SSV e estágios profissionais do IEFP

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
catalyzing
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Aveiro

SSV e estágios profissionais do IEFP

Post by catalyzing »

Boa tarde,

Estive a pesquisar no fórum e não encontrei tema relacionado com a minha dúvida, pelo que tomo a liberdade de criar um novo tópico.
Sou BIIC, terminarei em Dezembro a minha bolsa, sem renovação. Paguei o SSV durante aproximadamente 2 anos, pois não pensei que pudesse interferir com a possibilidade de efectuar um dos estágios do IEFP (profissional, inovjovem, ou outros). No entanto, hoje não estou tão segura disso.
Alguém me sabe esclarecer a dúvida, sobre se reúno as condições para efectuar um estágio deste género?
Pela lógica, creio que deveria poder, pois o contrato de BIIC não é considerado emprego, e porque nem temos direito a subsídio de desemprego. Nunca tive um contrato de trabalho, pelo que pensei reunir as condições para um eventual estágio do género.
No entanto, liguei para o IEFP, e disseram-me que não importa se é um contrato de bolseiro ou não, que o que importa é se foi declarada remuneração na segurança social durante os ultimos 9 meses ou não. Ora,

1. A bolsa é considerada remuneração?
2. Então, se eu tivesse optado por não pagar o SSV, já poderia fazer este estágio?

Eu não estou colectada nas finanças, pois como referi nunca tive um contrato de trabalho.

Alguém me conseguirá ajudar?

Obrigada!
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Re: SSV e estágios profissionais do IEFP

Post by spca »

Do que me disseram no IEFP em Julho passado (descontei para o SSV durante a BD, terminada em 2003, mais outros descontos SSV não ligados a bolsa e descontos de menos de 1 ano de trabalho) é que em princípio não contaria por não ter estado com estatuto de trabalhador (ie, continuaria com os benefícios de quem nunca tivesse descontado, ex. estágios profissionais com bolsa), mas a Seg Social teria sempre a última palavra.
Post Reply