Olá. Sou bolsista de doutorado CNPq, e me ofereceram fazer o doutorado em outro país. Queria saber duas coisas: a) se desistir da bolsa, preciso devolver o que já me foi pago ao CNPq? e b) há conflito em ter bolsas de outros organismos de financiamento fora do Brasil?
Obrigada. Filo.
Doutorado simultâneo
Re: Doutorado simultâneo
Cara Filomena,Filomena wrote:Olá. Sou bolsista de doutorado CNPq, e me ofereceram fazer o doutorado em outro país. Queria saber duas coisas: a) se desistir da bolsa, preciso devolver o que já me foi pago ao CNPq? e b) há conflito em ter bolsas de outros organismos de financiamento fora do Brasil?
Obrigada. Filo.
Creio que os frequentadores do fórum são em geral portugueses ou trabalham em Portugal. Talvez poucas pessoas aqui estejam por dentro da situação no Brasil.
Se fosse no caso da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia, organismo do Estado Português que financia bolsas de investigação/doutoramento, projectos etc) não terias de devolver a bolsa em caso de desistência, mas terias de avisar da desistência com 30 dias de antecedência. E não poderias ter bolsa de outro financiador sem a autorização expressa da FCT - mas a investigação que fazes poderia ser financiada por projectos da FCT ou outros organismos.