Contratos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Re: Contratos FCT

Post by SUSYmodel »

.
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 1:58 pm, edited 1 time in total.
funf
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: flup

rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Post by funf »

eu estou a passar-me...já me validaram os documentos todos na 2ª feira da semana passada e até hoje nada de contrato!!!!!! :evil: :evil: :evil:
scientia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: orbi

Post by scientia »

SUSYmodel wrote:ola, é essa a pagina e ha tamem um ficheiro pdf. a diferenca é 'Stipends according to the 2009 Regulations', antes aparecia 2008 se nao m engano

Não vejo nada Susy.....
aldm
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U. Porto

Post by aldm »

Podes consultar a versão em Inglês da página:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 8.phtml.en
mas os "stipends according to the 2009 regulations" são iguais aos de 2008.

Quanto à demora dos processos, lacrei a 5 de Fevereiro e pelo andar da carruagem já me vou dar por satisfeito se receber em Junho.
É uma bolsa de pós-doc, e quando fui bolseiro de doutoramento isto tudo ainda se processava com envio de papelada. Na altura resolveu-se tudo num mês e alguns dias (entre a publicação do resultado e a recepção do contrato).
anavaldez
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University

Post by anavaldez »

eu lacrei a 12 de fevereiro, tb é post-doc, estou no estrangeiro, preciso da papelada, mas vamos ter que esperar... nada a fazer.

entao vamos a 30 de janeiro, é isso?

ana
seireenia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Exeter

Post by seireenia »

Olá
Na FCT quarta-feira disseram à pessoa que estava a ser atendida antes de mim que ainda não tinham chegado a Fevereiro.
Quanto a mim lacrei a 23 de Janeiro, tive os vistos verdes a 7 de Abril, menos na situação profissional. Como não deslacravam o processo tive que ir lá na quarta, dia 15 de Abril, no próprio dia submeti o documento adicional e voltei a lacrar. Ainda aguardo visto nesse documento... A saga continua...

Ana Neves
zorbie
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UAveiro

Post by zorbie »

Hoje voltei a contactar os recursos humanos da FCT. Informaram-me que vão no dia 31 de Janeiro... Afinal a carroça burocrática anda devagarinho...

Para vosso conhecimento. E para fazer contas à vida...
Rosinha
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: WWU

Post by Rosinha »

:smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101 :smt101

Só lacrei no incio de Março... O que ainda vou ter de esperar...

:help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help: :help:
:smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119 :smt119

Penso que se calhar em Fevereiro já não há muita gente e quase toda a gente submeteu em Dezembro ou Janeiro, mas isto ja devo ser eu a sonhar alto...
:smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073 :smt073
Rosinha
zorbie
investigador em formação
investigador em formação

Post by zorbie »

Eu então cá sonho com o dia em que cada um será tratado como um número, e não como uma massa de números... :lol:
CristinaC
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: ***

Post by CristinaC »

Alguém que tenha recebido contratos já assinados em Abril? Entreguei a minha papelada a 12 de Março. Still waiting...
marlenelopes
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by marlenelopes »

Rosinha

Eu lacrei a 25 de fevereiro...não tenho esperanças nenhumas de receber antes de junho... para quem lacrou em março a situação ainda está pior :(

Estamos tramadas!!!! :?

Marlene Lopes
Rosinha
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by Rosinha »

marlenelopes wrote:Rosinha

Eu lacrei a 25 de fevereiro...não tenho esperanças nenhumas de receber antes de junho... para quem lacrou em março a situação ainda está pior :(

Marlene Lopes
Hum, não tens tu esperança e eu muito menos... :| De qualquer forma sejamos positivas, acho que grande parte das pessoas submeteu em Dezembro e Janeiro, já deve haver menos pessoas em Fevereiro, como tal, deves ser despachada ainda dentro das proximas 2 semanas =) Assim espero pelo menos =) Vamos tentar manter a esperança... Va lá... Só submeti 7 dias depois de ti também =)
Rosinha
aldm
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U. Porto

Post by aldm »

Rosinha wrote:

Marlene Lopes
Hum, não tens tu esperança e eu muito menos... :| De qualquer forma sejamos positivas, acho que grande parte das pessoas submeteu em Dezembro e Janeiro, já deve haver menos pessoas em Fevereiro, como tal, deves ser despachada ainda dentro das proximas 2 semanas =) Assim espero pelo menos =) Vamos tentar manter a esperança... Va lá... Só submeti 7 dias depois de ti também =)

Não vos quero desanimar, mas infelizmente não é nada certo que quem lacrou em Fevereiro receba em Junho. Eu lacrei a 5 de Fevereiro e até à data não tenho nenhum visto verde. Há histórias neste forum de pessoas com todos os vistos verdes assinalados e que mesmo assim ficam duas semanas à espera que lhes seja disponibilizado o contrato.

Ou seja, hoje é dia 21, e para estar tudo assinado e entregue antes do próximo dia 15 seria preciso, no meu caso, receber os vistos nos próximos dias.

Sobre este assunto, ouvi uma história que poderia explicar este (des)tratamento. Ao que parece, a própria FCT vai recebendo dinheiro às parcelas, pelo que não pode assumir o pagamento de todas as bolsas ao mesmo tempo. Não sei se será assim tão simples, mas também não vejo outro motivo razoável para esta demora, e acima de tudo para o carácter discricionário das atribuições (algumas pessoas receberam todos os vistos e o contrato no mesmo dia, enquanto para outras é tudo a conta-gotas).
Rosinha
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by Rosinha »

aldm wrote:
Rosinha wrote:

Marlene Lopes

Não vos quero desanimar, mas infelizmente não é nada certo que quem lacrou em Fevereiro receba em Junho. Eu lacrei a 5 de Fevereiro e até à data não tenho nenhum visto verde. Há histórias neste forum de pessoas com todos os vistos verdes assinalados e que mesmo assim ficam duas semanas à espera que lhes seja disponibilizado o contrato.

Ou seja, hoje é dia 21, e para estar tudo assinado e entregue antes do próximo dia 15 seria preciso, no meu caso, receber os vistos nos próximos dias.

Sobre este assunto, ouvi uma história que poderia explicar este (des)tratamento. Ao que parece, a própria FCT vai recebendo dinheiro às parcelas, pelo que não pode assumir o pagamento de todas as bolsas ao mesmo tempo. Não sei se será assim tão simples, mas também não vejo outro motivo razoável para esta demora, e acima de tudo para o carácter discricionário das atribuições (algumas pessoas receberam todos os vistos e o contrato no mesmo dia, enquanto para outras é tudo a conta-gotas).

A mim pelo menos não desanimas... Há que ter esperança... COmo diz o ditado "quem espera sempre alcança" mas também "quem espera desespera..." Vamos ver o "andamento" da coisa... =) Só assim...

* * *

P.S. - aldm e marlene vejam as PM
Rosinha
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

Não me parece que a questão do financiamento tenha algo a ver com a velocidade de processamento.

Deve ter mais a ver com a análise da documentação; cada caso é um caso e alguns documentos não são propriamente triviais de "confirmar", principalmente emitidos no estrangeiro.

Há um bocado de culpa por parte da FCT por não providenciar um modelo standard, claro e objectivo para cada item.
O pessoal da minha univ. tem sido muito prestável e basicamente passa as certidões que eu pedir, mas o problema é que a FCT não diz o que anda à procura e não responde em tempo útil aos mails (logo tenho de recorrer a cartas registadas).

Se eles disponibilizassem um template (bilingue), era mais fácil para as instituições verificarem o que era pedido.

A questão da "originalidade" dos documentos faz-me rir, pois se eu imprimisse qualquer coisa em papel timbrado da univ. e assinasse um sarrabisco, eles aceitavam, mas se for uma fotocópia (normal, mas com uma assinatura verdadeira e com o contacto da pessoa responsável) vem para trás...
Ao fim e ao cabo, a FCT está dependente da seriedade do candidato e esta burocracia é um bocado inusitada, mas está demasiado dinheiro em jogo para eu me sentir na posição de contestar ;)
zorbie
investigador em formação
investigador em formação

Post by zorbie »

nowikissyou wrote:Não me parece que a questão do financiamento tenha algo a ver com a velocidade de processamento.

Deve ter mais a ver com a análise da documentação; cada caso é um caso e alguns documentos não são propriamente triviais de "confirmar", principalmente emitidos no estrangeiro.

Há um bocado de culpa por parte da FCT por não providenciar um modelo standard, claro e objectivo para cada item.
O pessoal da minha univ. tem sido muito prestável e basicamente passa as certidões que eu pedir, mas o problema é que a FCT não diz o que anda à procura e não responde em tempo útil aos mails (logo tenho de recorrer a cartas registadas).

Se eles disponibilizassem um template (bilingue), era mais fácil para as instituições verificarem o que era pedido.

A questão da "originalidade" dos documentos faz-me rir, pois se eu imprimisse qualquer coisa em papel timbrado da univ. e assinasse um sarrabisco, eles aceitavam, mas se for uma fotocópia (normal, mas com uma assinatura verdadeira e com o contacto da pessoa responsável) vem para trás...
Ao fim e ao cabo, a FCT está dependente da seriedade do candidato e esta burocracia é um bocado inusitada, mas está demasiado dinheiro em jogo para eu me sentir na posição de contestar ;)
Eu sou da mesma opinião, há-que ver as coisas pela positiva! Afinal nós - "utentes em espera" até conseguimos a tão almejada BD! Mais de quantos ainda não conseguiram, tal como eu estive 3 anos à espera...

Agora julgo eu que seria exequível aleviar toda esta burocracia inerente ao processo de documentação. Aliás, num estado democrático, desde que os cidadãos contestam com razões dignas, as políticas e os mecanismos públicos tornam-se mais eficientes. É por isso que julgo que um puxão-de-orelhas a estes gestores de processos da Fundação não fazia mal nenhum...

É uma opinião...
Votos de celeridade a todos vocês!
marlenelopes
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by marlenelopes »

Eu acho que não devemos "beijar os pés" à FCT só porque nos concedeu uma BD...não nos fez nenhum favor em especial...concorremos e conseguimos por mérito próprio..não andámos a pedir favores a ninguém...

Assim, acho muito justo que estejamos todos indignados e ofendidos com o tempo de espera das bolsas...a quem é que o dinheiro não está a fazer falta? A mim, pelo menos, está!!! Tenho compromissos fixos, que não desaparecem só porque a FCT demora a pagar...

E não acho que devamos ter medo de reclamar ou de protestar...estamos num país livre e ainda temos direito a uma opinião...ou não? O que é que a FCT pode fazer??? Tirar-nos a bolsa??? Não me parece... e muitos dos organismos públicos só funciona bem debaixo de "queixas"...

Saudações académicas

Marlene Lopes
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

marlenelopes wrote:Eu acho que não devemos "beijar os pés" à FCT só porque nos concedeu uma BD...não nos fez nenhum favor em especial...concorremos e conseguimos por mérito próprio..não andámos a pedir favores a ninguém...

Assim, acho muito justo que estejamos todos indignados e ofendidos com o tempo de espera das bolsas...a quem é que o dinheiro não está a fazer falta? A mim, pelo menos, está!!! Tenho compromissos fixos, que não desaparecem só porque a FCT demora a pagar...

E não acho que devamos ter medo de reclamar ou de protestar...estamos num país livre e ainda temos direito a uma opinião...ou não? O que é que a FCT pode fazer??? Tirar-nos a bolsa??? Não me parece... e muitos dos organismos públicos só funciona bem debaixo de "queixas"...

Saudações académicas

Marlene Lopes
Ofende-te e indigna-te o que quiseres; lembra-te que podes sempre recusar a bolsa, como protesto.
Eu sinto-me contente por ter um Estado que confia em mim ao ponto de me dar uma pipa de massa praticamente sem contrapartidas. E isso, eu considero um favor. É com prazer e orgulho que vou incluir a menção do apoio prestado pela FCT em todos os documentos que produzir, apesar de achar que há aspectos na FCT que podiam ser melhorados.

Felizmente, o meu mérito e um pouco de bom senso deram-me a possibilidade de poder escolher como e quando vou ser financiado ao longo do meu Doutoramento, dure ele o que durar. Ou seja, beneficio da BD (dá-me mais tempo para dedicar à investigação) sem nunca ficar totalmente dependente da FCT, no caso de alguma eventualidade. Além disso, aquando da candidatura deves ter verificado (espero) que não há nenhum prazo limite para a FCT disponibilizar o contrato*, pelo que:
  • a FCT não está a fazer nada de ilegal
  • quaisquer compromissos que assumiste baseados em expectativas são da tua e inteira responsabilidade
Se alguém estiver convencido que a FCT está a cometer alguma ilegalidade pode sempre iniciar uma acção jurídica.

Como não conheço ninguém na FCT, nem a dimensão dos problemas a que está sujeita, nem os trâmites processuais, nem as medidas que estão a ser tomadas para melhorar o serviço, remeto-me a assumir boa fé.
Se conheces os problemas da FCT e tens soluções concretas e válidas para os resolver, por favor entra em contacto com a ABIC.
Se não tens, podes sempre limitar-te a exercer o teu direito à liberdade de expressão.

* ou se há, assumo a minha ignorância
seireenia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Exeter

Post by seireenia »

Olá a todos.

Aqui vão algumas datas para situar quem espera:
. 23 de Janeiro - lacrei o processo
. 7 de Abril - vistos verdes, excepto na situação profissional
. 15 de Abril - processo deslacrado (tive que ir à loja do cientista pedir para deslacrarem), submeti um documento adicional e voltei a lacrar
. 22 de Abril - contrato disponível em pdf

Vou amanhã à FCT entregar o contrato e mostrar os originais.
Está para demorar... Pode ser que tenha sorte e ainda receba no início de Junho, o que dava muito jeito porque já me inscrevi numa conferência no mesmo mês.
FernandoF
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UMinho

Post by FernandoF »

Olá a todos!
Eu continuo à espera que a FCT diga alguma coisa...
Como já referi, obtive os vistos verdes em todos os documentos (excepto em dois deles) no início da semana passada. Até agora ainda não de deslacraram a candidatura para eu submeter os novos documentos. É habitual esta demora para deslacrarem a candidatura?
Haja paciência! :cry:
Cumprimentos! 8)
Post Reply