Bolsa Doutoramento-Química (Nanotecnologia)

Concursos para bolsas, empregos ou casas para alugar. Pede-se que se encontre no universo do bolseiro.
Post Reply
ppinto2011
recém-chegado
recém-chegado
Posts: 2
Joined: Wed May 25, 2011 7:29 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Bolsa Doutoramento-Química (Nanotecnologia)

Post by ppinto2011 »

Bolsa de Doutoramento para Licenciado/Mestre na área da Química

Instituição: GABAI, Departamento de Química, Faculdade de Farmácia, Universidade do Porto
Posição: Bolsa de Doutoramento para Mestre/Licenciado em áreas da Química (Química, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas e Engenharia Física e Química).

Anúncio: Encontra-se aberta a recepção de manifestações de interesse para eventual apresentação de candidatura a uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) na área da nanotecnologia. As funções do seleccionado serão desempenhadas nas instalações do Grupo de Análises Bioquímicas Ambientais e Industriais (GABAI), no Departamento de Química da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Tema do projecto: A área da nanotecnologia está difundida por diversos sectores, sendo um dos relevantes o das aplicações biomédicas. À medida que a variedade e aplicações de nanopartículas (NPs) aumentam, cresce a preocupação com o potencial tóxico destes materiais. Uma avaliação detalhada dos factores que influenciam a biocompatibilidade e/ou toxicidade de NPs é crucial para o desenvolvimento seguro e sustentável desta tecnologia emergente. Neste contexto, o projecto actual pretende contribuir para o estabelecimento de relações entre as características das NPS, e o seu impacto na actividade e conformação das enzimas. Os resultados reunidos e o conhecimento adquirido sobre os eventos a nível molecular, permitirão obter conclusões sobre a toxicidade dos materiais ou o potencial para serem usadas, em aplicações biomédicas, no diagnóstico ou tratamento de doenças. Estes estudos de interação enzima-NP pretendem: 1) obter informação sobre a possível toxicidade de NPs usando enzimas com actividade em seres vivos e 2) monitorizar os conjuntos NPs-enzimas para uso na terapêutica em face dos resultados de toxicidade. Pretende-se que os testes in-vitro desenvolvidos contribuam para identificar os riscos e perigos das NPs e que promovendo a avaliação ambiental conduzam mais rapidamente à produção de NPs para uso terapêutico.

Actividades a desempenhar:
‐ Síntese e caracterização de nanopartículas
‐ Imobilização de enzimas em nanopartículas
- Implementação de estudos de interacção enzima-nanopartícula para averiguação de actividade e toxicidade das nano-estruturas
- Planeamento, montagem e optimização de sistemas automáticos para implementação dos ensaios enzimáticos
‐ Interpretação de resultados
‐ Escrita de publicações científicas em revistas de circulação internacional
- Elaboração de comunicações em conferências e seminários

Perfil do Candidato:
‐ Licenciatura/Mestrado em Química, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas e Engenharias (e outros com forte componente Química) concluída com média igual ou superior a 16 valores
‐ Experiência laboratorial em Química
- Motivação para trabalho de laboratório
‐ Bom domínio da língua Inglesa falada e escrita

Documentos de Candidatura: os candidatos deverão enviar carta de motivação e CV conciso (máx. 3 pág.) para lsaraiva@ff.up.pt, indicando a referência Nano2011 no assunto do e-mail.
Processo de Selecção: após uma primeira fase de análise documental dos CVs, será efectuada uma entrevista aos candidatos com melhores perspectivas de virem a ser seleccionados para concorrerem a uma bolsa individual BD no âmbito dos prazos legais fixados pela FCT-MCTES. Este processo decorrerá até início de Junho de 2011, sendo expectável uma decisão em meados do mesmo mês. Esta decisão não terá carácter vinculativo, pois não se pode sobrepor à candidatura oficial a BD individual através da FCT-MCTES (data a anunciar).
Post Reply