Acitividade Profissional BD - Dúvidas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
sophronia25
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UAL

Acitividade Profissional BD - Dúvidas

Post by sophronia25 »

Boa tarde!

Estou a acabar de preencher a minha candidatura para a bolsa de doutoramento. E queria só me ajudassem a esclarecer uma questão, pois a FCT demora demasiado tempo a responder aos e-mails.

Até ao momento tenho desenvolvido uma actividade profissional como artista independente e não me encontro vinculada a nenhuma instituição ou contrato. Pensei que o mais honesto seria responder "não" na secção do formulário onde se pergunta se tenciona manter uma actividade profissional.

Talvez seja impressão minha, mas a pergunta está mal formulada. Não é se a pessoa tenciona, mas se prevê. Tenho entendido que o candidato tem de apresentar documentação sobre actividade profissional. Eu não posso apresentar documentação porque não tenho nada previsto em concreto, ainda que gostaria de conseguir um posto de trabalho na Universidade onde quero estudar.

Se surgisse essa possibilidade, poder-se-ia comunicar à FCT posteriormente?

Outra dúvida que tenho é:

No regulamento está especificado que remuneração de direitos de autor e propriedade industrial está permitida e é compatível com a bolsa. Eu tenho obras artísticas realizadas antes da minha candidatura à bolsa e doutoramento. Poderia, então, participar em exposições de arte e festivais, já que é uma actividade artística pontual?

Consultei as dúvidas de outros usuários semelhantes a esta, mas que não respondiam às minhas perguntas em concreto.

Estaria muito agradecida se alguém me pudesse ajudar.

Muito Obrigada
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Re: Acitividade Profissional BD - Dúvidas

Post by spca »

Quanto à exclusividade, acho melhor responderes que não tencionas manter actividade profissional, e se surgir alguma coisa, logo comunicas.
Nota que a prática tem sido só permitir acumulação de até 4 horas de aulas no ensino superior com bolsa, e terás de fazer "prova de exequibilidade do programa de trabalhos" que possivelmente demorará alguns meses até ter resposta, durante os quais ficas sem receber (mas depois creio que recebes com retroactivos se houver aprovação).
Quanto às exposições, desde que não exijam que lhes dediques muito tempo (ou pelo menos para além da tolerância do teu orientador) e não recebas dinheiro por isso, poderás certamente. Se receberes dinheiro mas for de trabalhos anteriores à bolsa, provavelmente cairá na propriedade intelectual/direitos de autor e será compatível com a bolsa, mas terás sempre de comunicar e confirmar à FCT. Se for coisas feitas depois do início da bolsa, tens de perguntar à FCT - mas sejamos realistas, duvido muito que a FCT se vá pôr a inspeccionar os teus quadros para ver a data em que os pintaste.

Boa sorte.
Post Reply