Notícia - Governo extingue FCT e mais dez organismos na área da educação

Informações recentes no universo dos bolseiros. Notícias da imprensa sobre ciência são também bem-vindas.
Forum rules
Nesta área esperam-se mensagem de notícias de interesse geral. As mensagens colocadas aqui podem ser mostradas noutros sites através do mecanismo de RSS. Por esta razão o moderadores reservam o direito de mover ou editar qualquer mensagem aqui colocada. Mensagens de cariz mais pessoal podem ser colocadas na secção offtopic ou "O meu caso/Fórum de apresentação". Mais informaçōes: viewtopic.php?f=8&t=706
Post Reply
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Posts: 1722
Joined: Fri Jul 29, 2005 11:06 am

Notícia - Governo extingue FCT e mais dez organismos na área da educação

Post by spca »

Fonte: https://www.publico.pt/2025/07/31/socie ... ao-2142463
Governo extingue FCT e mais dez organismos na área da educação

Será, nas palavras do ministro da Educação, um "virar de página na organização" do ministério, que tem uma estrutura "anacrónica, inadequada, que não está ajustada aos desafios da sociedade": as actuais 18 entidades e organismos centrais do Ministério da Educação, Ciência e Educação vão passar a ser sete. A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), por exemplo, vai ser extinta, passando a ser a Agência para a Investigação e Inovação, acumulando também as competências da Agência Nacional de Inovação.
(...)

Mudanças no superior e ciência

As mudanças estendem-se, ainda, ao ensino superior e à ciência: as DGES e a Agência Erasmus + serão convertidas no Instituto para o Ensino Superior, ficando incumbidas da acção social e da internacionalização do superior.
Na ciência, Fernando Alexandre anunciou ainda a criação da Agência para a Investigação e Inovação, para ligar a "a ciência e a inovação e permitir uma maior fluidez entre o que acontece num laboratório e as universidades e os politécnicos". No âmbito desta mudança, a FCT será extinta, uma vez que é um organismo "desfasado dos desafios que o país enfrenta", enfatizou o governante.
Contudo, garantiu que o financiamento para a ciência será preservado. "Vamos dar estabilidade nesse financiamento, vamos dar um financiamento a quatro anos", disse.
(...)
Post Reply