Resultados Bolsa Doutoramento
Re: Resultados Bolsa Doutoramento
Caros colegas,
Alguém que tenha o LNEC como entidade de acolhimento, pode informar quanto obteve na avaliação de "Mérito das condições de acolhimento"?
Muito obrigado.
Alguém que tenha o LNEC como entidade de acolhimento, pode informar quanto obteve na avaliação de "Mérito das condições de acolhimento"?
Muito obrigado.
Atencao que no "Mérito das condições de acolhimento" contam o orientador principal (70%) e o laboratorio (30%), pelo que saber a nota dos outros nao adianta muito pois esta depende sobretudo do orientador...ggomes Escreveu:Caros colegas,
Muito obrigado.
Nao encontro o LNEC como unidade de investigacao nem laboratorio associado. Talvez tenhas que ver se a subdivisao para que trabalhas no LNEC e uma unidade de investigacao ou faz parte de um laboratorio associado
Unidades de investigacao: http://www.fct.pt/apoios/unidades/avali ... s.phtml.pt
Laboratorios associados (nota 5 na instituicao): http://www.fct.pt/apoios/unidades/las.phtml.pt
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2012 3:50 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Engenharia Civil e Minhas
BD
Linha de corte - 3.88 (inferior ao ano passado)
Candidatos - 133
Bolsas concedidas - 45
BD
Linha de corte - 3.88 (inferior ao ano passado)
Candidatos - 133
Bolsas concedidas - 45
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2012 10:28 am
- University/ Institute: UMinho
Economia e Gestão
BPD
Linha de corte 4.3
Candidatos 13
Bolsas concedidas 4
(No meu caso no mérito do candidato não me contaram com os artigos que tenho publicados, cerca de 20, mas deve-se ao facto de serem de uma área completamente diferente Eng. Materiais)
BPD
Linha de corte 4.3
Candidatos 13
Bolsas concedidas 4
(No meu caso no mérito do candidato não me contaram com os artigos que tenho publicados, cerca de 20, mas deve-se ao facto de serem de uma área completamente diferente Eng. Materiais)
spca Escreveu:Atencao que no "Mérito das condições de acolhimento" contam o orientador principal (70%) e o laboratorio (30%), pelo que saber a nota dos outros nao adianta muito pois esta depende sobretudo do orientador...ggomes Escreveu:Caros colegas,
Muito obrigado.
Nao encontro o LNEC como unidade de investigacao nem laboratorio associado. Talvez tenhas que ver se a subdivisao para que trabalhas no LNEC e uma unidade de investigacao ou faz parte de um laboratorio associado
Unidades de investigacao: http://www.fct.pt/apoios/unidades/avali ... s.phtml.pt
Laboratorios associados (nota 5 na instituicao): http://www.fct.pt/apoios/unidades/las.phtml.pt
Boa sorte.
Obrigado pela resposta.
Quem fez a avaliação deu 4.4, com a seguinte justificação: "Instituição de acolhimento é o LNEC. Orientadores com muito bom CV."
Será razoável???
-
- recém-chegado
- Registado: segunda out 15, 2012 12:16 pm
Sociologia e Demografia
BD
Linha de Corte - 4,14
Candidatos - 123
Bolsas Atribuídas - 23
BD
Linha de Corte - 4,14
Candidatos - 123
Bolsas Atribuídas - 23
-
- recém-chegado
- Registado: sexta out 12, 2012 12:13 pm
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
Alguém me sabe dizer se o mérito do candidato e as condições de acolhimento são avaliadas por uma pessoa que não o avaliador do projecto? Tipo FCT - mérito e acolhimento, Avaliador - projecto.
-
- recém-chegado
- Registado: segunda out 15, 2012 12:16 pm
Acho que deve ser o avaliador a proceder à totalidade da avaliação, uma vez que deve ter conhecimento suficiente para, por exemplo, perceber a relevância científica do CV do orientador para o teu projeto, entre outras coisas.dani_00 Escreveu:Alguém me sabe dizer se o mérito do candidato e as condições de acolhimento são avaliadas por uma pessoa que não o avaliador do projecto? Tipo FCT - mérito e acolhimento, Avaliador - projecto.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta out 12, 2012 12:13 pm
Muito obrigado! Isso ainda torna mais vergonhosa e ridícula a minha avaliação! ahahahaM_Sco Escreveu:Acho que deve ser o avaliador a proceder à totalidade da avaliação, uma vez que deve ter conhecimento suficiente para, por exemplo, perceber a relevância científica do CV do orientador para o teu projeto, entre outras coisas.dani_00 Escreveu:Alguém me sabe dizer se o mérito do candidato e as condições de acolhimento são avaliadas por uma pessoa que não o avaliador do projecto? Tipo FCT - mérito e acolhimento, Avaliador - projecto.
Vamos lá ver, nos moldes actuais um doutoramento é a carta condução para a investigação... Ou seja, quem quer ser "um investigador" tem que primeiro tirar um PhD (independentemente se produz mais ou menos durante o PhD).Carlos Ferreira Escreveu:Pagarem mal na industria ou tarefas aborrecidas não são razão para se ir fazer um doutoramento... para isso é preferivel ir fazer um MBA ou algo similar na área de gestão e procurar novos mundos. O que não falta por aí é trabalho na área da electrónica e informática... as pessoas é que não procuram.José M. Escreveu:Mas então é porque pagam mal na industria, as tarefas são completamente aborrecidas e portanto as pessoas encontram mais recompensa em continuar a "estudar".Carlos Ferreira Escreveu: 4º -> Não funcionam... na nossa área, desemprego só existe para quem não quer trabalhar ou é picuinhas ao ponto de só querer trabalhar numa área muito especifica (ex: querer ser programador de javascript e não querer fazer mais nada a não ser isso).
Nas outras áreas, é uma questão também de casmurrice... não faz sentido alguém ir fazer um doutoramento em história, só porque não tem emprego nessa área... é chutar a lata dos problemas pr'á frente...
Espero ter respondido as perguntas!
Mas acho que a questão é também perguntar qual é o objetivo a médio e longo prazo das pessoas que fazem doutoramento/posdoc.
Qual o objetivo médio e longo prazo da FCT ao atribuir este número de bolsas. Até que ponto isto é dar o peixe, ou é ensinar a pescar.
Porque é muito mais díficil voltar à industria em Portugal com 30 e com PhD.
Como infelizmente também não há uma cultura de "startups"... infelizmente...
Tirar um doutoramento para ir ganhar mais dinheiro é pura estupidez... está mais que estudado e referido em diversos artigos de jornais, que ter um PhD não trás mais fortuna até pelo contrário, pode ser um empecilho se o aluno andar a "sonhar". Procurem no Google por "PhD does it worth it".
Como assim não se tem trabalho cientifico produzido? No Doutoramento produz-se isso mesmo, trabalho cientifico! Digo mais, um investigador só por si, quando bem coordenado, consegue perfeitamente produzir trabalho cientifico! Não é preciso estar num doutoramento para conseguir tal objectivo...MAS QUANDO SE PARTE PARA UM PÓS-DOUTORAMENTO NÃO SE TEM AINDA TRABALHO CIENTÍFICO PRODUZIDO, POIS A PESSOA ANDOU A FAZER O DOUTORAMENTO, ISSO É DEPOIS. SENDO ASSIM, COMO PODEM EXIGIR ISSO ?
Eu mesmo vou no meu 2º ano de doutoramento a entrar no 3º e só agora, é que tenho um artigo na calha para um journal... Porquê? Simplesmente porque até agora, como a área onde estou a trabalhar activamente (sistemas autonómicos e inteligentes para telecomunicações) é uma área bastante complexa onde há muito pouca gente a trabalhar e no meu grupo de investigação, estou simplesmente sozinho!
Conheço quem tenha a vida facilitada por ter acesso a investigadores contratados, para fazerem o trabalho de amassar a massa (programar), o que ajuda imenso em termos de escrita de artigos e permite que seja possível publicar muitos mais! Há quem termine o doutoramento com zero artigos publicados (sim ZERO) e há quem termine com 10 ou 12 publicações! Tudo depende como o Doutoramento foi seguido e se houve ou não ajudas externas.
Cada PhD é diferente e cada qual, tem a sua panca! Há PhD's onde os resultados se obtém mais cedo, há outros que levam mais tempo... Não há regras neste tipo de coisas... há quem mesmo chegue a desistir porque simplesmente a linha de investigação a que se propuseram seguir, foi provada por outros investigadores como errada e isto, são momentos bem lixados.
Um PhD não é uma continuação de um Mestrado... são coisas completamente diferentes!
Um PhD serve para se perseguir um objectivo pessoal! É uma forma de alimentar um desejo incessante de querer dar um contributo cientifico à sociedade! É abrir caminho mais curto para um objectivo, através de um mato de duvidas muito denso!
Um PhD não é um meio para se ganhar mais dinheiro... isso é sonhar! Há quem tire o doutoramento e depois mude de área! É um objectivo! Uma vez cumprido, parte-se para outro!
Espero não ter arruinado os sonhos de alguns leitores, mas espero também ter aberto alguns olhos...
Quanto à questão de empregabilidade, essa coisa de que há áreas em Portugal com emprego garantido não é bem assim. É garantido se as pessoas tiverem, 12º ano, um B.Sc ou um M.Sc., agora com um Ph.D. é tudo menos garantido.
Quanto à questão económica, isso depende muito. Em Portugal ainda compensa economicamente tirar um doutoramento. Basta ver que o salário médio em Portugal já se deve encontrar abaixo dos 800 euros, e depois do doutoramento acabado, o valor mais baixo de post-doc é 1500 euros.. O problema na actual conjuntura é encontrar uma "vaga"... Quem tem um doutoramento deve considerar emigrar... Mas isso é uma hipótese deveria colocar desde que começou o seu trabalho.
-
- recém-chegado
- Registado: quinta out 09, 2008 5:28 am
Só para fazer um desabafo:
Na área a que concorri houve mais de 60 candidaturas e 11 bolsas atribuídas.
Das 11 bolsas atribuídas, 8 foram para pessoas a estudar em Lisboa.
E não, não corresponde à equivalência do número de candidatos.
Com mais artigos publicados e com melhor plano de trabalho, e fica-se com pior nota.
Vê-se assim a subjetividade e os interesses por trás disto tudo.
Conta muito quem tem amigos no painel e quem é orientado por catedráticos.
Desabafo concluído e mal termine o doutoramento, graças ao apoio fulcral dos meus pais, nada melhor do que ir levar o conhecimento e o investimento humano para o estrangeiro, emigrando.
Na área a que concorri houve mais de 60 candidaturas e 11 bolsas atribuídas.
Das 11 bolsas atribuídas, 8 foram para pessoas a estudar em Lisboa.
E não, não corresponde à equivalência do número de candidatos.
Com mais artigos publicados e com melhor plano de trabalho, e fica-se com pior nota.
Vê-se assim a subjetividade e os interesses por trás disto tudo.
Conta muito quem tem amigos no painel e quem é orientado por catedráticos.
Desabafo concluído e mal termine o doutoramento, graças ao apoio fulcral dos meus pais, nada melhor do que ir levar o conhecimento e o investimento humano para o estrangeiro, emigrando.
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
Qualquer think tank de investigação (tipo RAND) faz isso.Carlos Ferreira Escreveu:Duvido muito lol, mas só para dar o dom da dúvida, diz-me que industrias/empresas são essas. Gostava de conhecer o gestor de uma empresa que contrata alguém sem PhD, esperando que essa mesma pessoa passado 2 ou 3 a nos, o vá tirar por iniciativa própria.
Um Doutoramento não é um curso que simplesmente se tira...
Empresas o HBCardoso já deu um exemplo, na indústria farmacêutica se não tiveres doutoramento nunca passarás de assistente de laboratório.
E mesmo em coisas de alta indústria (tipo aviação, Boeing, Airbus e afins) doutoramento é o mínimo que se exige em muitas áreas (o mesmo se passa na aviação comercial, em gestão de operação de uma companhia aérea, se queres passar da cepa torta dificilmente vais lá sem um doutoramento em gestão operacional, engenharia aeronáutica, ou coisa do género - ou então milhares de horas em formação na área, mas hoje em dia com a quantidade de doutorados que já vai havendo essa é uma rota muito mais difícil de seguir).
E estás muito enganado com essa do «Um Doutoramento não é um curso que simplesmente se tira...», para quem quer ir para a Academia um doutoramento é um título académico necessário e obrigatório na carreira, e por isso se se quer seguir essa carreira o remédio que se tem é tirá-lo (não é o meu caso, mas diria que metade dos meus colegas do departamento estão a tirar o doutoramento simplesmente porque querem seguir carreira de investigação na universidade e/ou ser professor universitário e por isso é a única hipótese que têm de aceder a essa carreira).
Já agora, esse teu arzinho de superioridade, de que só tu é que sabes como é o mundo, e que estás aqui a fazer um favor a ensinar a juventude imberbe é perfeitamente dispensável.
-
- recém-chegado
- Registado: terça out 09, 2012 1:27 pm
- University/ Institute: University of Helsinki / Institute of Theoretical Physics
Dear companheros,
I need your wisdom!
I'm wondering: are citizen of another EU country eligible for doctoral grants (to be spent in Portugal) even though they have never been resident of Portugal?
From the "Destinatarios" part of the call I can read
"Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros Estados Membros da União Europeia;",
which suggests that anybody may apply.
However a little bit lower it says
"Às bolsas de pós-doutoramento podem também candidatar-se cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal, desde que a candidatura seja apoiada por uma instituição de acolhimento nacional.",
which may suggest that you are not eligible as a doctoral student if you never lived
in Portugal.
Which vision is correct?
Please HELP!
Muito obrigado!
I need your wisdom!
I'm wondering: are citizen of another EU country eligible for doctoral grants (to be spent in Portugal) even though they have never been resident of Portugal?
"Às bolsas de pós-doutoramento podem também candidatar-se cidadãos estrangeiros não residentes em Portugal, desde que a candidatura seja apoiada por uma instituição de acolhimento nacional.",
which may suggest that you are not eligible as a doctoral student if you never lived
in Portugal.
Which vision is correct?
Please HELP!
Muito obrigado!
Dear Anacoreta,Anacoreta blu Escreveu:Dear companheros,
I need your wisdom!
in Portugal.
Which vision is correct?
Please HELP!
Muito obrigado!
The regulations for portuguese grants have been quite unstable over the last years, with all this crisis and budget cuts. Therefore, what might have been applied in the past might no longer apply the next year...
You can find the present regulation in English here: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.en
Both the passages that you quote seem to point that you can apply to portuguese grants.
This is translated officially asAnacoreta blu Escreveu:From the "Destinatarios" part of the call I can read
Which, as you say, suggests that anybody from the EU may apply.Article 14 – Candidates
1 Without prejudice to the provisions in the paragraphs that follow, the following individuals may apply for grants directly or indirectly funded by FCT:
a Portuguese citizens, or citizens of other European Union member states;
This is translated officially as:However a little bit lower it says
in Portugal.
From which I understand that as long as you apply for a grant in a Portuguese university, you can apply.Article 14 – Candidates
3. In the case of grants directly funded by FCT and where a doctoral degree is required, foreign citizens non-resident in Portugal are eligible to apply, provided the application is supported by a Portuguese host institution.
So, if these regulation points are maintained the next year, I think that you can apply for a Portuguese postdoc grant. But you should confirm this before you apply.
The present regulation was published in June 2006. If they publish a new one for the next year, it will probably be released around May-June.
Good luck.
-
- investigador em formação
- Registado: quarta out 19, 2011 1:24 pm
- University/ Institute: Coimbra University
- Localização: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.
- Contacto:
Dear Anacoreta blu:
Someone else responded a few seconds ago about eligibility.
I warn you however, that it is becoming more and more difficult in Portugal to get doctoral scholarships, especially for people who lack Portuguese citizenship. (Read other messages by me on this website for more information.) Even when regulations of the funding agency FCT allow people who lack Portuguese citizenship to get a scholarship, and even when people who lack Portuguese citizenship fulfill all the criteria, the funding agency has managed to (illegally) avoid paying scholarships.
Good luck, but you should really consider not coming to Portugal.
Someone else responded a few seconds ago about eligibility.
I warn you however, that it is becoming more and more difficult in Portugal to get doctoral scholarships, especially for people who lack Portuguese citizenship. (Read other messages by me on this website for more information.) Even when regulations of the funding agency FCT allow people who lack Portuguese citizenship to get a scholarship, and even when people who lack Portuguese citizenship fulfill all the criteria, the funding agency has managed to (illegally) avoid paying scholarships.
Good luck, but you should really consider not coming to Portugal.
-
- recém-chegado
- Registado: terça out 09, 2012 1:27 pm
- University/ Institute: University of Helsinki / Institute of Theoretical Physics
Dear spca, thank you for your answer, really.spca Escreveu: So, if these regulation points are maintained the next year, I think that you can apply for a Portuguese postdoc grant. But you should confirm this before you apply.
Good luck.
Actually I have applied for a doctoral grant (note, not post-doctoral) already, and my application was successful, now I'm just wondering if I have the right of such.
Do I?
Thank you again!
If your application was successful, I don't see why you can't. N_C_P_de_Gloucester left a warning about difficulties in foreigners with FCT, the Portuguese government science funding agency. I honestly don't know about that. Anyway, I think that if your application was already successful, you simply have to take care of the necessary papers.Anacoreta blu Escreveu:Dear spca, thank you for your answer, really.spca Escreveu: So, if these regulation points are maintained the next year, I think that you can apply for a Portuguese postdoc grant. But you should confirm this before you apply.
Good luck.
Actually I have applied for a doctoral grant (note, not post-doctoral) already, and my application was successful, now I'm just wondering if I have the right of such.
Do I?
Thank you again!
Good luck.
-
- investigador em formação
- Registado: sexta out 12, 2012 10:29 pm
- University/ Institute: FCTUC
From what we can read there, you have to be a european union citizen. That's the first line. The second is saying that you can apply if you are a foreign citizen, not residing in Portugal, as long as the candidacy is supported by a national (portuguese) institution.Anacoreta blu Escreveu:Dear companheros,
I need your wisdom!
in Portugal.
Which vision is correct?
Please HELP!
Muito obrigado!
Hope this helps!
-
- cientista assíduo
- Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
- University/ Institute: Lisboa
Alguem tem alguma ideia de quando sairão resultados após a Audiência Prévia? Isso está mencionado em algum lado?
Muito Obrigada
Cumprimentos a todos
Muito Obrigada
Cumprimentos a todos
Ola.mc86 Escreveu:Alguem tem alguma ideia de quando sairão resultados após a Audiência Prévia? Isso está mencionado em algum lado?
Muito Obrigada
Cumprimentos a todos
Que eu saiba, nao tem nenhum prazo que sejam obrigados a cumprir.
O ano passado, com os resultados do concurso a sairem mais ou menos pela mesma altura deste ano, os resultados da AP sairam em finais de Dezembro.