Os comentários são os mais diversos:
-"Levam 2 meses a pagar."
-"Depois recebes em retroactivos."
-"No meu ano também levaram imenso tempo a pagar."
-"Entreguei o contrato assinado em Janeiro. Disseram que ía receber em Março e já estamos no mês de Abril. Agora disseram-me que é em Maio, mas já disseram a outro bolseiro que só em Junho."
Talvez seja difícil perceber, mas nada disto me agrada nem motiva.
Tudo me parece uma enorme falta de responsabilidade, conformismo e, perdoem-me as palavras, desleixo. Irresponsabilidade no cumprimento de um contrato e de um compromisso. Irresponsabilidade em colocarem os investigadores deste país (que merecem melhor apreço do que aquele que tem sido demonstrado) em situações desesperantes, sem dinheiro para comprar um passe para poderem vir trabalhar nos projectos de investigação aos quais estão associados (pergunto-me que relatório de actividades serão apresentados, se os projectos não têm os investigadores a trabalhar?), sem poderem pedir mais empréstimos bancários por não terem dinheiro para as prestações, não imaginarem como vão pagar as contas domésticas no próximo mês ou debatem-se entre comprar fraldas para o filho ou pagar a conta da água. Garanto-vos que nem os bancos, nem o meu senhorio se importam com retroactivos.
Se foi assim antes, foi vergonhoso e não deveria continuar a ser vergonhoso. Assumam compromissos quando puderem cumpri-los. Se o argumento é um outro que já ouvi - "A FCT está com falta de pessoal e não conseguem dar vazão ao volume de trabalho" - ofereço-me como voluntária. Quem precisa de ajuda, pede. Vergonha é deixarem investigadores a viverem como pedintes. E estamos todos à espera da luz ao fundo do túnel, que nunca aparece.
Início de Pagamento de Bolsas de Doutoramento 2012: Quando?
-
- recém-chegado
- Registado: segunda abr 23, 2012 2:47 pm
- University/ Institute: FLUL