viva,
enviei o mail que se segue para a FCT mas ainda não obtive resposta. Contactar via telefone também parece ser uma tarefa complicada, portanto deixo-o aqui na esperança que alguém me consiga ajudar.
-------------------------------
Boa tarde,
o meu nome é Hugo Conceição e sou finalista (pré-bolonha) do curso
de Ciências de Computadores (4 anos) da Faculdade de Ciências da
Universidade do Porto.
Queria-me candidatar a uma bolsa de investigação mas pela informação
que me deram, só o poderia fazer se já fosse licenciado.
"As bolsas de investigação destinam-se a bacharéis, licenciados ou mestres"
Optei por não aderir a "Bolonha" por estar em condições de, ao fim de
4 anos de licenciatura, me poder candidatar directamente a doutoramento,
embora estivesse em condições de me "licenciar por Bolonha". Pelo que
sei, um licenciado por uma "licenciatura de Bolonha", pode candidatar-se
a uma bolsa de investigação.
Estando eu em condições de poder pedir a licenciatura de bolonha, não
seria justo ter o mesmo direito? Afinal e mais importante, o nível de
conhecimento seria exactamente o mesmo.
Desde já muito obrigado,
Hugo Conceição.
-------------------------------
obrigado
Bolsa de Investigação para aluno não licenciado
-
- Sócios
- Registado: quinta nov 29, 2007 8:02 am
- University/ Institute: Utrecht University
Olá Hugo,
Antes de mais, bem-vindo!
Adicionalmente, por experiência própria parece-me que enviar emails para a FCT não é muito boa ideia, pelo menos quando se pretende uma resposta. O melhor que há a fazer é ignorar tudo o que diz em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... s.phtml.pt e simplesmente telefonar.
Respondendo à tua questão propriamente dita, não tenho a certeza se compreendi bem. A licenciatura ser pré- ou pós- bolonha não interessa... nem a tens de ter terminada, basta que esteja terminada à data definida aquando da abertura do concurso (no concurso anterior era, por exemplo e para a segunda fase, 31-12-07).
Eu, por exemplo, tenho bolsa de doutoramento e sou Licenciado em Eng. de Sistemas e Informática (5 anos), curso que já não existe (foi reformulado para Bolonha).
Antes de mais, bem-vindo!
Adicionalmente, por experiência própria parece-me que enviar emails para a FCT não é muito boa ideia, pelo menos quando se pretende uma resposta. O melhor que há a fazer é ignorar tudo o que diz em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... s.phtml.pt e simplesmente telefonar.
Respondendo à tua questão propriamente dita, não tenho a certeza se compreendi bem. A licenciatura ser pré- ou pós- bolonha não interessa... nem a tens de ter terminada, basta que esteja terminada à data definida aquando da abertura do concurso (no concurso anterior era, por exemplo e para a segunda fase, 31-12-07).
Eu, por exemplo, tenho bolsa de doutoramento e sou Licenciado em Eng. de Sistemas e Informática (5 anos), curso que já não existe (foi reformulado para Bolonha).
José Pedro Magalhães
Mesmo que ja tenhas mais cadeiras feitas do que as licenciaturas de bolonha. Neste momento não tens um diploma de licenciado, o que faz que não tenhas habilitações para bolsas de investigação.
As bolsas para o teu caso são as bolsas de iniciação cientifica (BIC) e tem um valor de aproximadamente 400 euros.
Bruno Gomes
As bolsas para o teu caso são as bolsas de iniciação cientifica (BIC) e tem um valor de aproximadamente 400 euros.
Bruno Gomes