Não encontro nada que refira a (im)possibilidade de orientação de teses por parte dos bolseiros PhD. Refiro-me tanto a orientações pagas como orientação que não implicam o pagamento de honorários.
Já alguém orientou teses de mestrado? Pediram autorização?
c
orientação de teses por parte dos bolseiros
-
- investigador em formação
- Registado: domingo jul 31, 2011 5:19 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: orientação de teses por parte dos bolseiros
Olá, durante o meu mestrado fui co-orientado por um aluno de doutoramento. Penso que a resposta que procuras é que isso não tem a ver com a FCT mas sim com a universidade em questão. À partida, diria eu, não há problema.
Cumps.
Cumps.
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado abr 18, 2009 10:29 pm
- University/ Institute: FPCEUC
Pois, percebo... Eu é que tenho sempre dúvidas sobre as actividades para as quais temos q pedir autorização à fct...
(e ainda um dia destes falava com alguém que me disse que sempre fez coisas "paralelas" e que nunca pediu autorização para nada e eu não consigo fazer nada que não peça autorização para.. o que por vezes me atrasa muitas coisas pq nem sempre a resposta vem a tempo ou exigem várias declarações relativas à actividade em questão)
obrigada
(e ainda um dia destes falava com alguém que me disse que sempre fez coisas "paralelas" e que nunca pediu autorização para nada e eu não consigo fazer nada que não peça autorização para.. o que por vezes me atrasa muitas coisas pq nem sempre a resposta vem a tempo ou exigem várias declarações relativas à actividade em questão)
obrigada
Se for uma orientação não paga e inserida no teu trabalho de PhD, creio que não haverá nada contra (e até é aconselhável para "ganhares currículo"). E mesmo que não se insira no teu trabalho de PhD, desde que não seja paga, creio que nada no regulamento o impede.crmartins Escreveu:Não encontro nada que refira a (im)possibilidade de orientação de teses por parte dos bolseiros PhD. Refiro-me tanto a orientações pagas como orientação que não implicam o pagamento de honorários.
Já alguém orientou teses de mestrado? Pediram autorização?
c
Se for pago, aí já entra a cláusula de exclusividade...
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado abr 18, 2009 10:29 pm
- University/ Institute: FPCEUC
[
Se for uma orientação não paga e inserida no teu trabalho de PhD, creio que não haverá nada contra (e até é aconselhável para "ganhares currículo"). E mesmo que não se insira no teu trabalho de PhD, desde que não seja paga, creio que nada no regulamento o impede.
Se for pago, aí já entra a cláusula de exclusividade...[/quote]
Tive sempre alguma dificuldade se a exclusividade de refere a exclusividade de tempo dedicado ou se de valores recebidos. Se é de tempo dedicado, mesmo que nada receba ($) eu teria de pedir autorização para realização de qq actividade extra (como uma orientação).
Quando falas da exclusividade, referes-te á necessidade de pedir autorização para poder auferir de um valor relativo à orientação, caso se aplique?
mt obgd
c
Se for uma orientação não paga e inserida no teu trabalho de PhD, creio que não haverá nada contra (e até é aconselhável para "ganhares currículo"). E mesmo que não se insira no teu trabalho de PhD, desde que não seja paga, creio que nada no regulamento o impede.
Se for pago, aí já entra a cláusula de exclusividade...[/quote]
Tive sempre alguma dificuldade se a exclusividade de refere a exclusividade de tempo dedicado ou se de valores recebidos. Se é de tempo dedicado, mesmo que nada receba ($) eu teria de pedir autorização para realização de qq actividade extra (como uma orientação).
Quando falas da exclusividade, referes-te á necessidade de pedir autorização para poder auferir de um valor relativo à orientação, caso se aplique?
mt obgd
c
Olá.crmartins Escreveu: Tive sempre alguma dificuldade se a exclusividade de refere a exclusividade de tempo dedicado ou se de valores recebidos. Se é de tempo dedicado, mesmo que nada receba ($) eu teria de pedir autorização para realização de qq actividade extra (como uma orientação).
mt obgd
c
Quanto à exclusividade, refiro-me ao que está no regulamento (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt, art 25) / Estatuto do Bolseiro (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatut ... anexo_art5, Art 5)
Concretamente, o Art 5, ponto 2 do Estatuto do Bolseiro diz:
O que na prática, em meu entender (de leigo em matéria de leis), reduz a necessidade de pedido de autorização às actividades remuneradas.2. O desempenho de funções a título de bolseiro é efectuado em regime de dedicação exclusiva, não sendo permitido o exercício de qualquer outra função ou actividade remunerada, pública ou privada, incluindo o exercício de profissão liberal, salvo o disposto nos números seguintes. (...)
Acho que o "espírito" da lei seria dedicares 100% do teu tempo à bolsa, e como tal, pedires autorização a tudo, mas actividades "voluntárias" podem ser sempre consideradas como parte dos teus tempos livres. Desde que vás apresentando pareceres positivos do teu orientador, creio que não há como a FCT te "pegar", em termos de estares a fazer algo ilegal, por estares a orientar pessoas.
Agora, se é positivo para ti ou para o teu trabalho orientar pessoas, ou fazer actividades científicas em projectos paralelos (normalmente pedidas pelo orientador) que te permitam ter mais artigos, comunicações e currículo, isso são outras questões que ultrapassam, a meu ver, o ter ou não de pedir autorização à FCT.