Candidaturas a bolsa de doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
flaps
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ITQB-UNL

Candidaturas a bolsa de doutoramento

Post by flaps »

Caros colegas,

em 2008 candidatei-me a BD na área das Ciências Biológicas e não consegui bolsa. As possibilidades eram remotas devido à média com que acabei o curso mas de qualquer forma quis tentar.

Em 2009 resolvi não concorrer. Nem sequer vi se alguma coisa tinha mudado. Estou a ponderar concorrer na próxima oportunidade. Fui ver como se processou a avaliação em 2009 e parece-me que existiram alterações: entendi mal ou uma licenciatura pré-bolonha de 14 valores valia 2.5 e agora vale 1.5?

Gostava ainda de perceber o que se passa na 2ª fase. Pelo que percebi na primeira fase são eliminados todos os candidatos com menos de 4.1, mas na 2ª fase alguns dos que foram excluídos são repescados. Sabem dizer-me quais são os critérios?

Agradeço desde já as respostas.
Paulo Rodrigues
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Candidaturas a bolsa de doutoramento

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Entre a primeira e a segunda fase cria-se uma chamada zona cinzenta de candidatos. Estes candidatos têm classificação inferior à do último candidato com bolsa, mas ainda não têm a sua candidatura recusada. A candidatura está dependente dos resultados da segunda fase, onde podem ter ou não bolsa: depende da qualidade dos candidatos da segunda fase. Se a linha de corte for inferior, alguns terão bolsa; se for igual à primeira fase, então os candidatos da zona cinzenta não terão bolsa.

Tiago
ISofiaOliveira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Coimbra

Post by ISofiaOliveira »

Olá Tiago!

Sei que há outro tópico para isto mas pareces ser a pessoa mais bem informada do forum....

Eu fiquei em primeiro lugar da zona cinzenta e não consigo perceber se ponho recurso agora ou só quando vier a decisão final? Sabes se nos últimos anos tem havido muita gente a ser repescada?

Obrigado pela ajuda!
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Não tenho ideia do volume de repescagens, mas o que tem sido comentado aqui no fórum é que quem está próximo da linha de corte deve tentar a sua sorte.
Relativamente ao momento adequado para o fazer, eu acho que se as argumentações para reclamar da classificação têm base administrativa (erro na média considerada, na classificação da instituição de acolhimento, nos documentos analisados, etc.), deve-se reclamar na Audiência Prévia. Se as argumentações têm base científica, como sejam comentários relativamente ao plano de trabalhos, deve-se reclamar na fase de Recurso (após a Audiência Prévia, ou seja, após os resultados serem definitivos).
No entanto, há quem defenda, aqui no fórum, que se deve tentar sempre nas duas alturas, sobretudo quem está pertinho da linha de corte, pois há quem ache que na fase de audiência prévia o pessoal da FCT, se for sensível aos argumentos, dá um jeitinho. Não sei como será e eu defendo o que referi no início, seguindo as recomendações oficiais da FCT.

Boa sorte.
Tiago

P.S.: Não acho que seja a pessoa mais informada do fórum :) O que sei, aprendi aqui mesmo, lendo as experiências dos colegas ou através da minha experiência de bolseiro desde final de 2001... Além diso, é usar bom senso... ;)
Post Reply