BDE + Programa de doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
fcorreia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado ago 11, 2007 1:56 pm

BDE + Programa de doutoramento

Mensagem por fcorreia »

Olá a todos,

Estou em vias de colocar uma candidatura a uma Bolsa de Doutoramento em Empresas, no contexto da empresa em que trabalho actualmente e no contexto de um programa de doutoramento. O problema que encontro é que o regulamento das BDE está muito virado para o caso de existir logo no início um orientador universitário e um plano de trabalhos bem definido, o que não acontece num programa doutoramento. :(

Ao telefonar para a ADI consegui saber que seja programa de doutoramento ou não, tem de existir já um orientador universitário e um plano de trabalhos concreto. Alguém me sabe orientar como é que se costumam resolver estes "requisitos"?

Como costume nos programas de doutoramento, este (no qual já tenho a informação de que fui aceite) tem um ano de componente lectiva, ao que se segue o período da tese. Um dos objectivos da componente lectiva é precisamente apoiar os doutorandos em encontrar um bom tema de tese, daí não ser muito realista ter que avançar com um tema logo à priori. :)

Sobre este assunto, no regulamento do doutoramento surgem estes pontos:
Artigo 5º
1. Durante o primeiro ano, o orientador do doutoramento, um Professor da Universidade do Porto, é nomeado pela Comissão Científica do Programa, com o acordo do aluno.
Artigo 6º
13. O plano de trabalhos de doutoramento, que deve merecer o acordo explícito do orientador, é apresentado, até ao fim do segundo ano, em documento escrito, identificando os objectivos, descrevendo o estado da arte, relatando o trabalho já desenvolvido e propondo as linhas de trabalho futuro.

Obrigado!

ciqueiroz
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: domingo mar 11, 2007 4:33 pm

Mensagem por ciqueiroz »

Olá,

Realmente o primeiro ano do doutoramento é mesmo um ano de aprendizagem em que ainda se define muito do que se vai realmente fazer. No entanto a existencia d eum plano de trabalhos prévio ao inicio do doutoramento é uma das condições para poderes candidatar-te à atribuição de bolsas pela FCT.
Mesmo realizando o doutoramento numa empresa terás sempre de ter um orientador associado a uma Universidade ou Instituição de Investigação e é com ele e com o coordenador da tua empresa que definirás esse mesmo plano de trabalhos.
Penso que na amior parte das vezes, arranjar um orientador começa por um contacto informal com um professor que já conheças ou que trabalhe na área em que pretendes realizar o teu doutoramento.
Aconselho-te por isso a falar com um professor que penses ser indicado para orientar a tua tese e discutires com ele a possibilidade de ele ser o teu orientador universitário.

Espero ter ajudado!

Abraço

Cibele

fcorreia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado ago 11, 2007 1:56 pm

Mensagem por fcorreia »

Olá Cibele,

Estive entretanto a falar com o director do curso de doutoramento, que me aconselhou a colocar a candidatura sem um orientador universitário mas anexando um documento (passado pela universidade) dizendo que se trata de um programa doutoral, e que por isso não existe ainda um orientador e plano de trabalhos, que serão atribuídos a seu tempo.

Vou tentar por esta via, esperando que seja o suficiente.

De qualquer forma obrigado!

Responder