Dúvidas sobre a fase de comentários e reclamação
-
- recém-chegado
- Registado: quinta set 20, 2007 10:20 am
Dúvidas sobre a fase de comentários e reclamação
Olá. Candidatei-me este ano à atribuição de uma bolsa de estudo na área das Ciências da Educação. Infeliz sorte que fiquei com uma classificação de 4.125, sendo que as classif. abaixo de 4.2 são propostas para recusa. Como sou inexperiente nestas coisa...será que alguém me pode ajudar no seguinte:
1- a fase dos comentários aberta por 10 dias é concretamente o quê?
2- a fase de reclamação posterior a fase dos comentários é concretamente o quê? qual a diferença....
3- Tendo eu concorrido à 1ª fase já não posso concorrer à 2ª?
4- O que quererão estas almas dizer com "não explicita acolhimento"? Ou seja, o que é isso de explicitar acolhimento?
4 - (por fim)alguém teve já experiência de "morrer na praia" tal como eu e depois ter pedido recurso e ter sido alterada a avaliação do painel?
Muito obrigado a todos e votos de bom trabalho
2- a fase de reclamação posterior a fase dos comentários é concretamente o quê? qual a diferença....
4- O que quererão estas almas dizer com "não explicita acolhimento"? Ou seja, o que é isso de explicitar acolhimento?
4 - (por fim)alguém teve já experiência de "morrer na praia" tal como eu e depois ter pedido recurso e ter sido alterada a avaliação do painel?
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
Re: Dúvidas sobre a fase de comentários e reclamação
Muitas pessoas recorreram e tiveram bolsa. O recurso para os casos em que se está próximo da linha de corte e em que na avaliação se encontra pontos que se possa tentar rebater é uma hipótese a não deixar de lado.pereira Escreveu: 4 - (por fim)alguém teve já experiência de "morrer na praia" tal como eu e depois ter pedido recurso e ter sido alterada a avaliação do painel?
Deixo aqui um dos vários tópicos sobre o assunto em concursos anteriores mas vale apena procurar outros:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=68
Não baixes os braços...
Boa sorte,
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
Visita o Guia do Bolseiro
-
- recém-chegado
Obrigado
David
Enviei-te uma mensagem para o mail. Contudo, muito obrigado pela tua pronta resposta e pela ajuda que já percebi que procuras dar. Como será que posso orientar o meu recurso? falam de um estado da arte incompleto e de condições de acolhimento não explicitadas. Será que posso reformular tudo isto no recurso? Muito obrigado a todos os que possam contribuir para que este momento de desalento não seja tão complicado. Abraços
Enviei-te uma mensagem para o mail. Contudo, muito obrigado pela tua pronta resposta e pela ajuda que já percebi que procuras dar. Como será que posso orientar o meu recurso? falam de um estado da arte incompleto e de condições de acolhimento não explicitadas. Será que posso reformular tudo isto no recurso? Muito obrigado a todos os que possam contribuir para que este momento de desalento não seja tão complicado. Abraços
-
- investigador em formação
- Registado: quinta fev 22, 2007 10:56 pm
olá,
não se esqueçam que por enquanto somente está aberto o período de audiência prévia, tal como o ano passado, e que o recurso segue depois.
trata-se de uma consulta e alguns comentários que podemos proporcionar para averiguar supostamente se valerá a pena fazer recurso. e isto antes de obter a carta da FCT por correio relativa à decisão final desta primeira fase. depois tem-se a oportunidade de fazer recurso com os mesmos comentários ou outros. o ano passado eu usei os mesmos.
mas o ano passado pelo que vi não houve qualquer reacção da parte do júri e corria o boato de que não reavaliaram nada porque havia demasiada gente a pedir isso na avaliação prévia...
Irina
não se esqueçam que por enquanto somente está aberto o período de audiência prévia, tal como o ano passado, e que o recurso segue depois.
trata-se de uma consulta e alguns comentários que podemos proporcionar para averiguar supostamente se valerá a pena fazer recurso. e isto antes de obter a carta da FCT por correio relativa à decisão final desta primeira fase. depois tem-se a oportunidade de fazer recurso com os mesmos comentários ou outros. o ano passado eu usei os mesmos.
mas o ano passado pelo que vi não houve qualquer reacção da parte do júri e corria o boato de que não reavaliaram nada porque havia demasiada gente a pedir isso na avaliação prévia...
Irina
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
Não podes.pereira Escreveu:3- Tendo eu concorrido à 1ª fase já não posso concorrer à 2ª?
Docem velle summs est eruditio
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jun 14, 2007 12:00 am
Pereira,pereira Escreveu:Olá. Candidatei-me este ano à atribuição de uma bolsa de estudo na área das Ciências da Educação. Infeliz sorte que fiquei com uma classificação de 4.125, sendo que as classif. abaixo de 4.2 são propostas para recusa. Como sou inexperiente nestas coisa...será que alguém me pode ajudar no seguinte:
Só te posso responder à 3ª questão: não podes concorrer à 2ª fase já tendo concorrido à 1ª, até porque os prazos já finalizaram... Coragem!!
-
- recém-chegado
Acolhimento
Esqueci-me de colocar mais uma questão de que me apercebi agora. Será que ao ter referenciado que a bolsa é mista deveria ter mencionado uma universidade que confere o grau e outra que confere o acolhimento? Mas no caso o doutoramento é feito em Espanha, na Universidade da Extremadura que garante o acolhimento e confere o grau...daí que mencionei no campo das condições de acolhimento apenas a Universidade da Extremadura. Mencionei bolsa mista pelo facto de ser cidadão português e obter o grau e o acolhimento ser em Espanha. Será que está correcto? Ou poderia ter feito isto senão tivesse mencionado bolsa mista? Se for o caso posso recorrer no sentido que que cometi um pequeno lapso? (é que estão a centésimas do último que obteve bolsa)
-
- recém-chegado
- Registado: segunda mar 26, 2007 8:32 pm
Muitas pessoas recorreram e tiveram bolsa. O recurso para os casos em que se está próximo da linha de corte e em que na avaliação se encontra pontos que se possa tentar rebater é uma hipótese a não deixar de lado.
mesmo podendo ser uma pergunta subjectiva, com base na experiência do passado, o que pode significar estar próximo da linha de corte. todas os recursos são avaliados da mesma forma, independentemente da distância à linha de corte, ou aqueles que estão a centésimas da linha de corte, merecem uma atenção privilegiada?
eu tive 4,3 em CEd, ficando a 0,175 da linha de corte. não ficando em Dez, espero recorrer.
cumprimentos,
mesmo podendo ser uma pergunta subjectiva, com base na experiência do passado, o que pode significar estar próximo da linha de corte. todas os recursos são avaliados da mesma forma, independentemente da distância à linha de corte, ou aqueles que estão a centésimas da linha de corte, merecem uma atenção privilegiada?
eu tive 4,3 em CEd, ficando a 0,175 da linha de corte. não ficando em Dez, espero recorrer.
cumprimentos,
Eduardo Nuno Fonseca
Bolsas pendentes
Olá!
Na minha candidatura e Bolsa de Doutoramento, a decisão ficou pendente, passando assim para a segunda fase.
Queria fazer um comentário ou reclamação, pois existe um ponto que penso que não foi bem cotado, mas devido à situação de pendente, disseram-me que terei que esperar por Dezembro, quando saírem os resultados da segunda fase.
Se assim for, então as pessoas a quem a bolsa foi recusada poderão reclamar agora e conseguir já a bolsa, enquanto que os pendentes, que têm melhor classificação têm que esperar 2 meses para o fazerem?
E quanto aos candidatos da 2ª fase, não estarão melhor qualificados?
Queria saber se alguém me pode tirar estas dúvidas...
Obrigada.
Na minha candidatura e Bolsa de Doutoramento, a decisão ficou pendente, passando assim para a segunda fase.
Queria fazer um comentário ou reclamação, pois existe um ponto que penso que não foi bem cotado, mas devido à situação de pendente, disseram-me que terei que esperar por Dezembro, quando saírem os resultados da segunda fase.
Se assim for, então as pessoas a quem a bolsa foi recusada poderão reclamar agora e conseguir já a bolsa, enquanto que os pendentes, que têm melhor classificação têm que esperar 2 meses para o fazerem?
Obrigada.
-
Re: Bolsas pendentes
Olá,HeBe Escreveu:Olá!
Obrigada.
De acordo com info da FCT, os candidatos pendentes têm que esperar pela segunda fase para pedir audiência prévia e depois pedir recurso. Isto porque ainda não foi tomada uma decisão final relativamente à nossa candidatura, que dependerá da linha de corte da 2ª avaliação.
Os candidatos recusados na 1ª fase podem fazer audiência prévia. Mas só podem fazer recurso junto com os da 2ª fase. Ou seja só vai haver uma fase de recurso para todos os candidatos.
Irina
Na FCT disseram-me que aqueles a quem a bolsa foi recusada poderiam reclamar agora e a bolsa ser aprovada agora.
A isto ser verdade, geram 2 injustiças:
1. Os candidatos com a bolsa recusada podem começar o doutoramento antes dos candidatos pendentes, e ser-lhes subida a nota antes que os pendentes possam defender a sua reclamação.
2. Os candidatos pendentes ficarão dependentes das notas dos candidatos da 2ª fase para serem aprovados, podendo estes, como tiveram mais tempo para preparar a candidatura, ter notas superiores. Serão assim avaliados (se forem a recurso) de modo diferente, de que se comparados com os da 1ª fase.
1. Os candidatos com a bolsa recusada podem começar o doutoramento antes dos candidatos pendentes, e ser-lhes subida a nota antes que os pendentes possam defender a sua reclamação.
2. Os candidatos pendentes ficarão dependentes das notas dos candidatos da 2ª fase para serem aprovados, podendo estes, como tiveram mais tempo para preparar a candidatura, ter notas superiores. Serão assim avaliados (se forem a recurso) de modo diferente, de que se comparados com os da 1ª fase.
pendentes
Na FCT disseram-me que aqueles a quem a bolsa foi recusada poderiam reclamar agora e a bolsa ser aprovada agora.
-
Olá Henrique,RepC Escreveu:Irina bom dia,
essa informacao de que so havera uma fase de recurso para todos os candidatos (1 e 2 ciclos) foi dada pela FCT?
Isto porque eu liguei para la agora e disseram-me que havera duas fases de recurso.
Henrique
Foi dada pela FCT, sim. Havia de acordo com eles duas fases diferentes de audiência prévia mas somente uma de recurso no final. Isto corresponde também com a informação de um dos sócios da ABIC que nos disse no tópico sobre BD 2007 de que a FCT já tinha planeado fazer isto.
Tens a certeza de que se tratava de recurso e não de audiência prévia? Se sim, pode ser que mudaram de ideias.
Irina
-
À partida isto é possível, mas é capaz ser improvável a não ser que se tenha feito um grande erro de avaliação. Isto porque a diferença entre os candidatos recusados e a linha de corte não é propriamente pequena.HeBe Escreveu:Na FCT disseram-me que aqueles a quem a bolsa foi recusada poderiam reclamar agora e a bolsa ser aprovada agora.
E aliás os pendentes podem sempre desistir deste estatuto e pedir à FCT que os considere recusados nesta fase, e por esta via beneficiar de reavaliação agora. Mas os resultados desta reavaliação são definitivos.
Já disse isto antes, mas para mim não há injustiça nos pendentes, mas há oportunidade e direito de escolha. Estou nesta categoria e não me sinto prejudicada. Mas para os outros pode ser diferente e compreendo isto.
Irina ola mais uma vez,
trata-se entao de mais um concurso original. De facto, a informacao que te transmiti foi relativa a fase de recurso e nao de audiencia previa.
No entanto para ser sincero contigo, parece-me que nem as pessoas da FCT, pelo menos quem atende o telefone, sabem muito bem do que estao a falar.
Quem me atendeu hoje disse-me que havera uma fase de recurso para quem concorreu no primeiro ciclo e uma outra para quem concorreu no segundo.
Isto faz algum sentido porque apos o periodo de audiencia previa iremos receber uma carta com a decisao final de recusa ou nao da bolsa. Apos recepcao temos entao 15 dias uteis para recorrer, e penso que nao faz sentido eles esperarem pelos recursos do segundo ciclo, mantendo os do primeiro em standby.
H.
trata-se entao de mais um concurso original. De facto, a informacao que te transmiti foi relativa a fase de recurso e nao de audiencia previa.
No entanto para ser sincero contigo, parece-me que nem as pessoas da FCT, pelo menos quem atende o telefone, sabem muito bem do que estao a falar.
Quem me atendeu hoje disse-me que havera uma fase de recurso para quem concorreu no primeiro ciclo e uma outra para quem concorreu no segundo.
Isto faz algum sentido porque apos o periodo de audiencia previa iremos receber uma carta com a decisao final de recusa ou nao da bolsa. Apos recepcao temos entao 15 dias uteis para recorrer, e penso que nao faz sentido eles esperarem pelos recursos do segundo ciclo, mantendo os do primeiro em standby.
H.
-
Olá Henrique!RepC Escreveu:Irina ola mais uma vez,
H.
Estão mesmo a contradizerem-se então...
Para mim até faz sentido que haja um recurso depois de cada fase, porque permite comparar candidatos semelhantes. Mas possivelmente que só saberemos depois de receber a carta em casa e depois de fazer o recurso. Já não sei o que dizer...
Excepto: boa sorte para o teu recurso, independentemente de quando será!
Irina