Desistência Bolsa Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
dt00
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jun 28, 2026 11:37 am
University/ Institute: University of Minho

Desistência Bolsa Doutoramento

Mensagem por dt00 »

Olá,

Já vi que existem alguns tópicos sobre este assunto. Encontro-me no primeiro ano de doutoramento (concurso de 2025), em que os contratos são celebrados com a universidade, em vez de serem diretamente com a FCT.

Por motivos pessoais, estou a considerar desistir do doutoramento. Estando no primeiro ano, posso desistir da bolsa sem ter de devolver os montantes já recebidos? Mesmo que a desistência seja apenas por motivos pessoais (ou seja, sem atestado médico)?

Há alguém do concurso do ano passado que esteja a passar ou que já tenha passado por este processo e que possa partilhar como decorreu?

Irei contactar a universidade caso avance com a desistência para perguntar em que condições pode acontecer. No entanto, como ainda não tomei uma decisão definitiva, gostava de saber se há por aqui alguém que já tenha passado por esta situação e possa partilhar a sua experiência ou dar algum conselho.

Agradeço qualquer feedback que possam dar.
ssneves
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
University/ Institute: ...

Re: Desistência Bolsa Doutoramento

Mensagem por ssneves »

Olá, "dt00".

Lamento que esteja a considerar desistir do seu doutoramento.

Relativamente à questão que coloca, sugiro que, em primeiro lugar, verifique o que diz o regulamento de bolsas de investigação da sua universidade.

A maioria dos regulamentos de bolsas seguem o que está indicado no regulamento de bolsas da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia:
https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2 ... o_2025.pdf

No regulamento de bolsas da FCT (2025), a devolução de montantes da bolsa só é referida no artigo 27.º ("Não cumprimento dos objetivos"), no caso de cancelamento da bolsa em circunstâncias de incumprimento ou violação grave dos deveres do bolseiro.

"O bolseiro que não atinja os objetivos estabelecidos no plano de trabalhos aprovado ou cuja bolsa seja cancelada em virtude de violação grave dos seus deveres, por causa que lhe seja imputável, pode ser obrigado, consoante as circunstâncias do caso concreto, a restituir a totalidade ou parte das importâncias que tiver recebido."

Ou seja, a desistência só por si não significa que tenha de devolver os montantes da bolsa, isso só aconteceria, em teoria, no caso de incumprimento ou violação grave dos deveres do bolseiro.

Se o "dt00" cumpriu o trabalho previsto para o primeiro ano, dentro do possível, e consegue que o(s) seu(s) orientador(es) diga(m) isso mesmo, não vejo razão para recear que lhe solicitem a devolução dos montantes da bolsa.

Não sei o que a sua universidade exige aos bolseiros de doutoramento ao fim do primeiro ano, mas suponho que, como acontece normalmente, terá de apresentar um relatório do trabalho que realizou no primeiro ano, assim como pareceres do(s) seu(s) orientador(es) e instituição de acolhimento e outros documentos que possam ser exigidos. A diferença no seu caso é que poderá não pedir a renovação da bolsa, mas informar da sua desistência.

Se possível, sugiro que fale deste assunto com o(s) seu(s) orientador(es) antes de avançar com a desistência da bolsa, nomeadamente para que não seja(m) surpreendido(s) com a sua decisão.

Desejo-lhe boa sorte neste processo e que tome a decisão que seja melhor para si.

Cumprimentos,
Susana Neves
dt00 Escreveu: domingo jun 28, 2026 11:49 am Olá,

Já vi que existem alguns tópicos sobre este assunto. Encontro-me no primeiro ano de doutoramento (concurso de 2025), em que os contratos são celebrados com a universidade, em vez de serem diretamente com a FCT.

Por motivos pessoais, estou a considerar desistir do doutoramento. Estando no primeiro ano, posso desistir da bolsa sem ter de devolver os montantes já recebidos? Mesmo que a desistência seja apenas por motivos pessoais (ou seja, sem atestado médico)?

Há alguém do concurso do ano passado que esteja a passar ou que já tenha passado por este processo e que possa partilhar como decorreu?

Irei contactar a universidade caso avance com a desistência para perguntar em que condições pode acontecer. No entanto, como ainda não tomei uma decisão definitiva, gostava de saber se há por aqui alguém que já tenha passado por esta situação e possa partilhar a sua experiência ou dar algum conselho.

Agradeço qualquer feedback que possam dar.
Responder