Boa tarde a todos,
Foi-me atribuída uma bolsa de doutoramento para o estrangeiro (EUA) na 2ª fase do concurso do ano passado. No presente momento estou à espera que mandem os papéis assinados da instituição que confere o grau lá nos EUA e também do orientador, processo esse que deverá estar tratado até o meio do mês de Março sensivelmente (pelo menos foi o que eles me prometeram).
Sendo assim, só depois de receber esses papéis é que posso enviar a documentação para a FCT para assinar o contrato (como o prazo é até 24 de Abril penso que deverá dar tempo para tudo...).
Entretanto, lá dos EUA passam-me a vida a chatear (já foram pelo menos 3 vezes, sempre que lhes mando um e-mail falam-me nisso) para eu lhes mandar o Certificado de Responsabilidade Financeira a dizer que tenho fundos para estudar lá. Respondo-lhes sempre que só o poderei fazer depois de assinar o contrato e que para isso preciso que eles me mandem os papéis.
A minha questão relaciona-se com isto: a FCT passar-me-á uma declaração a dizer que me atribuí X € de bolsa anuais mesmo que ainda não tenha o contrato assinado?! Já alguém tentou fazer isso?!
E já agora outra questão: já que eles nos EUA me têm que enviar coisas para cá acham que devo aproveitar e pedir já documentos a dizer os custos com o seguro de saúde e com as propinas para acelerar o processo de pagamento por parte da FCT?!
Obrigado e bom fim-de-semana para todos.
Certificado de Responsabilidade Financeira
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Re: Certificado de Responsabilidade Financeira
Olá,
O conselho que te dou é pressionares a universidade americana a mandar-te uma carta em como te aceita no programa doutoral, pendente apresentares mais tarde o tal certificado de responsabilidade financeira. Envias essa carta mais a do orientador para a FCT e depois assinas o contrato e esperas que to devolvem.
Não aguardes até meados de Março, envia tu um template daquilo que queres que eles certifiquem e telefona-lhes a pedir urgência no despacho. Se já estiveres nos EUA e puderes ir lá pessoalmente, tanto melhor.
Outra alternativa é enviares para a universidade o link do regulamento da FCT e da tabela com os valores das bolsas e uma cópia do email que a FCT te mandou a dizer que obtiveste bolsa.
Boa sorte.
O conselho que te dou é pressionares a universidade americana a mandar-te uma carta em como te aceita no programa doutoral, pendente apresentares mais tarde o tal certificado de responsabilidade financeira. Envias essa carta mais a do orientador para a FCT e depois assinas o contrato e esperas que to devolvem.
Não aguardes até meados de Março, envia tu um template daquilo que queres que eles certifiquem e telefona-lhes a pedir urgência no despacho. Se já estiveres nos EUA e puderes ir lá pessoalmente, tanto melhor.
Outra alternativa é enviares para a universidade o link do regulamento da FCT e da tabela com os valores das bolsas e uma cópia do email que a FCT te mandou a dizer que obtiveste bolsa.
Boa sorte.
nowikissyou wrote: O conselho que te dou é pressionares a universidade americana a mandar-te uma carta em como te aceita no programa doutoral, pendente apresentares mais tarde o tal certificado de responsabilidade financeira.
Enquanto os resultados oficiais não saírem (em meados de Março) não me assinam nada nem deixam o orientador assinar (também não haveria grande interesse em ter a assinatura dele sem ter o da Universidade). Mas eles também me dizem que o facto de ainda não ter mandado o Certificado em nada impede que eu seja aceite, eles dizem que só querem mesmo tratar do visto mais rapidamente.
O template já está lá há um tempito (enviei-o ao orientador - que é director de um departamento, e ele reencaminhou tudo para a direcção da faculdade), foi nessa altura que me disseram que só me podiam assinar a carta em Março quando os resultados saem para todos.nowikissyou wrote: Não aguardes até meados de Março, envia tu um template daquilo que queres que eles certifiquem e telefona-lhes a pedir urgência no despacho.
Boa ideia essa, eu no processo de candidatura fiz várias referências à bolsa e ao seu valor, mas não dei provas nenhumas, e realmente isso era uma rica prova de que o que eu disse era verdade, e até está tudo em inglês e tudo.nowikissyou wrote:Outra alternativa é enviares para a universidade o link do regulamento da FCT e da tabela com os valores das bolsas e uma cópia do email que a FCT te mandou a dizer que obtiveste bolsa.
Obrigado pela resposta.
Volto a este tópico para solicitar a vossa ajuda mais uma vez:
Já tenho as declarações de aceitação quer do orientador quer da instituição de acolhimento e por isso este fim-de-semana lacro o processo on-line.
A minha questão é dirigida especialmente a quem estude ou tenha estudado nos EUA: como faço para pedir o documento à FCT que comprove o seu apoio financeiro?! Mando agora um e-mail quando lacrar o processo?! O que digo no e-mail?! De certeza que eles já sabem muito bem o que é isto, mas como as pessoas neste tipo têm a mania de complicar tudo, tenho medo que se não usar as «palavras certas» eles digam que nunca ouviram falar naquilo e que não podem passar esse documento....
Como é que vocês fizeram?! Demorou muito tempo a chegar?!
Obrigado desde já!
Cumprimentos para todos!
Já tenho as declarações de aceitação quer do orientador quer da instituição de acolhimento e por isso este fim-de-semana lacro o processo on-line.
A minha questão é dirigida especialmente a quem estude ou tenha estudado nos EUA: como faço para pedir o documento à FCT que comprove o seu apoio financeiro?! Mando agora um e-mail quando lacrar o processo?! O que digo no e-mail?! De certeza que eles já sabem muito bem o que é isto, mas como as pessoas neste tipo têm a mania de complicar tudo, tenho medo que se não usar as «palavras certas» eles digam que nunca ouviram falar naquilo e que não podem passar esse documento....
Como é que vocês fizeram?! Demorou muito tempo a chegar?!
Obrigado desde já!
Cumprimentos para todos!
Então, ninguém me sabe ajudar?!