pagamento do seguro social voluntario

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
zorbie
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta mai 31, 2007 2:13 pm
University/ Institute: UAveiro

pagamento do seguro social voluntario

Mensagem por zorbie »

Olá colegas,

A minha questão é muito directa e pontual:

Sou bolseiro de investigação há cerca de 1 ano, altura em que subscrevi, voluntariamente, um seguro social voluntário.
Acontece que apenas paguei duas mensalidades, por ter recebido a bolsa muito após o início do contrato. Desde então nunca mais paguei.

Como posso anular o SSV? Estou obrigado a pagar as mensalidades em atraso?

Muito obrigado, desde já, pelas vossas dicas

ruisoarescosta
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: quarta jan 11, 2006 4:26 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa / Princeton University
Contacto:

Mensagem por ruisoarescosta »

Boas!

Julgo que podes proceder à anulação do SSV dirigindo-te aos serviços da Segurança Social. O SSV é voluntário, portanto não há razão para não poderes anulá-lo, se assim o pretenderes.

Quanto às mensalidades em atraso... Não sei responder, calculo que a Segurança Social possa exigir que as pagues. No entanto, porque não percebi se estás a par disto pelo que escreveste, não te esqueças que na prática não és tu que pagas o SSV, é a FCT. Mesmo que tenhas 10 mensalidades em atraso (o tal ano menos os 2 meses que pagaste), se apresentares os recibos dos pagamentos à FCT, és reembolsado no mês seguinte.

Aliás, não sei se o motivo que te leva a cancelar o SSV é esse, o facto de teres que pagar do teu bolso à Segurança Social. É que embora sejas tu a pagar, a FCT reembolsa. E pode reembolsar todos os meses, se enviares o recibo todos os meses acabas por receber o valor correspondente no mês seguinte.

Abraços e beijinhos,

rui

Responder