Orientador não lacrou candidatura

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Contacto:

Orientador não lacrou candidatura

Mensagem por Luisa Semedo »

Ola a todos! Tenho uma grande duvida. Na altura em que fiz a minha candidatura não pude contactar o meu orientador para se associar à minha candidatura pela internet. ( foi na época em que haviam grandes greves na Sorbonne). Entretanto para a fase dos comentarios ele escreveu uma carta de recomendação na qual ele confirmava o facto de ser o meu orientador.
Reparei que o link que permite um orientador de se associar a uma candidatura ainda esta presente na pagina.
As duvidas são as seguintes:
1. Sera que a carta que ele escreveu é suficiente, ou é obrigatorio ele fazê-lo pela internet?
2. Sera que esse link ainda esta operacional em relação a esta minha candidatura que ja esta lacrada e avaliada?

Obrigada pela vossa ajuda!
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

sugiro-te que contactes a FCT logo que possas a esclarecer esse assunto. Quando concorri não havia nada disto das candidaturas online e era realmente a carta do orientador que confirmava a aceitação. No entanto, tens mais que um orientador? acho que não tinham avaliado a tua candidatura se não tivesses orientador confirmado.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

obrigada pela resposta David!
eu so tenho um orientador, e a minha candidatura foi avaliada mas deram-me 2,5 no critério das condições de acolhimento dizendo que não tinham tido a confirmação do orientador.

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Luisa Semedo Escreveu:obrigada pela resposta David!
eu so tenho um orientador, e a minha candidatura foi avaliada mas deram-me 2,5 no critério das condições de acolhimento dizendo que não tinham tido a confirmação do orientador.
upss... estou a ver.

Parece que tens um caso parecido com uma colega em 2005 em que o CV do orientador não ficou no processo e por isso ela não teve bolsa e teve de ir a recurso:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=462

Acho que tens muito boas hipoteses de recurso, ficaste muito longe da linha de corte?
Para alem do recuso penso que seria importante alguém com um caso destes escrever uma reclamação que o sistema devia "queixar-se" quando falta um elemento chave como o CV ou o orientador lacrar.

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

David, fiquei muito longe da linha de corte. Tive 2,5 de média. Tive 2,5 nos outros critérios também, por um é porque não compreendrem os meus diplomas franceses, em portugal ha a licenciatura de 4 anos para a filosofia mas em frança havia até ao ano passado o Deug-2 anos, a Licence-1 ano, a Maîtrise-1 ano e o DEA-1 ano e a seguir o doutoramento-3 anos, entretanto o sistema mudou este ano e este ano fiz o Master 2 que corresponde ao antigo DEA. Enfim é bastante confuso para professores que estão habituados a um so diploma em 4 anos :roll: .
No outro critèrio o comentario foi bastante vago, do estilo "projecto vago e impreciso". O que até pode ser mais ou menos justo na medida em que quando fiz a candidatura não fazia a minima ideia do que é que era preciso dizer (um discurso mais técnico ou não). Eu tive conhecimento do concurso muito em cima da hora, so mais tarde é que tive conhecimento deste forum que me poderia ter ajudado bastante na altura. Como não tinha contactos com nenhum professor ou colega português não tive nehum tipo de ajuda para fazer a candidatura e nem para fazer o projecto que so tive de fazer em França no mês de outubro! Pelo que eu percebi no que li no forum muitos dos candidatos são bastante apoiados pelos orientadores o que não foi o meu caso! :cry:

Enfim por um lado acho que seria justo ter a bolsa, mas estou com poucas esperanças, acho que no fundo estudar na Sorbonne tornou-se num obstaculo e não numa mais-valia! :(

Filipa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 26, 2006 1:00 pm
Contacto:

Mensagem por Filipa »

Luisa, eu estive numa situação semelhante. O meu orientador associou-se à minha candidatura, mas por lapso não a lacrou. Isto não me causou qualquer problema, tive uma boa avaliação das condições de acolhimento e acabei por ser aceite. Presumo que eles tenham partido do pressuposto que não lacrou por engano (o que é verdade), o que aliás é muito compreensível porque o site não é nada intuitivo e passava a vida a ir abaixo.
Ainda assim, acho que fazes bem em tentar saber se a classificação que tiveste quanto às condições de acolhimento se deveu a esse problema ou não, mas parece-me que na FCT serão compreensivos.
Filipa

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Obrigada pela resposta Filipa :wink: !

Responder