Bolsas BD 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Luisa Semedo
Sócios
Sócios
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne

Post by Luisa Semedo »

Bitter Sweet Girl,
acabei de ler as tuas mensagens, e estou mesmo enervada em relação ao que descreves sobre a tua candidatura! :smt093 é mais uma das muitas injustiças da FCT, mas o que é grave é que isso ponha em causa aquilo que queres fazer! Eu percebo perfeitamente porque passo também o meu tempo a pensar desistir, ou pelo menos desistir da FCT. Mas acho que o importante é tentar fazer uma "espécie de terapia" não anti-FCT, mas fazer com que a nossa relação à FCT se torne fria e neutra, de maneira a não nos deixar-mos submergir por tantos "maus sentimentos"! (credo, quase parece um sermão religioso! Hi!Hi! :lol: )
As bolsas da FCT não deixam de ser uma boa oportunidade, e quer seja porque com um recurso podes ter sorte, ou podes ver justiça ser feita seria bom não desistires dessa oportunidade sobretudo tão perto do objectivo!

O importante é não desistires e acreditares em ti, pois sei bem que este processo todo "balança" muito a nossa auto-estima! Força, coragem e não hesites em desabafar no forum. :smt056

Luisa (companheira da infortuna)

P.S. A luta continua :smt027
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau
isaur
investigador em formação
investigador em formação

Post by isaur »

Luisa Semedo wrote:Mas acho que o importante é tentar fazer uma "espécie de terapia" não anti-FCT, mas fazer com que a nossa relação à FCT se torne fria e neutra, de maneira a não nos deixar-mos submergir por tantos "maus sentimentos"! (credo, quase parece um sermão religioso! Hi!Hi! :lol: )
As bolsas da FCT não deixam de ser uma boa oportunidade, e quer seja porque com um recurso podes ter sorte, ou podes ver justiça ser feita seria bom não desistires dessa oportunidade sobretudo tão perto do objectivo!
Acho que é a atitude certa a tomar! Se encaramos as bolsas da FCT como uma boa oportunidade e não a única, com frieza e com baixa expectativa acabamos sempre por ser surpreendidos pela positiva. De outra maneira, gastamos demasiada energia nisso...e como não podemos controlar o processo, não é propriamente saudável.
PMMP
recém-chegado
recém-chegado

Duvida

Post by PMMP »

Boa tarde,

Alguem me confirmar os pontos atribuidos às notas de licenciatura de 15 e 16? mantém-se a msm pontuaçao que vem no guiao de 2006?

Obrigado,
Pedro
isaur
investigador em formação
investigador em formação

Re: Duvida

Post by isaur »

PMMP wrote:Boa tarde,

Alguem me confirmar os pontos atribuidos às notas de licenciatura de 15 e 16? mantém-se a msm pontuaçao que vem no guiao de 2006?

Obrigado,
Pedro
Olá Pedro,

Tens aqui o guião para este ano: http://www.fct.mctes.pt/bolsas/concurso ... ao2007.pdf. Serve contudo como base de referência, não é obrigatório.

Irina
Olga
recém-chegado
recém-chegado

Post by Olga »

Olá!

Bem...depois de muito tentar atenderam-me o telefone na FCT. Ao contrário do que já foi dito aqui no forum, aos pendentes não é permito fazer nada...só esperar!!! Disseram-me que não é possivel recusar a bolsa e pedir recurso agora...tenho obrigatoriamente que esperar pela segunda fase.

Mas depois fiquei com uma duvida e que me esqueci de perguntar. Ok, nós vamos a 2ª fase e imaginemos que nos dão bolsa...quando começo o doutoramento? Em Janeiro? ou Outubro e pagam-nos retroactivos??

Fica aqui a questão a todos os pendente...alguem sabe? alguem perguntou á FCT??

Obrigada

Olga
isaur
investigador em formação
investigador em formação

Post by isaur »

Olga wrote:Olá!

Bem...depois de muito tentar atenderam-me o telefone na FCT. Ao contrário do que já foi dito aqui no forum, aos pendentes não é permito fazer nada...só esperar!!! Disseram-me que não é possivel recusar a bolsa e pedir recurso agora...tenho obrigatoriamente que esperar pela segunda fase.

Mas depois fiquei com uma duvida e que me esqueci de perguntar. Ok, nós vamos a 2ª fase e imaginemos que nos dão bolsa...quando começo o doutoramento? Em Janeiro? ou Outubro e pagam-nos retroactivos??

Obrigada

Olga
Pois, parece que mudam de opinião com bastante frequência! ver isto também: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... 6&start=15.

Não sei nada sobre a data de início da bolsa, mas como nos candidatámos na primeira fase devíamos começar quanto antes. Provavelmente melhor esperar pelos resultados, ver se temos a bolsa e depois veremos.

Também me parece que seja melhor telefonar para a FCT depois de acabar este período de audiência prévia e recolha de docs para os que obtiveram bolsa. Poderá ser menos confuso e mais fácil obter a ligação.
rresende
recém-chegado
recém-chegado

Informações dadas pela FCT

Post by rresende »

Estive ontem de manhã na FCT e disseram-me o seguinte:
A fase de comentários/audiência prévia era treta/engano/etc. e desapareceu.

Quem está na zona cinzenta tem de:
1 - Encher-se de paciência e ver se na segunda fase (em Dezembro) tem bolsa.
2 - Se não tiver bolsa faz os comentários
3 - Se continuar a não ter bolsa pede recurso.
4 - Se continuar a não ter bolsa: "vai trabalhar malandro!"

(O nº 4 foi para desanuviar!)

Disseram-me ainda:
O nº de candidaturas da 2ª fase foi próximo do da primeira: 2000.
Não me explicaram muito bem o que vai ser considerado na avaliação prévia/comentários.
Estão agora a fazer os convites para os painéis da 2ª fase, mas podem estar a convidar as mesmas pessoas que na primeira fase.
Os painéis de recurso são diferentes dos do concurso.

Na minha instituição, pessoas que já tiveram em painéis disseram-me para comentar tudo o que se ache que está mal avaliado, nunca se sabe de onde vem a décima (no meu caso é a centésima!) que falta.
philfine
recém-chegado
recém-chegado

Post by philfine »

Olga wrote: Mas depois fiquei com uma duvida e que me esqueci de perguntar. Ok, nós vamos a 2ª fase e imaginemos que nos dão bolsa...quando começo o doutoramento? Em Janeiro? ou Outubro e pagam-nos retroactivos??

Ola Olga,

quando telefonei para a FCT, na passada sexta-feira, o que me foi dito foi que, desde que estejas a pagar propinas na universidade e que tenhas mencionado na tua candidatura a mesma data de inicio (nunca antes de Outubro), a FCT paga os retroactivos.
Como ja passou uma semana desde esta informacao, nao sei se ja alteraram a politica :lol:

Apertem com eles...
isaur
investigador em formação
investigador em formação

Alguém recebeu a carta da FCT?

Post by isaur »

Vivam,

Alguém recebeu a carta da FCT por correio? A carta que diz o mesmo que o e-mail que recebemos no início a comunicar os resultados.

Queria ver se houve alguém pendente que a tenha recebido...

Irina
danielr
recém-chegado
recém-chegado

Post by danielr »

Olá Irina,

Eu estou "pendente" e também não recebi nenhuma carta em casa.
Provavelmente não vamos receber!

Daniel Ribas
isaur
investigador em formação
investigador em formação

Post by isaur »

danielr wrote:Olá Irina,

Eu estou "pendente" e também não recebi nenhuma carta em casa.
Provavelmente não vamos receber!

Daniel Ribas
Olá Daniel, obrigado pela resposta. Vou mandar para a semana um e-mail para a FCT para perguntar como é que eles fazem na nossa situação. Se souberes algo entretanto, diz. Quando obtiver a resposta deles (se forem rápidos, demorará um mês :wink: ), também digo.

Será que os restantes (não pendentes) candidatos receberam já as cartas?

Irina
anasetas
recém-chegado
recém-chegado

Post by anasetas »

Olá!

eu não sou "pendente", a bolsa foi-me concedida, mas ainda não recebi carta nenhuma.... nem sequer o segundo e-mail que disseram que iam enviar com os documentos necessários... que trapalhada...

Ana
Olga
recém-chegado
recém-chegado

Post by Olga »

Olá

Eu acho que nós os "pendentes" não vamos receber carta da FCT. O que me foi dito na FCT foi que a nossa candidatura está congelada, ou seja, nós ainda estamos em concuro, passamos a ser concorrentes da 2ª fase, por isso, temos que esquecer a 1ª fase e tudo referente á 1ª fase. Infelizmente é assim...!

Olga
Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

anasetas wrote:Olá!

eu não sou "pendente", a bolsa foi-me concedida, mas ainda não recebi carta nenhuma.... nem sequer o segundo e-mail que disseram que iam enviar com os documentos necessários... que trapalhada...

Ana
só irão receber as cartas quando eles acabarem de olhar para os comentários feitos no período de audiência prévia. aí recebem a carta oficial, os que tiveram a bolsa e os que não tiveram.
Carlo Bottaini
recém-chegado
recém-chegado

Post by Carlo Bottaini »

Bitter Sweet Girl wrote:
anasetas wrote:Olá!

Ana
só irão receber as cartas quando eles acabarem de olhar para os comentários feitos no período de audiência prévia. aí recebem a carta oficial, os que tiveram a bolsa e os que não tiveram.

Bom, e será então possível que, por exemplo, uma bolsa concedida com uma pontuação mesmo junto da linha de corte possa ser “retirada”, como consequência das decisões tomadas na audiência previa?
Ou seja, com outras palavras, será que uma reavaliação dos que fizeram recurso possa levar à subida da linha de corte já anteriormente estabelecida e deixar assim de fora os quem já foram informados na primeira e-mail da obtenção da bolsa? Neste caso então os que se encontram numa situação considerada de “pendente” seriam muitos mais, nomeadamente os que se encontram logo acima da linha de corte.
Forma contrária acho que não faria muito sentido os que obtiveram a bolsa ficarem a espera dos comentários feitos no período de audiência prévia para receber a carta oficial. Afinal, acho que mesmo uma e-mail, apesar de não ser uma carta no sentido mais tradicional do termo, tenha valor oficial. Mas acho também que a fantasia não tenha limites. Veja-se, por exemplo e entre as outras coisas, a introdução do estatuto de “pendente” não prevista em lado nenhum no regulamento.
Um bom dia de sol para todos.
Carlo
Sportinguista
University/ Institute: UBI

Post by Sportinguista »

Carlo Bottaini wrote:Bom, e será então possível que, por exemplo, uma bolsa concedida com uma pontuação mesmo junto da linha de corte possa ser “retirada”, como consequência das decisões tomadas na audiência previa?
Não, isso nunca irá acontecer, se tens a bolsa concedida já não ta irão tirar :wink:
Docem velle summs est eruditio
kairos
Sócios
Sócios

Post by kairos »

Olá a todos!

Candidatei-me este ano à segunda fase e segundo as minhas aritméticas duvidosas (e baseado na nota que obtive o ano passado :roll: ) parece que estou acima da linha de corte definida na primeira fase.

Para evitar assimetrias ou injustiças parece que a FCT já definiu qual é a nota que garante a priori que o candidato entra. Ora isto baseia-se em aritméticas também duvidosas... :? Então o que passará se os candidatos da segunda fase tiverem melhores notas, inclusive melhores que o espaço aberto entre a linha de corte e a nota de recusa da primeira fase? Pode a linha de corte ser mais alta na 2ª fase (criando essas injustiças já tão referidas neste fórum)? Ou imaginemos o contrário, que as notas são tão baixas que as candidaturas suspensas na primeira fase não chegam para a nova linha de corte. Vão repescar os candidatos da primeira fase a que foram recusadas as bolsas?

Se alguém conseguir ter uma resposta que ajude a superar esta ansiedade miudinha :P ...

Abraço e boa sorte!
Sportinguista
University/ Institute: UBI

Post by Sportinguista »

Pelo que eu entendo a linha de corte da segunda fase deve-se situar na faixa dos que foram considerados pendentes... Acho que eles equilibram as coisas dessa forma, se houver muita gente na segunda fase bem classificada a linha de corte fica onde ficou na primeira fase. Se ficarem com orçamento para mais bolsas baixam um pouco a linha e aprovam candidatos da primeira e segunda fase...

Claro que isto são suposições minhas... :roll: :roll: :roll:
Docem velle summs est eruditio
veraaugusto
recém-chegado
recém-chegado

Post by veraaugusto »

Boa Tarde!

Alguem me sabe dizer qual a linha de corte para eng dos materiais?
Parabéns a todos os que ganharam!
kairos
Sócios
Sócios

Post by kairos »

Os resultados da 1ª fase estão aqui: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... sc&start=0
Post Reply