resultados??

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
rgonzo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm

Re: Concurso 2006 reportagem SIC

Mensagem por rgonzo »

AL Escreveu:Viva a todos
recebemos hoje contacto da SIC demonstrando interesse em fazer reportagem sobre o concurso de 2006. Precisam de um candidato que ainda não tenha ainda recebido contrato ou começado a receber bolsa; e de alguem que se vai candidatar ao concurso de 2007.
Caso estejam interessados, ou conhecam alguem, contactem a ABIC em geral@abic-online.org.
Tem que ser alguem que esteja em Portugal?
Eu vou concorrer em 2007...

skyintruder
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 26, 2007 12:17 pm
Contacto:

Mensagem por skyintruder »

maisum Escreveu:Eu sou da área de Informática e no site da FCT tenho apenas "Recurso 2006" com o texto que envie!! Existe alguém de Informática e que esteja na mesma situação?

Obrigado.

Boa sorte para todos!
Estou exactamente na mesma situação... Há que ter paciência... E aguardar uns dias para enviar reclamações

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Ola a todos os companheiros, acabei de ler as varias mensagens e sao tantas as injustiças, que nem sequer me apetece falar das minhas "misérias" de candidata a bolseira!!! :(
Entretanto amanha tomo as minhas responsabilidades de mãe e vendo-me ao capitalismo :shock: :wink: Tenho uma entrevista para um trabalho num banco português em Paris! :shock: Fica tão longe........da filosofia! :oops: :cry:

Parabéns a todos os que conseguiram, e muita coragem para todos os que como eu são "victimas" de um "estranho" concurso. E entretanto tentem não arruinar a vossa saude fisica e mental com isto tudo! Também era o que faltava! :wink:
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

anageorge
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL

Re: Concurso 2006 reportagem SIC

Mensagem por anageorge »

AL Escreveu:Viva a todos
recebemos hoje contacto da SIC demonstrando interesse em fazer reportagem sobre o concurso de 2006. Precisam de um candidato que ainda não tenha ainda recebido contrato ou começado a receber bolsa; e de alguem que se vai candidatar ao concurso de 2007.
Caso estejam interessados, ou conhecam alguem, contactem a ABIC em geral@abic-online.org.
Eu ainda não tenho contrato, mas não por culpa da FCT, mas por culpa do ISCTE, que devia ter notas do 1º ano do mestrado publicadas até ao Natal (quando fiz pré-inscrição para o 2º ano), e até agora (quase 4 meses depois do início previsto da bolsa) ainda não tenho a certidão de conclusão da parte lectiva do mestrado. Desculpem o desabafo, mas acho absolutamente inadmissível uma faculdade que funciona sem prazos e que quer ser uma fábrica de cursos.

skyintruder
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Caros colegas,

Toda a situação que rodeia o concurso de 2006 toma já proporções ridiculas. São inaceitáveis a ambivalência de critérios, a demora excessiva (*) nas respostas (eu candidatei-me há mais de um ano!), a falta de explicaçoes. Enfim, muitos aspectos tornam este concurso ridiculo, colocando a FCT com total falta de credibilidade perante os investigadores, que cada vez mais olham para a FCT como uma instituição ineficiente, inoperante. Tudo isto, penso eu, só descredibilizam a investigação cientifica em Portugal. Por vezes, parece reinar na FCT uma anarquia assustadora, ou uma incompetência assombrosa.

Dado que esta instituição é, na minha opinião, vital para o crescimento da investigação cientifica no país, é do interesse de todos que algo mude urgentemente na FCT. Deste modo, parece-me que nós, bolseiros ou candidatos a, temos um papel importante.

Desse modo, gostaria de saber quais são as medidas que a ABIC está a tomar para precaver que esta situação se repita, para além da criação do novo estatuto do bolseiro, claro. Qual tem sido a pressão feita junto da FCT, junto dos orgãos governamentais, e também junto da imprensa. Isto porque me parece importante esta situação ser de conhecimento geral, visto estarmos na presença de um governo que dá enorme importância à sua imagem, acrescido do facto de a investigação cientifica ser uma bandeira deste governo.

(*) Queria escrever excessivissima, mas não sei se a palavra existe...

esantos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 26, 2006 6:31 pm
Contacto:

Mensagem por esantos »

Alguém já sabe os resultados para a área de informática? Estou a tentar telefonar para lá, mas para variar está impedido e estou farto de fazer redial. :lol: :evil:

Enquanto não existir conhecimento publico da actual situação... nada vai mudar. Espero que isso mude brevemente.

esantos

PS: Até me dava jeito que saíssem hoje os resultados porque segundo o horóscopo de hoje do destak : "Melhoria na sua posição social e económica". :lol: :lol:. Isto serve para descontrair um pouco... lol.

esantos
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

ooohhh

Mensagem por esantos »

Atenderam!

"Para o final da semana que vem" LOL

Boa sorte. Até sexta.
:P :twisted:

anageorge
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por anageorge »

esantos Escreveu:Alguém já sabe os resultados para a área de informática? Estou a tentar telefonar para lá, mas para variar está impedido e estou farto de fazer redial. :lol: :evil:

Enquanto não existir conhecimento publico da actual situação... nada vai mudar. Espero que isso mude brevemente.

esantos

PS: Até me dava jeito que saíssem hoje os resultados porque segundo o horóscopo de hoje do destak : "Melhoria na sua posição social e económica". :lol: :lol:. Isto serve para descontrair um pouco... lol.
LOL

skyintruder
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Para o final da semana que vem?! Não posso acreditar! O final da próxima semana é dia 27 de Abril!

Os tipos devem esquecer-se que há pessoas que dependem destes resultados para tomar decisões cruciais, e estar mais de um ano, repito MAIS DE UM ANO, há espera. É inaceitável!

Ah, e de certeza que não será na semana que vem, a FCT tem tendência a enganar-se em datas...

Semana que vem, mês que vem, é parecido... Dá para confundir.
Última edição por skyintruder em sexta abr 20, 2007 4:24 pm, editado 2 vezes no total.

nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 07, 2006 1:09 am
University/ Institute: IoA , Cambridge

Mensagem por nexus_vi »

Ooops,

Mesmo que sejas um crente na possivel influência que os astros remotos terão na Terra, e têm porque senão nem sequer seria possivel vê-los, acho que apesar de tudo deves primeiro fazer umas "contitas" para saber em qual do signos vais encontrar o teu fiuturo.
...which is why your sign listed in the newspaper, by Sidney Omar for instance, in most cases is removed by one sign from the modern, actual position of the sun at your birth
http://www.astro.com/astrology/in_praezession_e.htm

http://www.wikihow.com/Prove-Astrology-is-Fake

Keep thinking

nexus_vi

ps:
Desde já te desejo as maiores felicidades para o resultado do Recurso, seja lá qual for o teu signo !
pss:
Nessa semana !!!! Há um feriado e na função publica portuguesa abundam os engenheiros de "pontes"

Cybersnow
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado nov 11, 2006 11:50 am

Mensagem por Cybersnow »

Boa Noite,

Já consultei a minha nova avaliação e verifiquei que o mérito das condições de acolhimento subiu 1 valor. Mesmo assim, ficou aquém do que esperava, e aquém da avaliação que obtive da última vez que me candidatei. Relativamente aos outros dois iténs (mas também a este) não há, como diz o nexus-vi, qualquer indício de que o texto do recurso tenha sido lido no sentido de ser considerado nesta reavaliação.

Obrigada, Bitter Sweet Girl, AD e nexus-vi, pelas palavras de solidariedade.

Bom fim de semana a todos,

C.

JB
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 26, 2006 3:05 pm

Psicologia

Mensagem por JB »

Bom dia colegas.

Algum colega da área de Psicologia que já tenha acesso à nova avaliação?

Obrigado e muita força para todos

Tri7
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta nov 08, 2006 11:29 am

Mensagem por Tri7 »

(desculpem mas n tenho acentos neste computador... :p )

Concordo completamente de que deveria haver lugar a impugnacao deste miseravel concurso, pelos inumeraveis atropelos ah lei, pela completa desconsideracao para com os concorrentes (vulgo pessoas/seres humanos, etc) e pela demora que levou. Nao eh aceitavel que um recurso demore tanto tempo a ser resolvido, e nao eh aceitavel que haja tantas injusticas.

No meu caso por exemplo (assim como noutros que aqui encontrei) tiveram a lata de nao me pontuar um artigo que tenho feito na area sobre o qual o projecto de doutoramento se baseia. Eh verdade que o guiao diz deve mas entende-se que este deve seja para para os casos em que o(s) artigo(s) nao sejam relevantes para o projeto em questao. Quando o sao porque carga de agua nao eh contabilizado? E porque o eh noutros concorrentes? Quais sao as razoes??

Gostaria de saber qual a posicao da Abic nest e noutras questoes, e mais propriamente em relacao a este "concurso 2006", e sobre uma eventual impugnacao.

Como vos digo, considero seriamente essa possibilidade, mesmo avancando sozinho, mas acho que juntos (e mesmo com a Abic) teriamos muito mais forca (ups...)

Mais uma vez boa sorte a todos e que a verdade e a justica prevaleca. Contem comigo.

Cumprimentos

skyintruder
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Viva,

Consegui ligar para a FCT, e disseram-me que, relativamente à área de informática, não fazem ideia quando sairão os resultados, esperam que ainda este mês. Disseram-me também que pensam que o concurso de 2007 abrirá depois de se conhecerem os resultados todos. Repito, pensam.

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

eu não percebo.
se eles não fazem ideia de quando saem, quem é que faz?!
e porque é que não fazem ideia? o que é que está a atrasar as coisas? ainda não avaliaram, 5 meses depois de ser submetido o recurso?
não acho isto nada razoável...
:?

HugoS.
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 06, 2006 10:17 am

recursos psicologia

Mensagem por HugoS. »

Até à data os recursos para a área de Psicologia ainda não sairam. Não tenho a confirmação deste dado, mas tem-me sido dito que a FCT tem priveligiado as áreas ligadas às novas tecnologias...

Bem, por falar em prioridades gostaria também de manifestar o meu total desacordo com uma política que tem vindo a ser adoptada pela FCT e que tem a ver com o perfil dos bolseiros. Tenho conhecimento de várias pessoas a quem foi atribuida a bolsa e que, pelo facto de não quererem deixar a actividade laboral perderam o direito a usufruir da bolsa! Penso que tal política só favorece uma conduta de subsídio-dependência e não é nada promotora do desenvolvimento científico e profissional no nosso país. Poderiam haver alternativas... como atribuir uma quantia menor de valor mensal da bolsa, ou pagar apenas as propinas do doutoramento.

Quero pensar que este facto nada tem a ver com os recursos...

skyintruder
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Bitter Sweet Girl Escreveu:eu não percebo.
se eles não fazem ideia de quando saem, quem é que faz?!
e porque é que não fazem ideia? o que é que está a atrasar as coisas? ainda não avaliaram, 5 meses depois de ser submetido o recurso?
não acho isto nada razoável...
:?
É inaceitável, é ridiculo, é desesperante. Mas talvez o melhor termo seja preocupante.
HugoS. Escreveu:Até à data os recursos para a área de Psicologia ainda não sairam. Não tenho a confirmação deste dado, mas tem-me sido dito que a FCT tem priveligiado as áreas ligadas às novas tecnologias...
Não me parece. Como podes ver no meu post acima, Informática ainda não saiu e não fazem ideia quando sairá...
HugoS. Escreveu:Bem, por falar em prioridades gostaria também de manifestar o meu total desacordo com uma política que tem vindo a ser adoptada pela FCT e que tem a ver com o perfil dos bolseiros. Tenho conhecimento de várias pessoas a quem foi atribuida a bolsa e que, pelo facto de não quererem deixar a actividade laboral perderam o direito a usufruir da bolsa!
Isso depende de qual é a actividade profissional que exercem. E neste ponto concordo, em certa medida, com a posição da FCT. Há que preservar o investimento que eles fazem, daí que subsidiar alguém que tenha uma profissão a tempo inteiro possa ser visto como um mau investimento em termos de investigação cientifica. Há uma excepção: o caso de investigação em empresas, sendo que este tipo de investigação deve ser fumentado, para que haja um desenvolvimento sólido da investigação cientifica em Portugal. Isso também já é coberto pela FCT, com as bolsas para doutoramento em empresas.
HugoS. Escreveu:Penso que tal política só favorece uma conduta de subsídio-dependência e não é nada promotora do desenvolvimento científico e profissional no nosso país. Poderiam haver alternativas... como atribuir uma quantia menor de valor mensal da bolsa, ou pagar apenas as propinas do doutoramento.
Isso já acontece. Em caso de funções permitidas pelo regulamento/estatuto, já existe uma correcção do valor da bolsa. E aqui discordo da posição da FCT, em algumas situações. Em primeiro lugar, o montante que é pago a um licenciado (e que no caso de bolseiro de doutoramento é, em principio, um dos melhores na sua área), bem como os direitos que são inerentes à actividade de bolseiro, não são suficientes para exigir exclusividade. Além disso, avaliar o desempenho de um investigador pelo número de horas de trabalho é errado. Deve ser opção do próprio bolseiro ter outra actividade (dentro de alguma classe de actividades, é certo), desde que mantenha a sua produtividade. Se para isso o bolseiro tem de aumentar as suas horas de trabalho, é sua opção. Aqui levanta-se um outro problema, que se prende com a avaliação do desempenho de um investigador, mas isso é outra história.

Por exemplo, a docência deve ser vista como uma actividade benéfica para o desenvolvimento de um investigador, pois sem qualidade na docência, será mais dificil obter qualidade nos investigadores formados. Esta prática de permitir a um aluno de doutoramento leccionar algumas disciplinas é, aliás, prática comum em países onde a investigação é de topo, sendo que aqui não só é permitido como muitas vezes é exigido.
HugoS. Escreveu:Quero pensar que este facto nada tem a ver com os recursos...
Não, o atraso deve-se mesmo à qualidade dos orgãos que gerem a ciência neste belo país.

HugoS.
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por HugoS. »

Repensando algumas questões...

Admito que possam haver situações em que a actividade laboral não é compatível com um contrato de bolsa a tempo inteiro. Mas porque não criar contratos que não sejam a tempo inteiro? E porque não, valorizar mais a experiência profissional. Esta é também uma importante base de conhecimento, sem a qual a investigação estagnava. Estão quse sempre intricadas. O que se passa é que o investigador com bolsa a tempo inteiro tendo muitas vezes que ir para o "campo" para investigar, irá fazê-lo, em várias instituições, a título de voluntário!!!

Bem, existem muitas questões em torno deste processo. Agora imperfeito IMPERFEITO IMPERFEITO.....

SÓ OS RECURSOS DA FCT ;)

Abraço a todos

HugoS.
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por HugoS. »

É QUE É IMPERFEITO PÁ!!!

esantos
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

...

Mensagem por esantos »

Com as tristes noticias que li aqui hoje decidi telefonar também para saber mais pormenores... dizem que estão à espera de receber os resultados. As reuniões de avaliação já acabaram mas os resultados ainda estão para ser homologados. Não dão qualquer tipo de data para a divulgação dos resultados. O que é... digamos... muito bom.

Será que a ABIC poderá obter mais informações sobre isto?

Ter a informação de que o processo não está parado... já seria bom...LOL

Enfim...

Responder