90 ou 60 depois da submissão ou findo o prazo ???

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
Contacto:

Mensagem por Luisa Semedo »

Bem dito ! :smt023
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau

Sukhoi
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda ago 07, 2006 4:19 pm

Mensagem por Sukhoi »

Pelo contrário a estratégia aqui é o "eles". "Eles"= ABIC não fazem.
Meu caro Aragão, como é fácil notar lendo a minha mensagem, nada há sobre o que "eles" deixaram de fazer; é exatamente o contrário.
Estou apontando o que "eles" fizeram de errado e "eles" não consertam!

Ah, estão nas "merecidas férias" e por isso não podem se manifestar?! Mas para prestar declarações bajulatórias à FCT "eles" puderam interromper as "merecidas férias"!!

Citei o que a abic fez de errado e não consertou! Ou será que escrevi em grego?!

é engraçado como voces conseguiram virar a coisa para colocar nas costas da ABIC a culpa.
À abic a responsabilidade que lhe cabe na divulgação de informações inverídicas e prejudiciais aos bolseiros.
Por favor, esclareça qual é o demérito que há em apontar os atos falhos "deles". "Eles" estão acima do bem e do mal? "Eles" são intocáveis?

Numa sociedade democrática quem se sente injustiçado mexe-se e participa
É isso que estamos fazendo, se o movimento aragonista permitir, claro.

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Sukhoi Escreveu: À abic a responsabilidade que lhe cabe na divulgação de informações inverídicas e prejudiciais aos bolseiros.
Ainda não me apercebi que fosse assim tão claro isso. Acho que a ABIC merece pelo menos o beneficio da dúvida.
Agora aqui também não é a ABIC. Se queres escrever à ABIC deves ir aos contactos na página principal e enviar carta ou e-mail para eles.
Por favor, esclareça qual é o demérito que há em apontar os atos falhos "deles". "Eles" estão acima do bem e do mal? "Eles" são intocáveis?
Não são :) e o facto que há liberdade para criticar está bem patente aqui mesmo. Aqui até alguém de forma anónima e sem nunca ter de ser confrontado com os seus argumentos e possíveis erros no mundo real pode criticar a seu belo prazer :)

Outra coisa, a ABIC não representa os bolseiros. Representa os seus sócios para o bem e para o mal.
É isso que estamos fazendo, se o movimento aragonista permitir, claro.
Vamos a ter calma, ok? :evil:

Da mesma forma que tens a liberdade de escreveres o que tens escrito posso pelo menos contrapor, certo? ou sou obrigado a deixar-te aqui a explicar como os outros fazem tudo errado e tu sabes o caminho da luz?

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Ana Tudela
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo abr 16, 2006 8:08 pm

Mensagem por Ana Tudela »

Independentemente das vossas disputas, o caso é grave.
Não é uma questão de razão ou não, mas de respeito pela vida dos candidatos a bolseiros, que fica suspensa à espera de um resultado!!
O ano passado o prazo para selar as candidaturas terminou no início de Junho e recebi o email com os resultados da FCT a 26 de Agosto.
Este ano o prazo terminou em Abril e estamos na véspera do último dia para a FCT apresentar os resultados e nada!! :shock:
Começo a pensar que, como alguns têm afirmado por aqui, é mesmo sadismo puro!! :evil:
Não é o meu caso mas a vida de muita gente depende disto, as decisões que durante este espaço de tempo tomaram relativamente à sua vida profissional foram certamente limitadas pela demora dos resultados...
É triste.
:(
Boa Sorte!

nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda ago 07, 2006 1:09 am
University/ Institute: IoA , Cambridge

Dias úteis ou seguidos

Mensagem por nexus_vi »

Iolanda,
Eu já tive acesso ao artigo onde se afirma que em matéria de Processo Administrativo quando se fala em "prazo de X dias" sem mais nenhum qualificativo se assume que serão dias úteis, se o prazo for menos de 180 dias e dias seguidos se for mais. Mas perdi o rasto a essa referência
Ok, voltei a “tropeçar” :) na referência onde se estabelece a que tipo de dias se referem os regulamentos dos processos administrativos:

Artigo 72º do Código do Processo Administrativo (alterado em 2000),“Contagem dos prazos”. Alínea 1-c e Ponto 2.

Cumprimentos

danielima
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 12, 2006 9:59 am

Mensagem por danielima »

Dúvidas há muitas, mas o mais incrível nisto tudo é o facto simples e claro que a FCT por querer mostrar alguma "superioridade" e "frieza" na maneira como lidou com todo este processo vai cumprir os 90 dias...

nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por nexus_vi »

Caríssimo danielima,

Dúvidas HOUVE muitas.
Neste momento posso te garantir que estou esclarecido!

Não partilhei convosco porque, dada a situação, não seria oportuno (já o afirmei anteriormente) e conforme o aqui afixado por um membro da direcção da ABIC, com a confusão de regulamentos e financiamentos etc., prosseguir com esta polémica iria levantar divisões entre os bolseiros (notem que existem dois programas de financiamento em curso: o POCI2010 e o POS_C , com ambitos diferenciados e regulamentos diferentes, mas para os quais nos candidatamos no mesmo formulário!!!!!) e finalmente
... ou perturbar de alguma forma o concurso. Mas prova-me o contrário
porque não tenho que provar NADA A NINGUÉM, e ainda por cima a alguém pouco esclarecido e que o solicita de uma forma manifestamente arrogante.

Obrigado pela tua participação :)

PS:De qualquer forma se particularmente alguém o desejar eu posso tentar dar-lhe uma ideia (a minha ideia) sobre o desenrolar do concurso às BDs.

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Mensagem por Aragao »

nexus_vi Escreveu:
[snip]
... ou perturbar de alguma forma o concurso. Mas prova-me o contrário
porque não tenho que provar NADA A NINGUÉM, e ainda por cima a alguém pouco esclarecido e que o solicita de uma forma manifestamente arrogante.

[snip]

.
Não era minha intenção ser arrogante, irónico ou de mesmo agressivo como voces foram durante o processo de discussão. Apenas tentei ajudar e incentivar a que actuassem de alguma forma em vez de disparar em todas as direcções. Se mesmo assim é difícil de entender isso eu compreendo mas se ainda por cima sou tão pouco esclarecido acho que então é melhor é passar a limitar-me ao essencial e passar a participar bastante menos :roll: Afinal há aqui muitos esclarecidos que podem ajudar-se uns aos outros agora :)

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

David não desanimes por causa de um punhado de pessoas. O teu contributo é essencial, e não sou a unica a o pensar, espero que tenhas lido o topico "Agradecimentos" que é sobretudo dirigido a ti.
Mas percebo que te sintas "injustiçado" depois de todo o trabalho que forneceste. Se pretendes participar menos, a escolha é tua e tens todo o direito de o fazer, mas gostaria que soubesses que fazes falta!

Obrigada por tudo! :D

raquel
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda nov 21, 2005 5:35 pm

Mensagem por raquel »

"Por uns pagam outros!" Já dizia o velho ditado...
Mas olha, eu não consegui a bolsa, é o 2º ano q concorro e acho q foi o último! "A vida dá muitas voltas" e há um tempo para tudo!

Vou deixar de frequentar tão assiduamente o forum mas foi um contributo fantástico para todo o meu processo de candidatura.

Sabes Aragão, sentiu-se uma grande união naquela 6º feira, uma força contangiante e uma esperança enorme... e tu estiveste lá, viveste esses momentos connosco.

Umas pessoas não conseguem viver com um não, ficam tristes e direccionam a revolta, muitas vezes de forma inconscientemente, naqueles q ajudam, pois esses têm a dita bolsa q eles tanto querem alcançar!

Espero q concluas a tua tese em grande e consigas alcançar todos os teus objectivos!
Um beijinho
Raquel

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

Cara Raquel
espero que apesar do resultado da bolsa continues a fazer aquilo que gostas!
Eu também tive a bolsa recusada, mas como foi a minha primeira vez ainda tenho forças para tentar lutar por ela!
Em todo o caso obrigada pelo teu bom humor e a tua simpatia!

Um abraço.
Luisa Semedo

nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por nexus_vi »

Caríssimo David,
e ainda por cima a alguém pouco esclarecido e que o solicita de uma forma manifestamente arrogante
Sim e reforço a minha opinião: “pouco esclarecido”.
“Pouco esclarecido” NÃO significa necessariamente ignorante, porque o mais cego é o que não quer ver.
como voces conseguiram virar a coisa para colocar nas costas da ABIC a culpa
mesmo agressivo como voces foram durante o processo de discussão
Se por acaso tivesses lido com atenção esta conversa (eu sou o nexus_vi) terias notado que NUNCA fui agressivo nem sectário e até procurei ser conciliador (em inúmeras situações estive do teu lado) sem nunca obviamente ter abdicado das minhas opiniões.
Além de que, não pertenço, nem me identifico, ainda que tacitamente, com algum grupo (“o vocês”) ou corrente de opinião que eventualmente pensarás que por aqui se formou. Para o verificares basta leres as minhas mensagens.

Sim, arrogante, porque não é a ti pessoalmente, David Aragao, que tenho que provar alguma coisa que seja. Quando muito aos nossos pares: “os bolseiros na generalidade” e em particular aos participantes neste fórum.

Apesar de ter achado que algumas das tuas participações foram menos bem sucedidas, mais devido à forma como foram expressas e menos ao conteúdo, o teu trabalho na manutenção deste site e de toda a estrutura que permite que este importantíssimo fórum funcione é suficientemente valoroso para que estas pequenas “fricções” tenham que ser remetidas para onde nunca deveriam ter saído: “O esquecimento”

Apesar de tudo
O meu Obrigado

PS: Quanto ao assunto desta discussão (90 , 60 ...etc...), sim, neste momento estou perfeitamente “esclarecido”.
Pois... o problema é saber, para cada uma das bolsas, qual o programa de financiamento (POCI ou POS_C) e consequentemente o regulamento em vigor. Muito convenientemente “salgalhado” com consequências extremamente prejudiciais para os bolseiros. Mas estou convencido que mais tarde, na assinatura dos contratos isso se vai saber...
Ahhh , estou bastante certo que a entidade financiadora aplicável ao meu caso particular, em função da área a que me candidatei, é o POCI 2010.

Aragao
Sócios
Sócios
Contacto:

Mensagem por Aragao »

quero dizer que troquei algumas mensagem privadas com o Nexus (nem se pode dizer quem tomou a iniciativa porque foi em simultaneo).

Acima de tudo e depois do seu esclarecimento quero retirar o "prova-me o contrário". Sem querer defender o que escrevi apenas queria acrescentar que a intenção não era dizer que ele tinha de provar alguma coisa. É necessário ir ler o contexto da frase para ver que não há a intenção que depois se retirou. Era uma expressão que significava incentivo apesar das minhas dúvidas quer num sentido quer noutro. Claro que quando não estamos em frente da pessoa com quem conversamos e até existe uma certa anonimidade acontecem desencontros.

David
---

nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por nexus_vi »

Olá David,

O meu obrigado.
Gostaria também deixar aqui bem explicito que se nalgum momento transpareceu algum animosidade da minha parte em relação ao David, que fique bem claro que não foi intencional e se por falta de jeito apesar de tudo foi o que aconteceu, desde já

minhas desculpas.

Um abraço

Luisa Semedo
Sócios
Sócios
Contacto:

"Tout est bien qui fini bien!" :D

ASeixas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta ago 10, 2006 4:43 pm

Mensagem por ASeixas »

Ola ao forum.

Sera que a questao dos 60 ou 90 dias e assim TAO importante?? Eles tem faca e o queijo na mao, e nas entrelinhas dos regulamentos administrativos ha sempre espaco de manobra! Eu entendo que haja pessoas que estao dependentes de saber resultados em determinadas datas, mas realmente ha coisas que estao fora do nosso alcance, portanto porque nao direcionar energias para outras batalhas? Por exemplo:

1.Eu tenho-me vindo a candidatar nos ultimos 3 anos. E obvio, quando olho para as fichas de avaliacao desses 3 anos, que o modo de avaliar as candidaturas (sobretudo os projectos) varia altamente de ano para ano...

2. No seguimento do ponto anterior, creio que e preciso mais TRANSPARENCIA e METODO nestas candidaturas, para maior justica. E por isso nos podemos lutar.

3. Em conversa com um amigo tambem cientista discutimos a questao das medias, e o ridiculo que e esse numero pesar TANTO na avaliacao da capacidade de um candidato levar um projecto de doutoramento a bom porto. Alias, e sem duvida o factor decisivo...
Para nossa suspresa, nenhum de nos se lembrou da alguma vez ter houvido a ABIC trazer este assunto a baila. (Peco desculpa se estou enganada, e se assim for, gostaria de obter mais informacao). Pela minha experiencia pessoal, e por outros casos que conheco, este e um assunto importantissimo! E que porventura poderemos discutir noutro topico.

Ana

PS: para alguns participantes do forum que estavam a dizer "este e o segundo ano que me candidato, foi recusada outra vez... vou desistir", nao facam isso. No meu caso, foi mesmo preciso esperar pela terceira para ser de vez... :D

nexus_vi
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por nexus_vi »

Caríssima Ana,

Embora te pareça pouco relevante a discussão dos prazos, nota que poderá não ser bem assim.

Como bem saberás há “deadlines” rigorosas para a demonstração da prova de financiamento em particular nas melhores instituições.
Imagina o que é alguém ficar eliminado, ainda que seja a pessoa com mais mérito do mundo só porque recebeu a resposta fora de prazo acerca da sua candidatura. Não te parece MUITO grave?
( e ainda por cima depois o dinheiro poder sobrar para os “afilhados”!!!)

Em segundo há o aspecto legal. Responder fora de prazo não é ser “chato” ou “aborrecido”, É ILEGAL.

E eu acho que se há algo prioritário para garantir a justiça e a transparência da atribuição das bolsas é garantir que o “jogo” é jogado pelas suas regras.
Ainda que seja difícil repor a legalidade, dada a incompetência generalizada das instituições de justiça em Portugal é sempre bom estarmos alerta dos nossos direitos.

O contrário é dar lugar à arbitrariedade total.
Eles tem faca e o queijo na mao
Em particular depois de baixarmos os braços e lhos entregarmos

Cumprimentos

ASeixas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta ago 10, 2006 4:43 pm

Mensagem por ASeixas »

Carissimo Nexus,

eu compreendo e concordo parcialmente com a tua visao. Mas acho tambem que esta questao do prazo e uma agulha num palheiro chamado candidaturas a bolsas da FCT... infelizmente.
Como referi no meu post, este foi o terceiro ano que me candidatei a FCT, e nunca o processo e timing foram iguais de ano para ano!!! Se houvesse metodo e organizacao, questoes como a do prazo nao seriam um problema...

Eu sei que muitos programas de pos graduacao no estrangeiro requerem a informacao sobre financiamento antes de aceitarem o aluno, mas geralmente nao e em Agosto. Os alunos sao geralmente aceites 6 meses a um ano antes de iniciarem o programa, portanto todas estas questoes sao planeadas com grande antecedencia.
Eu tambem precisei de apresentar provas de financiamento em instituicoes estrangeiras, para obter vistos, etc, etc, e sei que as vezes e tramado estar a espera de resultados como estes... e posso dizer que tenho experiencia com inumeras candidaturas a inumeras instituicoes. :roll:

Em conclusao, a minha ideia nao e baixar os bracos, ate porque sempre lutei incansavelmente pelo que acho que mereco e tenho direito, mas em questoes administrativas e muito dificil ganhar a guerra... e ha tantas outras batalhas para travar que exigem alteracoes de fundo!

Era so isso.

Responder