Sobretaxa Extraordinária

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
MartaSa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: INIA

Sobretaxa Extraordinária

Post by MartaSa »

Boa tarde.

Desde mais gostaria de agradecer aos responsáveis pela criação de um local onde podemos colocar todas as dúvidas sobre o nosso estatuto.

Bem sei que ainda nada está estabelecido sobre esta "taxa extraordinária", mas intriga-me se os bolseiros vão ter de contribuir ou não... alguém sabe uma resposta?

Andei a fazer uma ligeira pesquisa sobre o assunto, e do que ouvi do discurso do ministro, esta taxa irá ser aplicada sobre os rendimentos colectáveis. No site da ABIC, a única coisa que se menciona sobre o assunto é que "As bolsas de doutoramento não são rendimentos colectáveis, e não há que preencher o IRS por causa delas." No entanto, a minha bolsa não é de doutoramento, portanto, fiquei na mesma!

Toda a gente fala dos recibos verdes, dos pensionistas... e os bolseiros? Em que é que ficamos?

Muito obrigado
Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Re: Sobretaxa Extraordinária

Post by Mush »

MartaSa wrote:Boa tarde.

Desde mais gostaria de agradecer aos responsáveis pela criação de um local onde podemos colocar todas as dúvidas sobre o nosso estatuto.

Bem sei que ainda nada está estabelecido sobre esta "taxa extraordinária", mas intriga-me se os bolseiros vão ter de contribuir ou não... alguém sabe uma resposta?

Andei a fazer uma ligeira pesquisa sobre o assunto, e do que ouvi do discurso do ministro, esta taxa irá ser aplicada sobre os rendimentos colectáveis. No site da ABIC, a única coisa que se menciona sobre o assunto é que "As bolsas de doutoramento não são rendimentos colectáveis, e não há que preencher o IRS por causa delas." No entanto, a minha bolsa não é de doutoramento, portanto, fiquei na mesma!

Toda a gente fala dos recibos verdes, dos pensionistas... e os bolseiros? Em que é que ficamos?

Muito obrigado

Ola
Eu penso que nao se aplica aos bolseiros, mas isto é apenas a minha opiniao.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Sobretaxa Extraordinária

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

O que se fala é que a sobretaxa será aplicada, na prática, em sede de IRS. Como os rendimentos das bolsas de investigação (de doutoramento ou outras) não são colectáveis por falta de enquadramento, não seremos afectados.
Além disso, se a sobretaxa é sobre o subsídio de Natal, também não nos tocaria: não temos nenhum...

Bom trabalho.
Tiago
Post Reply