Resposta às observações e resultados definitivos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Vera
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: quinta jun 10, 2004 10:11 pm

resultados finais concurso de bolsas da FCT

Mensagem por Vera »

Olá a todos,
telefonei ainda agora à Dra. Olga Martinho para saber quando vão sair os resultados definitivos do concurso de bolsas. A Dra Olga disse-me que não faz ideia! Mostrou-se muito chateada com a enorme quantidade de cartas que lhes chegaram (segundo ela "caixas e caixas por dia") e diz que não sabe quanto tempo vão levar a processa-las e a lançar os resultados definitivos. Eu ainda perguntei se não havia um prazo legal para dar resposta às reclamações mas ela desconversou e voltou a dizer que não tinha nenhuma ideia de quanto tempo iam levar até lançar os resultados finais. Foi-me ainda confirmado que tudo isto vai levar ao atraso do processo, e que os bolseiros que querem começar a bolsa em Outubro não vão ter o dinheiro nessa altura de certeza (mas que também já nnao iam ter). Isto levanta também problemas para quem tem bolsa no estrangeiro, nomeadamento para quem precisa de obter visto e de se inscrever nas Universidades atempadamente.

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

:smt076
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

Willoughby
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 31, 2006 11:39 am

Mensagem por Willoughby »

Pois é. O meu receio é que com tanta "carta" (que na verdade, por vezes são verdadeiros volumes enciclopédicos) o concurso deste ano ultrapasse os limites do imprevisto, em termos da divulgação das bolsas.

Não posso deixar de pensar que acabou por ser a FCT que (acredito que com a melhor das intenções) acabou por se meter neste imbróglio. Ou seja: previu um período de Audição Prévia, conforme o que deve fazer, como organismo público, e conforme o estabelecido no CPA. Tudo bem, e ainda bem!

Mas depois... Acabou por enviar uma mensagem muuuito enigmática, que todos nós recebemos, e até cuja versão em inglês se percebia ligeiramente melhor que a portuguesa. Falava de 10 dias úteis para comentário, sem menção alguma ao recurso, o que acho que acabou por confundir as pessoas. Tenho a impressão de que muita gente acabou por entender este período como sendo de recurso, e atulhou a FCT com papelada. O que, inadvertidamente, vai prejudicar toda a gente que concorreu, uma vez que os atrasos vão ser enormes. Não custava nada terem acrescentado um esclarecimento na página; ia facilitar a vida a todos!

Depois, não acredito que o coitado do Sentieiro e a administração da FCT vão ter paciência para ler isto tudo. Das duas uma: ou vão acabar por ir pelo mais prático, e as linhas de corte ficam tal e qual como estavam, e quem não tinha bolsa continua sem ela, ou então (pela falta de tempo) vai haver injustiça nas reapreciações, quem sabe se baseadas no volume de papel.

Neste momento, só quero desejar bom trabalho à malta da FCT, a bem de todos nós! (Acho é que podiam por qualquer coisinha no site, nem que fosse uma estimativa por alto de quando sairá a decisão.)

Só umas reflexões de quem ficou a um passinho da bolsa, e que teria a matrícula para pagar na primeira semana de Outubro...

Tiago

CromossomaX
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 03, 2006 5:28 pm
Localização: KCL londres/ Department of Medical and Molecular Genetics
Contacto:

??

Mensagem por CromossomaX »

Olá Vera!
Pelo o que percebo pela tua mensagem estão inviabilizadas quaisquer tentativas de começar a bolsa em Outubro.
Sinceramente não percebo estes tipos. Quando concorri á bolsa de estudos pretendia começar o meu doutoramento em Outubro, aliás o meu supervisor e toda a equipa esperam que o faça.

Foi-me concedida bolsa, pelo que penso que entretanto nada va mudar, certo? Neste momento tenho a minha "vida programada" para começar já dia 1, embora mentalizada de que o dinheiro irá chegar mais tarde....Segundo as tuas palavras não sei o que fazer...não posso (nem quero) voltar a ficar meses a fio, de papo para o ar á espera da decisão deles...percebes?

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Re: ??

Mensagem por Aragao »

CromossomaX Escreveu:Olá Vera!
Pelo o que percebo pela tua mensagem estão inviabilizadas quaisquer tentativas de começar a bolsa em Outubro.
Sinceramente não percebo estes tipos. Quando concorri á bolsa de estudos pretendia começar o meu doutoramento em Outubro, aliás o meu supervisor e toda a equipa esperam que o faça.

Foi-me concedida bolsa, pelo que penso que entretanto nada va mudar, certo? Neste momento tenho a minha "vida programada" para começar já dia 1, embora mentalizada de que o dinheiro irá chegar mais tarde....Segundo as tuas palavras não sei o que fazer...não posso (nem quero) voltar a ficar meses a fio, de papo para o ar á espera da decisão deles...percebes?
Olá,

chegaste a ler o comunicado da FCT e o que diz sobre quem obteve bolsa e não vez comentários no período indicado?
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=5247#5247

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

CromossomaX
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 03, 2006 5:28 pm
Localização: KCL londres/ Department of Medical and Molecular Genetics
Contacto:

Mensagem por CromossomaX »

Portanto, em 10 dias saberemos se realmente tenho bolsa ou nao...

Devo entao saber se comeco em Outbro ou nao...

Brigadao Aragao!

a engenheira do amor
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 30, 2006 4:29 pm

Mensagem por a engenheira do amor »

Se tiveste bolsa podes começar em Outubro. 10 dias úteis e já deves receber a carta e pronto.

Quanto ao dinheiro... O que interessa é a data em que assinas o contrato; eles provavelmente não têm ainda o dinheiro para as bolsas, mas quando te fizerem o primeiro pagamento actualizam os meses desde que assinaste. Há pessoas que chegam a receber três meses de uma vez...

xana
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 26, 2006 2:12 pm

Mensagem por xana »

Ola',

Mandei um email a semana passada para a FCT a perguntar quando iam enviar os contratos e se eu poderia realmente ter como data oficial de inicio dia 1 de Outubro.
A resposta:

"
Exma Senhora

Em resposta aos eu email, informamos que o envio dos contratos esta
dependente não so da homologação dos resultados bem como se o seu processo
de candidatura esta completo.
As bolsas podem ter inicio a partir de 1 de Outubro de 2006.

Com os melhores cumprimentos
Ana Rocha"

Por isso nao deve haver problemas nenhuns com a data de inicio... O problema vai ser o dinheiro chegar :)

Ana_Santos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda ago 07, 2006 3:45 pm

Mensagem por Ana_Santos »

Olá!!

Eu também telefonei pra FCT para saber de uma imensidão de detalhes. Então é assim: quem teve "a conceder" nos resultados q saíram no dis 25 tem bolsa.. Pronto e feito. Pelo que li no comunicados, nestes casos vai ser enviado dentro de 10 dias úteis a tal cartinha para que possamos dar inicio aos trabalhos, pelo menos burocráticos. Também me foi dito, que já seria de esperar, que os pagamentos vão demorar (se eles própios dizem isto.. é porque vai demorar anosssss), mas que como é natural tem efeitos retroactivos. Portanto, num mês qualquer vai-nos sair o jackpot (dos pobres, claro).
Então, n há problema: quem quer começar em Outubro força aí... o resto há-de vir!!!!****
Rita*

Filipa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 26, 2006 1:00 pm
Contacto:

Mensagem por Filipa »

Eu confesso que ainda não estou descansada. Como a resposta «a conceder» foi acompanhada de - «veja lá, se achar que deve,faça comentários» - «mas que tipo de comentários?» - «Isso é consigo, os que entender»... Acabei mesmo por comentar. Claro que esses comentários não vieram contra a proposta de decisão, mas antes a suportaram com mais dados que entretanto surgiram.
Agora, tenho algum receio que resolvam avaliar os meus comentários e que este processo demore ainda mais... Será linear que quem está a conceder vai receber carta já?
Filipa

Calvin
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 25, 2006 11:29 am

Mensagem por Calvin »

Segundo o ultimo comunicado da FCT:
As candidaturas propostas para aceitação que não mereceram comentários dos respectivos candidatos ou cujos comentários não visaram por em causa o sentido da proposta feita, serão de seguida submetidas a homologação ministerial e os resultados comunicados a estes candidatos no prazo máximo de 10 dias úteis.
Portanto, se os teus comentários "não visaram por em causa o sentido da proposta feita", deveras ter o resultado homologado e comunicado dentro deste prazo.

Presumo que o pessoal da FCT identifique primeiro os comentarios dos candidatos que tiveram resultado positivo e assuma que estes nao sejam do genero: "OK tive bolsa, mas nao fiquei contente com os procedimentos da avaliacao e quero desistir da bolsa"! :?

Vera
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: quinta jun 10, 2004 10:11 pm

Recursos- candidaturas a bolsas da FCT

Mensagem por Vera »

Olá,
falei agora com a Dra Olga Martinho (rec. Humanos da FCT) e ela esclareceu-me que qualquer pessoa que tenha tido a sua bolsa recusada pode fazer recurso, mesmo que não tenha enviado qualquer comentário no período de 10 dias que acabou a semana passada.

Responder