renovação de bolsa de pos-doc

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Carmen
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade de Poitiers/Universidade dos Açores

renovação de bolsa de pos-doc

Post by Carmen »

Bom dia a todos
Sou bolseira de pos-doc com inicio da bolsa a 1 de Fevereiro deste ano. No entanto surge-me uma duvida a nivel da renovação da mesma. Na candidatura tinha posto como duração da bolsa 36 meses.
Fui ver no regulamento e a nivel dos documentos a enviar para renovação apenas é necessario enviar uma carta de pedido de renovação e o parecer do(s) orientadores. Pensava que era necessario enviar um relatorio, mas pelos visto não (so para o segundo triénio!). Sera que me podem confirmar esta informação?
Vi no forum que se podia enviar por mail os documentos para id.bolsas@fct.mctes.pt! Sera que nao ha problemas em enviar por mail? Eles continuam a aceitar este tipo de envio?
Quanto à data limite de envio dos docs para um pos-doc, vi que era 60 dias antes do inicio do novo periodo da bolsa. Temos mesmo que seguir este prazo? Por exemplo para mim tenho que enviar em finais de Novembro imperativamente?

Um muito obrigada
Carmen
Carmen
ssneves
Sócios
Sócios
University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa

Re: renovação de bolsa de pos-doc

Post by ssneves »

Carmen wrote:Bom dia a todos
Sou bolseira de pos-doc com inicio da bolsa a 1 de Fevereiro deste ano. No entanto surge-me uma duvida a nivel da renovação da mesma. Na candidatura tinha posto como duração da bolsa 36 meses.
Fui ver no regulamento e a nivel dos documentos a enviar para renovação apenas é necessario enviar uma carta de pedido de renovação e o parecer do(s) orientadores. Pensava que era necessario enviar um relatorio, mas pelos visto não (so para o segundo triénio!). Sera que me podem confirmar esta informação?
Vi no forum que se podia enviar por mail os documentos para id.bolsas@fct.mctes.pt! Sera que nao ha problemas em enviar por mail? Eles continuam a aceitar este tipo de envio?
Quanto à data limite de envio dos docs para um pos-doc, vi que era 60 dias antes do inicio do novo periodo da bolsa. Temos mesmo que seguir este prazo? Por exemplo para mim tenho que enviar em finais de Novembro imperativamente?

Um muito obrigada
Carmen
Cara colega:
Efectivamente já não é preciso enviar um relatório do trabalho e actividades desenvolvidas no primeiro ano (ou segundo ano) de pós-doc (ou doutoramento) para pedir a renovação da para o 2º ano (ou 3º ano). O relatório detalhado (assim como um plano de trabalhos para o 2º triénio) só é necessário para pedir a renovação das bolsas de pós-doc para o 2º triénio.
Para a renovação da bolsa para o 2º ano deve enviar uma carta sua à FCT, a pedir a renovação da bolsa, junto com um parecer do(s) orientador(es) onde se descreva brevemente o trabalho que a colega realizou (e publicou, se for o caso) no 1º ano da bolsa.
Sim, convém cumprir os prazos estipulados pelo regulamento - O pedido de renovação de bolsa deve ser enviado pelo menos 60 dias antes do fim do primeiro (o mesmo se aplicará no segundo ano de bolsa). E como agora o processo foi simplificado, pois já não é necessário um relatório anual, não há razão para atrasar o envio do pedido de renovação. Desde que o parecer do orientador seja positivo, não haverá com certeza problemas na renovação da bolsa.

Boa sorte para o seu trabalho.
Susana
Carmen
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade de Poitiers/Universidade dos Açores

Re: renovação de bolsa de pos-doc

Post by Carmen »

Bom dia Susana
E muito obrigada pela tua rapida resposta!
Carmen
Post Reply