https://drive.google.com/file/d/1V7jj2T ... sp=sharing
A linguagem do comunicado pareceu-me estranha, porque parecia que indicavam que teria que pagar a totalidade da bolsa mesmo que a FCT a pagasse parcialmente, e quase parece sugerir não informar a FCT da conclusão do plano de trabalhos e "fazer tempo" até ao fim do período de financiamento. Enviei então um email aos serviços académicos, que me responderam da seguinte forma:
A resposta parece-me contradizer o comunicado quanto ao pagamento da bolsa, e já tive suficientes surpresas desagradáveis com os serviços académicos. Alguém tem uma ideia de como isto funciona? E acima disso, o que poderia fazer se a FCT cobrir parte da propina este ano e a faculdade me pedir a propina na totalidada?De facto, quando o estudante conclui o seu Doutoramento (defesa) antes do fim do período da bolsa correspondente, no caso da FCT já ter feito o pagamento da propina desse ano letivo, no ano seguinte retirará parte do valor correspondente ao período de tempo desde a defesa até ao fim da bolsa.
Nesses casos, e por decisão do Reitor, o estudante ficará responsável por pagar a diferença do montante entre o que a FCT paga e o valor da propina (2750€).
Aproveito para o informar que, por situações que já se passaram no passado, a partir do momento da defesa o estudante, mesmo que a bolsa não tenha terminado, deixará de receber o valor da bolsa. Ou seja, tivemos estudantes que continuaram a receber bolsa depois da defesa mas, ao apresentar o comprovativo da conclusão, tiveram de devolver o valor.
Por norma aconselhamos os estudantes a ter em consideração os prazos (quer de doutoramento, quer da bolsa) e a tentar que a defesa nunca ocorra antes do fim da bolsa (que é anual).
Se precisar de mais alguma esclarecimento adicional, por favor não hesite em contactar-nos.