Contratos FCT
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: Universidade de Algures
Re: Contratos FCT
Não faço ideia, mas hoje em dia é relativamente fácil assinares uma folha em branco, fazeres um scan e voilá, tens uma assinatura digital que podes usar nos teus documentos. Assim já não tens esse problema.SUSYmodel wrote:ola,
alguem sabe se a fct aceita documentos em pdf sem as assinaturas, ou seja, nao digitalizados. (mais tarde nao vou ter problemas em enviar os originais com assinatura)
excelente fim de semana a todos
Mas, a meu ver, acho que eles querem em .pdf uma cópia do que será posteriormente entregue. Ou por outras palavras, acho que eles querem os documentos com assinatura.
Ola a todos.
A minha situação é semelhante a de muitos que antes de mim aqui falaram. Enquanto esperava os resultados começei a trabalahr como explciador onde tinha de pasasr recibos. No mes de dezembro recebi o resultado positivo. No mesmo mes de dezembro cancelei a actividade. Pelo que em janeiro ja n tenho qq actividade. Vou propor o inicio do doc em feveriro e so esta semana vou enviar os documentos on-line.
A minha questão prende-se com o momento de concessao da bolsa que eles falam na declaração sob compromisso de honra que temos de entregar.
A concessao da bolsa foi no momento em que sairam os resultados ou na data que colocamos on-line para inicio dos nossos trabalhos?
Pois se for o segundo caso, no momento de concessao da bolsa e duranet a bolsa n terei qq actividade.
Eu sei que é um promenor mimimo, mas muitas vezes enviar a declaraçao errada atrasa o rpcesso que ja por si parece ser lento:)
Obrigado e parabens a todos a quem foi atribuida bolsa.
A minha situação é semelhante a de muitos que antes de mim aqui falaram. Enquanto esperava os resultados começei a trabalahr como explciador onde tinha de pasasr recibos. No mes de dezembro recebi o resultado positivo. No mesmo mes de dezembro cancelei a actividade. Pelo que em janeiro ja n tenho qq actividade. Vou propor o inicio do doc em feveriro e so esta semana vou enviar os documentos on-line.
A minha questão prende-se com o momento de concessao da bolsa que eles falam na declaração sob compromisso de honra que temos de entregar.
A concessao da bolsa foi no momento em que sairam os resultados ou na data que colocamos on-line para inicio dos nossos trabalhos?
Pois se for o segundo caso, no momento de concessao da bolsa e duranet a bolsa n terei qq actividade.
Eu sei que é um promenor mimimo, mas muitas vezes enviar a declaraçao errada atrasa o rpcesso que ja por si parece ser lento:)
Obrigado e parabens a todos a quem foi atribuida bolsa.
-
- investigador em formação
- University/ Institute: CIS/ISCTE & Utrecht University
Olá,
Em relação ao que perguntas:
Este detalhe faz toda a diferença: se na altura colocaste no teu cv que estavas a realizar a actividade X então agora não basta a declaração de compromisso, tens que lhes provar que deste por terminada essa actividade. Caso não tenhas colocado nenhuma "actividade actual" no cv então agora basta fazeres uma carta sob compromisso de honra.
Posso-te dar o meu exemplo: eu era bolseiro de investigação (BI) num projecto quando me foi atribuida a BD, na 1ª fase, e coloquei esse facto no meu cv porque achei que seria uma mais valia. A minha BI terminou em Dezembro e eu apenas pedi BD para iniciar em Janeiro. Contudo, e apesar de em Janeiro já não estar a fazer "nada", tive que entregar uma carta do coordenador do meu projecto onde se esclarecia que tinha saido do projecto, já que o projecto continua por mais 2 anos e a FCT precisava de saber "oficialmente" que eu não tinha renovado o contrato de BI, não bastava a minha carta.
Portanto, eu acho que depende da informação que deste à FCT na altura da candidatura. Basicamente eles precisam de ter a certeza que na altura que te começarem a pagar não estás a receber dinheiro de outra fonte.
De qualquer forma, se não tiveres esclarecido deves ligar (é preciso ser persistente) ou ir à Loja do Cientista.
Cumprimentos
Em relação ao que perguntas:
Quando fizeste a tua candidatura à BD já estavas a dar explicações ou apenas começaste depois da candidatura feita?A minha questão prende-se com o momento de concessao da bolsa que eles falam na declaração sob compromisso de honra que temos de entregar.
Este detalhe faz toda a diferença: se na altura colocaste no teu cv que estavas a realizar a actividade X então agora não basta a declaração de compromisso, tens que lhes provar que deste por terminada essa actividade. Caso não tenhas colocado nenhuma "actividade actual" no cv então agora basta fazeres uma carta sob compromisso de honra.
Posso-te dar o meu exemplo: eu era bolseiro de investigação (BI) num projecto quando me foi atribuida a BD, na 1ª fase, e coloquei esse facto no meu cv porque achei que seria uma mais valia. A minha BI terminou em Dezembro e eu apenas pedi BD para iniciar em Janeiro. Contudo, e apesar de em Janeiro já não estar a fazer "nada", tive que entregar uma carta do coordenador do meu projecto onde se esclarecia que tinha saido do projecto, já que o projecto continua por mais 2 anos e a FCT precisava de saber "oficialmente" que eu não tinha renovado o contrato de BI, não bastava a minha carta.
Portanto, eu acho que depende da informação que deste à FCT na altura da candidatura. Basicamente eles precisam de ter a certeza que na altura que te começarem a pagar não estás a receber dinheiro de outra fonte.
De qualquer forma, se não tiveres esclarecido deves ligar (é preciso ser persistente) ou ir à Loja do Cientista.
Cumprimentos
Tomás Palma
Obrigado pela resposta.
SIm dava explicações quando submeti a candidatura em Setembro. Mas como as explicações era apenas para dois ou três miúdos (negocio caseiro
) não referi no CV. No meu cv a minha ultima actividade data de Agosto qd acabei a BI.
Assim, pelo tua sugestão, apenas teria de apresentar a declaração sob comp. honra em como n tenho actividade, não é?
Esta confusão deve-se apenas a uma questao de datas e termos, pois aquando da apresentaçao dos resultados das bolsa era indicada "bolsa a conceder" como se ainda n tivesse sido concedida. Como no comprovativo da situaçao profssional falam á data da concessão fiquei na dúvida qual seria esse momento:)
Obrigado
SIm dava explicações quando submeti a candidatura em Setembro. Mas como as explicações era apenas para dois ou três miúdos (negocio caseiro

Assim, pelo tua sugestão, apenas teria de apresentar a declaração sob comp. honra em como n tenho actividade, não é?
Esta confusão deve-se apenas a uma questao de datas e termos, pois aquando da apresentaçao dos resultados das bolsa era indicada "bolsa a conceder" como se ainda n tivesse sido concedida. Como no comprovativo da situaçao profssional falam á data da concessão fiquei na dúvida qual seria esse momento:)
Obrigado
-
Olá de novo.Assim, pelo tua sugestão, apenas teria de apresentar a declaração sob comp. honra em como n tenho actividade, não é?
Sim, eu acho que no teu caso basta escreveres a tal declaração sob compromisso de honra. A informação que FCT tem (a que submeteste na candidatura) é que não estavas a fazer "nada", portanto acho que deve bastar.
Como é óbvio esta a apenas a minha opinião e portanto não te posso garantir com a certeza absoluta que este é o procedimento certo.
Cumprimentos
Tomás Palma
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FMV/UTL
Olá!
Candidatei-me a BD na 1ª fase e só fui colocada após a 2ª fase de avaliação, ou seja, informaram-me que a bolsa seria "a conceder" no dia 5 de Dezembro.
Já li no regulamento que dispomos de um período de 6 meses para apresentar toda a papelada e assinar contrato, mas continuo com uma dúvida: qual é a data limite para o ínicio da bolsa? Isto é, a mim dava-me jeito começar só a 1 de Agosto de 2009; é possível?
Obrigado.
Catarina.
Candidatei-me a BD na 1ª fase e só fui colocada após a 2ª fase de avaliação, ou seja, informaram-me que a bolsa seria "a conceder" no dia 5 de Dezembro.
Já li no regulamento que dispomos de um período de 6 meses para apresentar toda a papelada e assinar contrato, mas continuo com uma dúvida: qual é a data limite para o ínicio da bolsa? Isto é, a mim dava-me jeito começar só a 1 de Agosto de 2009; é possível?
Obrigado.
Catarina.
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Catarina,
Espero bem que sim, pois 1 de Agosto de 2009 foi a data que eu escolhi! No entanto, só me candidatei na 2a fase.
Já não me recordo se havia ou não um prazo máximo para protelar a bolsa, mas se havia não era inferior a um ano (a contar da data de concessão).
Espero bem que sim, pois 1 de Agosto de 2009 foi a data que eu escolhi! No entanto, só me candidatei na 2a fase.
Já não me recordo se havia ou não um prazo máximo para protelar a bolsa, mas se havia não era inferior a um ano (a contar da data de concessão).
-
Olá Catarina,
As tuas perguntas....
Eu sei que algures no forúm já li discussões sobre este assunto, mas o que te posso dizer é que: (1) sim, podes pedir para iniciar a BD no dia 1 de Agosto e (2) não sei por quanto tempo podes adiar o pagamento, calculo que exista um limite...
Faz uma procura no fórum por este assunto....
Cumprimentos
As tuas perguntas....
De facto tens 6 meses para assinares o contrato, mas isso não tem "nada" a ver com o inicio da bolsa, são duas coisas mais ou menos independentes. Ou seja, tens que assinar o contrato para garantir a bolsa (obviamente!), mas depois tu é que decides o dia em que queres começar a receber.Já li no regulamento que dispomos de um período de 6 meses para apresentar toda a papelada e assinar contrato, mas continuo com uma dúvida: qual é a data limite para o ínicio da bolsa? Isto é, a mim dava-me jeito começar só a 1 de Agosto de 2009; é possível?
Eu sei que algures no forúm já li discussões sobre este assunto, mas o que te posso dizer é que: (1) sim, podes pedir para iniciar a BD no dia 1 de Agosto e (2) não sei por quanto tempo podes adiar o pagamento, calculo que exista um limite...
Faz uma procura no fórum por este assunto....
Cumprimentos
Tomás Palma
sim, podes começar a Agosto de 2009. Podes adiar o inicio da bolsa durante 1 ano, tal como foi dito pelo nowikissyou.Catarina_CC wrote:Olá!
Obrigado.
Catarina.

Last edited by Rosinha on Wed Jan 21, 2009 6:54 pm, edited 1 time in total.
Rosinha
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
*cough* pelo nowikissouRosinha wrote:sim, podes começar a Agosto de 2009. Podes adiar o inicio da bolsa durante 1 ano, tal como foi dito pela nowikissyou.Catarina_CC wrote:Olá!
Obrigado.
Catarina.

E já agora, quanto tempo costuma demorar desde o momento em que lacramos a submissão electrónica dos documentos auxiliares (A,B,C,D,E,F,...) até que nos enviam o contrato para assinar?
Li no fórum que antes disso eles assinalam esses documentos com um visto verde, mas ainda não me apareceu nada. Quanto tempo costuma demorar essa verificação?
-
- cientista sempre presente
- University/ Institute: University
Sim, também li algures no fórum que aparecem uns vistos verdes. No entanto, já submeti os documentos há 1 mês e ainda não tenho vistos verdes nenhuns. Os vistos verdes aparecem no FCT-SIG?
Cumprimentos,
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
Desculpa nowikissyou ... LOL Já mudeinowikissyou wrote:*cough* pelo nowikissouRosinha wrote:sim, podes começar a Agosto de 2009. Podes adiar o inicio da bolsa durante 1 ano, tal como foi dito pela nowikissyou.Catarina_CC wrote:Olá!
Obrigado.
Catarina.
E já agora, quanto tempo costuma demorar desde o momento em que lacramos a submissão electrónica dos documentos auxiliares (A,B,C,D,E,F,...) até que nos enviam o contrato para assinar?
Li no fórum que antes disso eles assinalam esses documentos com um visto verde, mas ainda não me apareceu nada. Quanto tempo costuma demorar essa verificação?

Rosinha
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FMV/UTL
Obrigado pelas vossas respostas!
Entretanto já consegui falar com a FCT e disseram-me que normalmente até um ano não colocam quaisquer objecções, mas para ter a certeza de que podemos adiar o início da bolsa até 1 ano após a data a partir da qual poderíamos iniciar a bolsa (no meu caso, 1 de Outubro de 2008, porque candidatei-me no 1º ciclo de avaliação, apesar de só ter sido concedida após o 2º ciclo de avaliação), só fazendo a submissão electrónica dos documentos e dos dados adicionais; se tiverem alguma coisa a dizer relativamente à data de início, dizem antes de enviar o contrato.
Resumindo e trocando por miúdos: se eu quisser, e a FCT aceitar (que normalmente aceita) poderia começar a 1 de Outubro de 2009.
Cumprimentos,
Catarina.
Entretanto já consegui falar com a FCT e disseram-me que normalmente até um ano não colocam quaisquer objecções, mas para ter a certeza de que podemos adiar o início da bolsa até 1 ano após a data a partir da qual poderíamos iniciar a bolsa (no meu caso, 1 de Outubro de 2008, porque candidatei-me no 1º ciclo de avaliação, apesar de só ter sido concedida após o 2º ciclo de avaliação), só fazendo a submissão electrónica dos documentos e dos dados adicionais; se tiverem alguma coisa a dizer relativamente à data de início, dizem antes de enviar o contrato.
Resumindo e trocando por miúdos: se eu quisser, e a FCT aceitar (que normalmente aceita) poderia começar a 1 de Outubro de 2009.
Cumprimentos,
Catarina.
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FEUP / INESC Porto
Estou exactamente na mesma situação (lacrei em 17 Dezembro) e a aguardar que apareçam os tais "vistos verdes"... Já passou um mês e uma semana e nada. Espero sinceramente que não encontrem nenhum problema nos documentos que submeti, senão a espera ainda será maior...João wrote:Sim, também li algures no fórum que aparecem uns vistos verdes. No entanto, já submeti os documentos há 1 mês e ainda não tenho vistos verdes nenhuns. Os vistos verdes aparecem no FCT-SIG?
Cumprimentos,
Dos que já concluíram o processo (contrato assinado, etc) na 1ª fase (ou mesmo 2ª), poderiam informar-me quando é que a FCT faz o 1º pagamento? É no final do mês em que recebem o contrato assinado por nós (juntamente com a papelada original que o acompanha), ou só depois de nos enviarem o contrato (em papel) assinado da parte deles?
Só para ter uma noção de quando será, visto que concorri na 1ª fase, fui colocado na 2ª, e especifiquei como data de início da bolsa de doutoramento o dia 1 de Dezembro (tendo terminado uma bolsa no final de Novembro, estando sem receber $$$ desde essa altura). A FCT deve pagar retroactivos, mas quanto mais tempo demorarem, pior pra mim...

-
- cientista sempre presente
- University/ Institute: University
Pois é estamos à espera que a FCT trate de processar a papelada que enviámos e espero que não demore muito mais tempo. No entanto, provavelmente em Dezembro muita gente deve ter submetido os documentos, tanto os candidatos da 1ª fase como da 2ª, e por isso deverá estar a demorar um pouco mais. Assim o espero...
Cumprimentos,
Cumprimentos,
João
PhD
PhD
Oi,
lacrei os meus documentos a 16 de Dezembro (sou da 2.ªfase) e desde hoje que tenho vistos verdes nos documentos que submeti.
Mais alguém neste situação?
lacrei os meus documentos a 16 de Dezembro (sou da 2.ªfase) e desde hoje que tenho vistos verdes nos documentos que submeti.
Mais alguém neste situação?
Eu lacrei a 10/12/08 (2fase) e não tenho nada ainda....