Bolsa FCT e propinas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Thinksamuel
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: CITAR

Bolsa FCT e propinas

Post by Thinksamuel »

Tenho a sorte de receber uma bolsa da FCT este ano mas so vai começar em Abril 2011 em vez de Janeiro. A minha pergunta tem a ver com as propinas: a FCT vai pagar as propinas para todo ano lectivo ou apenas para Abril, Maio e Junho?
vedumarques
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UTL

Re: Bolsa FCT e propinas

Post by vedumarques »

Thinksamuel wrote:Tenho a sorte de receber uma bolsa da FCT este ano mas so vai começar em Abril 2011 em vez de Janeiro. A minha pergunta tem a ver com as propinas: a FCT vai pagar as propinas para todo ano lectivo ou apenas para Abril, Maio e Junho?
Também gostava de saber, acabei por perguntar coisa parecida mais acima:

Concorri a BD no 2º ciclo de 2010 e a bolsa foi-me atribuida;no concurso estava estipulado que a bolsa teria início "não antes de 01-01-2010". Agora, nas instruções (informação adicional) a FCT determina que só poderá ter início "em data não anterior a 01-04-2011".
Quer isto dizer que não me vão pagar as propinas do primeiro semestre do curso de doutoramento que teve início em Out de 2010?? Alguém me sabe responder aisto??

Vedu
nitta
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: INESC Porto

Post by nitta »

Olá,

Penso que será algo que deverão esclarecer junto dos serviços académicos da vossa universidade. Terá a ver com os regulamentos das propinas de cada universidade.
No entanto posso dar um exemplo do que aconteceu a uma amiga minha:

Ela consegui bolsa no 2º ciclo de avaliação e começou à data de 1 de Janeiro de 2010. Entretanto já estava inscrita no programa doutoral da universidade no ano lectivo 2009/2010, o que significa que só teve bolsa da FCT no que equivale ao 2º semestre.
A universidade pediu-lhe então o montante respeitante ao 1º semestre, já que a FCT paga anualmente e não em relação a anos lectivos. Contactámos a FCT, mas não nos souberam esclarecer quanto ao dever dela de pagar ou não...
Junto da nossa universidade fizemos então um requerimento para solicitar a redução do valor das propinas para o ano académico de 2009/2010. Seguindo um artigo dos regulamentos conseguimos uma redução de 60% do valor da propina para esse ano (ela estava ligada a um lab de investigação com acordo com a universidade). Significa então que teve apenas de pagar 40% do valor da propina para o ano académico de 2009/2010. E este montante assim já conseguiu ser coberto pelo valor que a FCT disponibilizou para o ano de 2010, e ela acabou por não ter de pagar nada.

Mas lá está, depende da vossa universidade, pelo que a melhor coisa é esclarecerem-se junto deles.

Boa sorte.
vedumarques
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UTL

Post by vedumarques »

nitta wrote:Olá,

Penso que será algo que deverão esclarecer junto dos serviços académicos da vossa universidade. Terá a ver com os regulamentos das propinas de cada universidade.
No entanto posso dar um exemplo do que aconteceu a uma amiga minha:

Boa sorte.
Obrigado pela informação.Vou tentar pagar a totalidade do ano lectivo 2010/2011 numa só prestação depois de confirmada a bolsa da FCT. Vamos ver se a universidade e a FCT vão nisso...Acho imoral que a FCT diga em concurso que a bolsa só poderá ser concedida a partir de Janeiro de 2011 e depois adie para Abril de 2011.

Vedu
Post Reply