Página 20 de 28
Enviado: quinta jan 17, 2008 5:08 pm
por Bitter Sweet Girl
Jorge Nunes Escreveu:
Então e se lhes dá para contar os 90 dias úteis pela data do último comentário lacrado? Isto, tendo em consideração as tuas palvras "disseram que seriam todos avaliados em conjunto", daria qualquer coisa como uma resposta lá para finais de Março (hipótese de o último comentário lacrado ser de 31 de Novembro)

não porque nós também tinhamos 15 dias para comentários, esse prazo para a primeira fase acabou no fim de setembro, por isso o fim dos 90 dias úteis deve ser agora no fim do mês, mais coisa menos coisa. se lhes desse para isso, os da primeira fase esperavam 6 meses pelo resultado, o que não faz sentido e excederia os 90 dias úteis estipulados. ou seja, os da segunda fase esperam menos pelo resultado da audiência prévia que os da primeira tiveram de esperar.
Enviado: quinta jan 17, 2008 8:00 pm
por mjtcorreia
Pois é, isto levanta a questão por que razão é que houve duas fases de candidatura, se no fim ambas serão avaliadas ao mesmo tempo... Se assim fôr, parece-me que os que se candidataram na primeira fase terão sido prejudicados...
Enviado: domingo jan 20, 2008 2:17 pm
por SarinhaRC
mjtcorreia Escreveu:Pois é, isto levanta a questão por que razão é que houve duas fases de candidatura, se no fim ambas serão avaliadas ao mesmo tempo... Se assim fôr, parece-me que os que se candidataram na primeira fase terão sido prejudicados...
Concordo ctg... Este tempo de espera é angustiante.. 1º fica pendente, depois espera-se pelos resultados da segunda fase, depois ainda fica "a recusar", submete-se um comentário de audiência prévia.. Aí chegarão os resultados definitivos (lacrei a candidatura há 7 meses..

). Se for recusada, terei de reclamar.. Quanto tempo demorará este processo??? Um exagero! Mas ok, quem corre por gosto n cansa...
Enviado: domingo jan 20, 2008 2:51 pm
por Jorge Nunes
SarinhaRC Escreveu:mjtcorreia Escreveu:Pois é, isto levanta a questão por que razão é que houve duas fases de candidatura, se no fim ambas serão avaliadas ao mesmo tempo... Se assim fôr, parece-me que os que se candidataram na primeira fase terão sido prejudicados...
Concordo ctg... Este tempo de espera é angustiante.. 1º fica pendente, depois espera-se pelos resultados da segunda fase, depois ainda fica "a recusar", submete-se um comentário de audiência prévia.. Aí chegarão os resultados definitivos (lacrei a candidatura há 7 meses..

). Se for recusada, terei de reclamar.. Quanto tempo demorará este processo??? Um exagero! Mas ok, quem corre por gosto n cansa...
O problema é que a alguns de nós já começa a faltar o gosto e o fôlego para correr.
Na minha opinião, todo este processo devia ser muito mais rápido, de modo a permitir que em caso de recusa final se procure uma alternativa qualquer. Com este arrastar dos prazos ficamos sempre com aquela esperança de se conseguir na reclamação, e hesitamos em tomar certas opções, quer por serem menos agradáveis que a situação de bolseiro, quer por imporem mudanças radicais no rumo na nossa vida.
Enviado: domingo jan 20, 2008 5:23 pm
por Bitter Sweet Girl
SarinhaRC Escreveu: Quanto tempo demorará este processo??? Um exagero! Mas ok, quem corre por gosto n cansa...
o processo todo costuma demorar um ano...
e quanto a mim, que já é a segunda vez que concorro, já estou cansada da FCT e das suas injustiças. nem sei se terei vontade de concorrer uma terceira.
(editado)
Jorge Nunes Escreveu:
O problema é que a alguns de nós já começa a faltar o gosto e o fôlego para correr.
Na minha opinião, todo este processo devia ser muito mais rápido, de modo a permitir que em caso de recusa final se procure uma alternativa qualquer. Com este arrastar dos prazos ficamos sempre com aquela esperança de se conseguir na reclamação, e hesitamos em tomar certas opções, quer por serem menos agradáveis que a situação de bolseiro, quer por imporem mudanças radicais no rumo na nossa vida.
ora, nem mais.
Enviado: segunda jan 21, 2008 12:06 am
por Aragao
Jorge Nunes Escreveu:
[snip]
Na minha opinião, todo este processo devia ser muito mais rápido, de modo a permitir que em caso de recusa final se procure uma alternativa qualquer. Com este arrastar dos prazos ficamos sempre com aquela esperança de se conseguir na reclamação, e hesitamos em tomar certas opções, quer por serem menos agradáveis que a situação de bolseiro, quer por imporem mudanças radicais no rumo na nossa vida.
Concordo totalmente... por isso é necessário trabalharmos mais em conjunto em vez de dispersamente irmos chamando a atenção para este e aquele problema. Receio que sem um maior número de sócios na ABIC e mais importante que isso um maior número de pessoas envolvidas e a participar para ajudar a obter mais e melhores propostas tudo é mais díficil.
Já agora sobre as calendarizações e sobre os recursos:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1348
David
Notícias
Enviado: segunda jan 21, 2008 6:45 pm
por carmoramos
Boa tarde
O tempo passa e a ansiedade vai aumentando. Alguém teve notícias da FCT quanto aos comentários à avaliação feita? Confirmem-me isto, afinal recebemos a informação primeiro por email e só depois por carta, é?
Obrigada e um abraço
Enviado: segunda jan 21, 2008 7:30 pm
por Bitter Sweet Girl
no ano passado não se recebeu email nesta fase, apenas a carta. o que aconteceu foi que muita gente soube antes de receber a carta porque ligou para lá assim que se começou a saber que estavam a dizer pelo telefone. mas a carta chegou poucos dias depois.
só se este ano é diferente e enviam um email e a carta.
Enviado: segunda jan 21, 2008 7:39 pm
por carmoramos
Obrigada pela resposta rápida

Enviado: segunda jan 21, 2008 9:36 pm
por Sportinguista
Jorge Nunes Escreveu:Na minha opinião, todo este processo devia ser muito mais rápido, de modo a permitir que em caso de recusa final se procure uma alternativa qualquer. Com este arrastar dos prazos ficamos sempre com aquela esperança de se conseguir na reclamação, e hesitamos em tomar certas opções, quer por serem menos agradáveis que a situação de bolseiro, quer por imporem mudanças radicais no rumo na nossa vida.
Já somos 4 a pensar assim...

Enviado: segunda jan 21, 2008 10:14 pm
por Luisa Semedo
5

Enviado: quarta jan 23, 2008 11:55 am
por Jorge Nunes
Aragao Escreveu:
Concordo totalmente... por isso é necessário trabalharmos mais em conjunto em vez de dispersamente irmos chamando a atenção para este e aquele problema. Receio que sem um maior número de sócios na ABIC e mais importante que isso um maior número de pessoas envolvidas e a participar para ajudar a obter mais e melhores propostas tudo é mais díficil.
De facto concordo contigo quanto maior o nº de sócios maior será a representatividade da ABIC (falha minha por não me ter ainda associado).
A questão da participação é que se torna mais difícil, e aqui parece-me que ocorrem vários factores simultaneamente, como por exemplo, a dispersão geográfica, a falta de motivação, ou mesmo a incapacidade pura e simples.
Uma forma de criar uma dinâmica, na minha ideia, seria definir à partida 2 ou 3 temas de trabalho com um dinamizador para cada um deles, aos quais se associariam para trabalhar os 4 ou 5 de nós (bitter sweet, sportinguista, luisa semedo, etc) que parecem mais interessados na causa.
P.S. A questão da motivação poderá dever-se principalmente à ideia que transparece (certa ou errada) de que os Srs. do MCTES não têm em devida consideração o trabalho levado a cabo pela ABIC. Aliás, senão estou em erro, num dos boletins da ABIC vinham mesmo afirmações de um responsável da FCT, não só a menosprezar os bolseiros naquela estratégia dos privilegiados, bem como a deturpar as intenções das propostas apresentadas pela direcção da ABIC.
Já dei uma vista de olhos, e encontrei muito boas ideias, para um comentário mais aprofundado vou ter de me debruçar com mais tempo.
Um abraço
Jorge
Enviado: segunda jan 28, 2008 6:32 pm
por Aragao
ainda bem que ajudou.
Quando aos Srs. do MCTES, e' certo que nao tem de facto tomado a melhor atitude. Por outro lado cabe a ABIC nao se deixar ir por confrontacoes sem conteudo (menosprezar os bolseiros, etc) e confrontar sempre que possivel com dados, numeros e situacoes concretas.
Muitos dos colegas na Direccao da ABIC nao estao a concorrer neste momento... portanto tem de ser os que concorrem a ajudar a criar um momento de chamada de atencao ou mesmo uma carta a queixar dos tempos enormes que estes concursos levam. A tutela vende sempre que no final apesar de alguns problemas tudo ate' foi rapido. Se ficar por escrito hoje, amanha e' mais facil mudar as coisas dizendo que ja vem de tras e que nao e' uma situacao particular.
David
Enviado: quarta jan 30, 2008 10:22 am
por anageorge
Enviei os documentos esta semana para o contrato da bolsa. Alguém me sabe dizer quanto tempo estão a demorar para enviar o contrato para assinar? Obrigada.
Enviado: quarta jan 30, 2008 2:51 pm
por luizpinto
anageorge Escreveu:Enviei os documentos esta semana para o contrato da bolsa. Alguém me sabe dizer quanto tempo estão a demorar para enviar o contrato para assinar? Obrigada.
Olá
Concorri na primeira fase. Enviei os documentos na última semana de Setembro e só recebi o contrato para assinar no final de Dezembro. Ou seja, 3 meses.
Enviado: quarta jan 30, 2008 4:20 pm
por Rubrica
Sabem-me dizer se é possivel que um investigador tenha uma bolsa de doutoramento de uma instituição que não a fct e se por algum acaso lhe for concedida a bolsa da fct será que ele pode cancelar a bolsa que tinha e passar a ser bolseiro da fct.
Obrigado
Enviado: quarta jan 30, 2008 4:29 pm
por Jorge Nunes
Aragao Escreveu:Muitos dos colegas na Direccao da ABIC nao estao a concorrer neste momento... portanto tem de ser os que concorrem a ajudar a criar um momento de chamada de atencao ou mesmo uma carta a queixar dos tempos enormes que estes concursos levam. A tutela vende sempre que no final apesar de alguns problemas tudo ate' foi rapido. Se ficar por escrito hoje, amanha e' mais facil mudar as coisas dizendo que ja vem de tras e que nao e' uma situacao particular.
David
Concordo em absoluto
Teremos de ser nós, os que nos encontramos na situação de espera, a dinamizar o alerta para esta situação, bem como, de propostas concretas para a reverter. Depois de passar esta fase do "espera pela resposta ao comentário" seria oportuno avançar com esse processo. Talvez avançando com um texto para discussão aqui no forum, o qual seria depois apresentado pela direcção da ABIC a quem de direito.
Fica o compromisso
Um abraço
Jorge
Enviado: quarta jan 30, 2008 5:35 pm
por Bitter Sweet Girl
Rubrica Escreveu:Sabem-me dizer se é possivel que um investigador tenha uma bolsa de doutoramento de uma instituição que não a fct e se por algum acaso lhe for concedida a bolsa da fct será que ele pode cancelar a bolsa que tinha e passar a ser bolseiro da fct.
Obrigado
não és obrigado a aceitar a bolsa da FCT, mas se aceitares, só podes ter essa, porque é um contrato de exclusividade.
Enviado: quinta jan 31, 2008 12:09 pm
por Tiago H. Silva
Rubrica Escreveu:Sabem-me dizer se é possivel que um investigador tenha uma bolsa de doutoramento de uma instituição que não a fct e se por algum acaso lhe for concedida a bolsa da fct será que ele pode cancelar a bolsa que tinha e passar a ser bolseiro da fct.
Obrigado
Em princípio é possível, a não ser que a bolsa da outra instituição tenha alguma cláusula "especial"

. Assim como alguns contratos para prestação do serviço de internet ou televisão por cabo, que obrigam à permanência durante um ano: mesmo em caso de desistência anterior, o ano é pago na totalidade

.
Mas voltando às bolsas: eu fiz isso relativamente a uma bolsa da U.Minho (bolsa de projecto). Quanto tive bolsa da FCT, cancelei a bolsa do projecto. Na altura julgo que até indiquei como motivo que a bolsa da FCT me era mais vantajosa... Até porque a instituição não ficou a perder: podia encontrar outro bolseiro e continuei a trabalhar lá...
Resultados da Audiência Prévia.
Enviado: quinta jan 31, 2008 12:51 pm
por ritamelo
Boa tarde,
Sabem se já estão disponiveis os resultados da audiência prévia relativa ao concurso BD de 2007?
Obrigada.