URGENTE: BD no estrangeiro (Montpellier)

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
joaolourenco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 12, 2007 10:03 am

URGENTE: BD no estrangeiro (Montpellier)

Mensagem por joaolourenco »

Olá a todos.

Tenho uma bolsa de doutoramento no estrangeiro (Universidade de Montpellier II) e na próxima 4ª Feira tenho uma entrevista com a direcção da escola doutoral para fazer a minha inscrição. O problema é que eles me pedem uma declaração em como eu tenho uma bolsa, e com o montante anual. Enviei uma carta registada para a FCT, e tudo o que me deram foi uma declaração em como eu me candidatei a bolsa e a minha candidatura foi considerada positivamente, sem montante anual.
Além disso, já me avisaram que aqui as bolsas têm de passar pela Universidade, ou seja, o facto de a FCT depositar a bolsa numa conta em Portugal para eles não funciona.

Peço a alguém que já tenha passado, ou que esteja a passar, pela mesma situação, que me diga como fez ou pensa fazer.

Obrigado

João Lourenço

kroggia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta nov 10, 2006 1:36 pm
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por kroggia »

A minha BD, que foi concedida no concurso de 2005, é em Portugal, porém tive o mesmo problema que o seu uma vez que a estrangeira era eu ;)
Para pedir o visto de estudos em Portugal eu deveria apresentar a tal carta com os montantes cobertos pela bolsa. Também recebi primeiramente somente a carta da FCT dizendo-me que eu tinha a bolsa concedida, mas sem indicações dos valores específicos. Liguei algumas vezes para a FCT até receber a informação de que a carta com os montantes somente pode ser mandada após a assinatura do contrato...
Já recebeste o contrato e mandou-o assinado???

tochaf
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 12, 2007 7:14 pm

Mensagem por tochaf »

Sim, parece que entrámos num ciclo vicioso.

Estou prestes a fazer uma matricula para doutoramento na Universidade Paris VII e tenho basicamente o mesmo problema.

A universidade só aceita inscrições de alunos, razoavelmente, remunerados e com segurança social (apresentação da folha de pagamento/descontos, eu como nunca fiz nao tenho)

A segurança social só aceita inscrições a sério mediante um contracto de trabalho.

A FCT só assina o contrato com uma inscrição na universidade.

e assim ainda, como por exemplo para abrir uma conta bancária, em França, exigida pela Universidade.

Vamos ver se isto, se é que, se resolve !!!

tochaf
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por tochaf »

Hoje telefonei para a FCT, e a resposta foi:

Eles passam o seguinte (aquilo que já temos)para um doutoramento a decorrer integralmente no estrangeiro:

" o Senhor X tem uma bolsa provisória para frequentar doutoramento na universidade Y "

O que incompreensivelmente (na minha opinião) não passam é :

" O senhor X tem uma bolsa provisória para frequentar um doutoramento na universidade Y e, caso seja aceite a inscrição na universidade, além de outras condições, o montante que temos previsto é 1710 mensais"

Ou seja, dizem-nos que para resolver esta "pescadinha de rabo na boca" tem de ser a universidade a dizer:

" A universidade aceitou a inscrição do aluno com a condição de este ter financiamento que lhe permita subsistir"

Bem, vamos ver se a Universidade Francesa é mais condescendente que a FCT.

Mas não teria de ser em primeira instancia a instituição do meu pais a resolver esta “embrulhada” com uma simples alusão aos valores das bolsas que tem estipuladas para doutoramentos a decorrer integralmente no estrangeiro, depois do contrato devidamente assinado?

Sinceramente, não percebo esta rigidez.

E mantenho a pergunta que abriu este “post”. Há alguém com experiência no caso?

tochaf
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por tochaf »

Pois, parece incontornável.

Foi mesmo a universidade francesa a desbloquear o caso.

Levei a tal carta da aceitação da bolsa e imprimi a tabela dos valores das bolsas (em portugues já que pelos vistos nao está disponivel em inglês)

O que expliquei na universidade foi exactamente o que pedi à nossa FCT, que pelos vistos estão privados de fazer:

" tenho uma bolsa provisória, caso o contrato seja celebrado, os "estatutos vigentes para 2007" da FCT preveem uma bolsa de 1710 euros"

Tudo dependeu depois da boa fé da escola, que tomaram em conta a minha explicação oficiosa, ainda que verdadeira.

Perguntei-me o que sucederia se a universidade apresentasse a mesma rigidez da FCT...será que alguma vez conseguiria desbloquear o caso?

Mas para o caso não ser tão "badalado" e a FCT proceder desta forma situações como a minha devem ser normais, talvez nao esteja a ver a coisa do prisma correcto....

boa sorte

joaolourenco
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 12, 2007 10:03 am

Mensagem por joaolourenco »

Bom, fiz hoje a minha inscrição na Universidade de Montpellier, e no final foi mais simples do que pensava.

Na segunda feira tinha passado pelo "bureau des etrangers" que é o gabinete responsável por acompanhar os alunos estrangeiros na universidade, e lá tinha explicado a minha situação no que diz respeito à bolsa. Mostrei a tabela com os montantes das bolsas, isso foi muito importante, porque a declaração da FCT é manifestamente insuficiente.

Penso que no final o "bureau des etrangers" comunicou a minha situação à escola doutoral onde tinha de fazer a minha inscrição, de forma que eles já estavam ao corrente e não puseram quaisquer entraves.

Tanto melhor! Mas é de facto uma falta grave da FCT que não emita uma declaração que salvaguarde melhor os interesses dos bolseiros.

João Lourenço

Responder