Alteração de tema

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
CristinaC
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Alteração de tema

Mensagem por CristinaC »

Boa tarde a todos,

Estou a meio do meu doutoramento e o caminho que segui acabou por ser diferente daquele que foi proposto aquando da minha candidatura à bolsa de doutoramento.

Não devo ser o 1º nem certamente o último caso... nestas situações, a FCT pode rejeitar a minha tese por ser diferente do que foi proposto inicialmente?

A instituição de ensino e o orientador não mudaram.

Obrigada pela ajuda!

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteração de tema

Mensagem por spca »

Olá.

Em princípio a FCT não deve levantar grandes problemas.
Mas se achas que o caminho que estás a seguir é MUITO diferente do que propuseste inicialmente (e em particular se isso significar uma mudança de título da tese ou alteração radical de objectivos), talvez seja melhor para tua defesa pedires uma alteração do plano de trabalhos que reflita essas alterações, devidamente acompanhada de um parecer do teu orientador..
Se os objectivos são mais ou menos os mesmos, não mudares o título da tese, e não houver nada que salte imediatamente à vista de um funcionário da FCT ao olhar para a tua tese sem a ler com muita atenção, acho que o melhor é não dizeres nada.

Bom trabalho

CristinaC
cientista regular
cientista regular

Mensagem por CristinaC »

Olá, obrigada pela tua resposta!

O título será diferente, certamente, mas julgo que isso seja algo comum. O tema é que acabou por tomar um rumo diferente. A verdade é que, quando submeti a candidatura, o projecto não estava fechado em termos de objectivo. Ou seja, era genérico, até porque na altura ainda não sabia bem o que fazer.

A minha dúvida é se há, de facto, alguém na FCT a ler as nossas teses, comparar com a candidatura, etc... Eu diria que não, mas queria confirmar com quem tivesse mais experiência sobre isto.

spca

Mensagem por spca »

Não há em princípio ninguém a ler as teses com atenção na FCT. Quanto muito olharão para a capa, resumo/Abstract e agradecimentos.
Mas certamente verão uma mudança de título da tese (que é a primeira coisa que se vê na capa), pelo que nesse caso deves requerer a alteração do programa de trabalhos.
Aconselho a que contactes a FCT para saber o procedimento exacto - id.bolsas@fct.mctes.pt indicando a referência da tua bolsa no Assunto e corpo da mensagem
Ninguém te irá prejudicar se pedires isso.
Imagino que se concluíres a tese sem pedir alteração do programa de trabalhos a FCT não te prejudicará, mas poderás ter algumas chatices.

Bom trabalho

spca

Mensagem por spca »

Ou em alternativa, se calhar até melhor, não faças nada agora, e quando chegares ao teu 4º ano de bolsa, então pedes alteração do plano de trabalhos, ou do título da tese, ou o que acharem melhor, justificando a alteração com o evoluir dos trabalhos, e entretanto tendo-te aconselhado com a própria FCT com o que terás de fazer.
À FCT o que interessa é que concluas a tese com sucesso, e não te esqueças de lhes agradecer o patrocínio nos Agradecimentos da tese e em todos os artigos e comunicações que resultarem do teu doutoramento.
Mas acho melhor pedires esta alteração pois sendo mudança no título da tese é quase impossível passar despercebida, e é um bocado "desrespeitador" teres concorrido com um projecto, apresentares outro diferente e não teres dado cavaco nenhum à FCT, que está a financiar esse trabalho.
No meu caso aconteceu algo semelhante (concorri com uma coisa genérica e no final alterei o título da tese) e foi apenas mandar um papel a requerer essa alteração acompanhado de um parecer do orientador a apoiar essa mudança. É certo que já foi há uns anitos (2005) mas o processo não deve ter mudado muito. Acho que não justifica arriscares a ser chamado/a à atenção.

CristinaC
cientista regular
cientista regular

Mensagem por CristinaC »

O problema é que já estou no 4º ano do doutoramento e, se tudo correr bem, conto entregar a tese nos próximos meses. Será que não há por aí mais experiências?

Responder