Bolseiros IRS

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
jor_bb
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IST

Bolseiros IRS

Post by jor_bb »

Boa Tarde,

No ano de 2009 só tive rendimentos provenientes de uma bolsa de investigação da FCT, logo não tenho rendimentos colectaveis a nivel de IRS. No ano de 2008 tive rendimentos (não relativos a bolsa) e fiz a declaração IRS. A minha duvida é se preciso de fazer a declaração pois já apresentei uma no ano de 2008 ou não. E como posso fazer uma declaração a zero. Alguem está na mesma situação?
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Bolseiros IRS

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Não sei se tens de entregar declaração de IRS este ano. Há uns tempos, ouvi que a partir do momento que se começa a entregar, se devia entregar todos os anos. No entanto, não sei se a informação é verdadeira.
Quanto à entrega da declaração a zeros, acho que on-line é possível preenchendo apenas a página relativa aos "dados pessoais", sem entregar o anexo relativo aos rendimentos, já que não tiveste nenhuns rendimentos colectáveis.
Pelo bom-senso, eu diria que deve ser indiferente um procedimento ou outro. Se por acaso no futuro fores inspeccionado pelas finanças e te perguntarem sobre o ano de 2009, podes sempre dizer que não tiveste rendimentos colectáveis em sede de IRS: apenas uma bolsa de investigação.
Mas o melhor talvez seja perguntares em algum serviço de finanças...

Tiago
vera.ff
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade Utrecht

Post by vera.ff »

Olá Tiago,

Acabo de saber do meu contabilista que não preciso de fazer irs a zeros, apenas preciso de uma certidão pedida nas finanças. Esta informaçáo está correcta? É o primeiro ano em que não faço Irs, por isso não sei como se processa. E o meu procurador (vivo no estrangeiro) precisa de levar algum documento da FCT?
Obrigada pela ajuda,
Vera
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

vera.ff wrote:Olá Tiago,

Acabo de saber do meu contabilista que não preciso de fazer irs a zeros, apenas preciso de uma certidão pedida nas finanças. Esta informaçáo está correcta?
Olá Vera.

O teu contabilista saberá bem melhor estas coisas do IRS do que eu. Se ele diz isso, então a informação estará correcta. Imagino que a declaração seja a dizer que não tiveste rendimentos colectáveis durante o ano de 2009.
vera.ff wrote:E o meu procurador (vivo no estrangeiro) precisa de levar algum documento da FCT?
Acho que não, mas por salvaguarda, pode sempre levar uma cópia do e-mail que recebes relativo ao pagamento da bolsa, onde é referido que o montante que te pagam é isento de IRS.

Boa sorte.
Tiago
Post Reply