto no meu plano de trabalhos: 1 ano em Portugal + 3 no estrangeiro), a FCT informou-me que à luz do novo regulamento a minha bolsa não pode contemplar mais do que 24 meses no estrangeiro pelo que por essa razão a bolsa foi renovada como bolsa no país. Há mais alguém na mesma situação?

Telefonei já para a FCT e muito secamente uma das técnicas me disse que as regras tinham mudado e que tinha que aceitar. Enviei um email a apelar para que mudem esta decisão e estou à espera de resposta...

Não havendo qualquer possibilidade de financiamento estrangeiro, quer por parte da universidade, quer por parte do orientador, e sendo impossível viver com apenas 980€, quais são as nossas possibilidades para reclamar desta decisão? Afinal de contas sempre esteve previsto que os 3 anos de investigação se passariam no estrangeiro...

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá Sofia.

Recomendo que exponhas a situação à Presidência da FCT e ao recém-nomeado Provedor do Bolseiro. Se puderes, dá conhecimento ao Apoio ao Bolseiro da ABIC para que possam ter uma ideia mais precisa do tipo de problemas que o novo regulamento e alterações ao estautto estão a causar.
Mesmo que se compreenda que queiram alterar regras por não as acharem corretas ou por não terem dinheiro para as suportar, isso deve ser feito de forma a minimizar o impacto nos processos em curso...

Bom trabalho,
Tiago

stimoteo
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mar 10, 2010 10:19 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por stimoteo »

Olá Sofia,

se puderes vai dando conta do andamento do teu processo de renovação e deste corte no pagamento do subsídio para quem está no estrangeiro.

Eu em breve também estarei no processo de renovação da BD e receio que não me financiei quase a totalidade do meu último ano no estrangeiro.

Abraço e boa sorte.

C.C.
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 07, 2010 4:07 pm
University/ Institute: FCT - UNL

Mensagem por C.C. »

Eu enviei os documentos a 2 de Agosto e ainda não recebi nenhuma confirmação. A minha bolsa é de Outubro também.

filipasff
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 28, 2012 4:48 pm
University/ Institute: porto

Mensagem por filipasff »

Olá.

Sou nova nisto mas achei que devia expôr o meu caso nas renovações de BD.

Como a minha bolsa começou em setembro, enviei os papéis necessário à renovação no final de junho. No início de Agosto, pediram-me uma nova declaração de exclusividade (sim, sou um dos bolseiros que deixou de poder dar aulas) que enviei logo no dia seguinte. No entanto, ainda não recebi o pagamento de setembro e fui informada à pouco pela FCT que tb não iria receber em Outubro. "Temos muitos pedidos pendentes" disseram-me. Queria saber se há alguma forma de contactar o provedor dos bolseiros ou outra entidade para dar conhecimento desta situação.

Obrigada

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

filipasff Escreveu:Olá.

Sou nova nisto mas achei que devia expôr o meu caso nas renovações de BD.

Como a minha bolsa começou em setembro, enviei os papéis necessário à renovação no final de junho. No início de Agosto, pediram-me uma nova declaração de exclusividade (sim, sou um dos bolseiros que deixou de poder dar aulas) que enviei logo no dia seguinte. No entanto, ainda não recebi o pagamento de setembro e fui informada à pouco pela FCT que tb não iria receber em Outubro. "Temos muitos pedidos pendentes" disseram-me. Queria saber se há alguma forma de contactar o provedor dos bolseiros ou outra entidade para dar conhecimento desta situação.

Obrigada
Ola
No caso da ABIC, para alem de esperares que vejam a tua mensagem no forum (pode demorar alguns dias ou passar despercebida no meio desta confusao de espera pelos resultados) podes enviar um email para apoio@abic-online.org

filipasff
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 28, 2012 4:48 pm
University/ Institute: porto

Mensagem por filipasff »

Olá

Obrigada. Já fiz o contacto.

mbcoelho
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 29, 2012 8:33 pm
University/ Institute: Imperial College London

Mensagem por mbcoelho »

Ola Tiago,

Eu estou mais ou menos na mesma situacao da Sofia. Tambem sou aluna de doutoramento num programa doutoral, a desenvolver o meu trabalho no Imperial College London, e a FCT ja me comunicou que os meus ultimos 7 meses de doutoramento nao serao financiados como bolsa no estrangeiro. Sabes como podemos contactar o Provedor do Bolseiro? Nao consigo encontrar nenhum contacto, nem nenhuma referencia no site da FCT.

Obrigada

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação

Ola,

Eu tambem nao consegui o contacto do provedor do bolseiro, no entanto ja enviei cartas e emails para a presidencia da FCT e para os contactos habituais mas nao acredito que va ter uma resposta favoravel... Se alguem conseguir reverter esta decisao que avise aqui no forum como o fez!

Sofia

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Também não tenho nenhum contacto do Provedor do Bolseiro.
A FCT é que devia criar e divulgar esse contacto.
A única coisa que sei a respeito foi o que veio na comunicação social: que o Prof. Arsélio Pato de Carvalho tinha sido nomeado...
Na ausência desse contacto, o contacto para a presidência parece-me uma opção plausível. No fim de contas, o Provedor deverá fazer essa ligação e enquanto não criam condições para tal...

Tiago

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
University/ Institute: Coimbra University
Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
Contacto:

Mensagem por N_C_P_de_Gloucester »

Dear Sofia Ribeiro and M. B. Coelho:

Are you victims of illegal actions? You could try asking lawyers for help. You can search for messages by me about getting gratis lawyers, for example:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 107#p25107

Good luck.

Sofia.Ribeiro
investigador em formação
investigador em formação

Eu estou neste momento à espera da resposta da FCT ao meu pedido. Após várias cartas e emails, pediram um parecer do meu orientador de como a universidade não poderia majorar a quantia da bolsa e de como regressar a Portugal poria em causa o desenvolvimento do plano de curso por eles aprovado.

Estou com muitas esperanças de obter uma resposta positiva... quando tiver respostas concretas vou postar no forum para que outros na mesma situação saibam como proceder...

Quanto a falar com advogados, bem não há dinheiro para isso e acredito que apenas como um todo conseguiríamos algo. Mas infelizmente não vejo os bolseiros unidos para tal...

--------

I'm currently waiting for the response to my request. After several letters, FCT requested a formal letter from my supervisor on how the university could not help financially and how returning to Portugal would be extremely counterproductive.

As soon as I hear from them I will make a post with the answer, so that way people in the same situation know how to proceed ...

It is very expensive to involve lawyers and I cannot afford it. And I also believe that we could only achieve something if we act as a whole...

N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
University/ Institute: Coimbra University
Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
Contacto:

Mensagem por N_C_P_de_Gloucester »

Sofia Ribeiro Escreveu:"[. . .]

Quanto a falar com advogados, bem não há dinheiro para isso e acredito que apenas como um todo conseguiríamos algo. [. . .]

--------

[. . .]

It is very expensive to involve lawyers and I cannot afford it. [. . .]"
Dear Sofia Ribeiro:

I indicated to you how to get a gratis lawyer.

Responder