[FCT] - [Falta de fundos é finalmente oficial?]
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
- University/ Institute: FCUL
Re: [FCT] - [Falta de fundos é finalmente oficial?]
devem estar a tentar que as pessoas que vão ao protesto vão um pouco mais animadas, por já terem recebido...
-
- investigador em formação
- Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
- University/ Institute: UTAD
Há também outra vantagem. Quem for entrevistado hoje, dificilmente pode, "em boa verdade" dizer que a FCT lhe deve dinheiro, no que reporta ao SMM.Bitter Sweet Girl Escreveu:devem estar a tentar que as pessoas que vão ao protesto vão um pouco mais animadas, por já terem recebido...
-
- cientista assíduo
- Registado: quarta set 17, 2008 4:57 am
- University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
É preciso ter discernimento e compreender que há vários pontos em discussão nesta e noutras threads recentes.
Penso que é consensual que a FCT está a desleixar-se para além do que seria compreensível, já para não falar no ponto de vista legal. Também acho que ninguém pode criticar a atitude democrática de alguns colegas que querem defender os seus interesses e por isso resolveram manifestar-se.
Dito isto, faço minhas as palavras dos colegas Carlos Ferreira e trma: quem se aventura num doutoramento (subsidiado pela FCT ou não) sem planear muito bem o seu futuro e sem contar com imprevistos, está mesmo a pedi-las.
Se alguém não consegue suportar um atraso no recebimento de 6 dias (que ninguém discorda que não deveria existir em primeiro lugar), então esse alguém está com um problema de Tesouraria igual ou pior ao da FCT.
Tal como também já foi referido, faz todo o sentido a FCT repensar a sua estratégia sobre quantas iniciativas é efetivamente capaz de suportar, e que uma redução no número de bolsas a atribuir em anos futuros pode ser necessária para uma maior regularidade no pagamento dos compromissos correntes.
Face à situação económica do país, não era difícil de imaginar que as operações de Tesouraria da FCT ficassem atrasadas/dificultadas. No entanto, preferiria que a FCT fosse mais transparente e explicasse isso com a antecedência devida.
Também espero que seja deliberada e comunicada publicamente uma resolução sobre a questão da exclusividade. Em termos genéricos, concordo com os moldes atuais que virtualmente eliminam a possibilidade de dar aulas em simultâneo, mas no caso dos bolseiros no estrangeiro, com os cortes de 60% no subsídio de propinas, inviabiliza de forma tácita bolsas nos EUA, Reino Unido e outros países onde o ensino superior não é suportado pelo governo local. Por outro lado, acho injusto que a estes seja aplicado um regime excecional, como foi sugerido pela FCT no encontro com a ABIC.
Enfim, é um problema complicado mas que tem de ser discutido com seriedade e bom senso, que não abundam neste fórum...
Penso que é consensual que a FCT está a desleixar-se para além do que seria compreensível, já para não falar no ponto de vista legal. Também acho que ninguém pode criticar a atitude democrática de alguns colegas que querem defender os seus interesses e por isso resolveram manifestar-se.
Dito isto, faço minhas as palavras dos colegas Carlos Ferreira e trma: quem se aventura num doutoramento (subsidiado pela FCT ou não) sem planear muito bem o seu futuro e sem contar com imprevistos, está mesmo a pedi-las.
Se alguém não consegue suportar um atraso no recebimento de 6 dias (que ninguém discorda que não deveria existir em primeiro lugar), então esse alguém está com um problema de Tesouraria igual ou pior ao da FCT.
Tal como também já foi referido, faz todo o sentido a FCT repensar a sua estratégia sobre quantas iniciativas é efetivamente capaz de suportar, e que uma redução no número de bolsas a atribuir em anos futuros pode ser necessária para uma maior regularidade no pagamento dos compromissos correntes.
Face à situação económica do país, não era difícil de imaginar que as operações de Tesouraria da FCT ficassem atrasadas/dificultadas. No entanto, preferiria que a FCT fosse mais transparente e explicasse isso com a antecedência devida.
Também espero que seja deliberada e comunicada publicamente uma resolução sobre a questão da exclusividade. Em termos genéricos, concordo com os moldes atuais que virtualmente eliminam a possibilidade de dar aulas em simultâneo, mas no caso dos bolseiros no estrangeiro, com os cortes de 60% no subsídio de propinas, inviabiliza de forma tácita bolsas nos EUA, Reino Unido e outros países onde o ensino superior não é suportado pelo governo local. Por outro lado, acho injusto que a estes seja aplicado um regime excecional, como foi sugerido pela FCT no encontro com a ABIC.
Enfim, é um problema complicado mas que tem de ser discutido com seriedade e bom senso, que não abundam neste fórum...
-
- cientista assíduo
- Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
- University/ Institute: FCUL
Contradizes-te um bocado, nowikissyou
1) que a FCT também tenta impedir (portanto, arranja um problema e cilindra uma das soluções mais legítimas e menos danosas para o cumprimento do plano de trabalhos)
2) com que, aparentemente, também não concordas:
Por isso é que há pessoas que optam por, em total cumprimento do regime de exclusividade nos moldes segundo os quais assinaram o contrato, dar aulas, e serem pagos por isso - algo:nowikissyou Escreveu:Dito isto, faço minhas as palavras dos colegas Carlos Ferreira e trma: quem se aventura num doutoramento (subsidiado pela FCT ou não) sem planear muito bem o seu futuro e sem contar com imprevistos, está mesmo a pedi-las.
1) que a FCT também tenta impedir (portanto, arranja um problema e cilindra uma das soluções mais legítimas e menos danosas para o cumprimento do plano de trabalhos)
2) com que, aparentemente, também não concordas:
É muito bonito falar em "planeamento", mas como se pode ver, planear vale o que vale quando a FCT muda as regras a meio do jogo - acorda, não foram só os bolseiros no estrangeiro que foram afectados.nowikissyou Escreveu:Em termos genéricos, concordo com os moldes atuais que virtualmente eliminam a possibilidade de dar aulas em simultâneo
J
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jul 06, 2012 5:38 pm
- University/ Institute: Madrid
Desculpem... alguém já recebeu a transferência da bolsa que estava prevista, pelo mail que recebemos, para hoje (6 de Julho)? Estou assustada...
-
- investigador em formação
- Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
- University/ Institute: ___
eu recebi ontem. e de acordo com o forum outros bolseiros tb receberam.Amerdes Escreveu:Desculpem... alguém já recebeu a transferência da bolsa que estava prevista, pelo mail que recebemos, para hoje (6 de Julho)? Estou assustada...
Última edição por researcher em sexta jul 06, 2012 6:10 pm, editado 1 vez no total.
Eu recebi hoje a transferência, apesar de ainda não ter recebido o mail a avisar que ela foi efectuada.Amerdes Escreveu:Desculpem... alguém já recebeu a transferência da bolsa que estava prevista, pelo mail que recebemos, para hoje (6 de Julho)? Estou assustada...
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jul 06, 2012 5:38 pm
- University/ Institute: Madrid
Obrigado... terei que ir ver isso então junto do meu banco...
-
- recém-chegado
- Registado: segunda jun 11, 2012 12:27 pm
- University/ Institute: ~UP
Estava a procurar informações sobre o OE para a FCT e deparei-me com esta apresentação http://ciencia2012.fct.pt/files/ciencia ... rreira.pdf.
O OE para 2012 diminuiu drasticamente mas, ao que parece, enquanto nos outros anos o total executado andaria à volta dos 80-90%, este ano querem que fique acima dos 95% de modo a que não haja discrepância em termos efectivos, pelo menos em relação a 2011.
Para o período de 2012-2015 querem aumentar a percentagem do orçamento destinado a bolsas. Se o total executado estiver realmente acima dos 95% do OE e subindo a percentagem de bolsas de 31% em 2011 para 34% em 2012, é provável que este ano até sejam concedidas mais bolsas. Ainda por cima este ano as bolsas vão ficar mais económicas à FCT (diminuição de propinas no estrangeiro, só um subsídio de 750€ em vez de 4, etc).
O OE para 2012 diminuiu drasticamente mas, ao que parece, enquanto nos outros anos o total executado andaria à volta dos 80-90%, este ano querem que fique acima dos 95% de modo a que não haja discrepância em termos efectivos, pelo menos em relação a 2011.
Para o período de 2012-2015 querem aumentar a percentagem do orçamento destinado a bolsas. Se o total executado estiver realmente acima dos 95% do OE e subindo a percentagem de bolsas de 31% em 2011 para 34% em 2012, é provável que este ano até sejam concedidas mais bolsas. Ainda por cima este ano as bolsas vão ficar mais económicas à FCT (diminuição de propinas no estrangeiro, só um subsídio de 750€ em vez de 4, etc).
2012 - Nova metodologia para Concursos Nacionais (FCT)
Investigador FCT: mobilidade; desenvolvimento de carreira
Projectos: diferenciação de tipologias e financiamento
•Formação avançada: Programas Doutorais (incentivos ao empreendedorismo)
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 09, 2013 10:08 am
- University/ Institute: gc university
Surpresa agradável sobre esta forma mais curta. Você pode nos dizer o que é que você está falando / escrevendo?
Tem alguma informação. sobre essa forma mais curta foi postado antes (e eu perdi isso)?
Tem alguma informação. sobre essa forma mais curta foi postado antes (e eu perdi isso)?